Uma estrutura com portas possui produção variada em relação a tamanho, forma e espessura, a porta de enrolar se destaca entre os produtos da construção civil com uma vasta diversidade de mercado e boa fama quanto a sua durabilidade.
O pouco espaço ocupado e a segurança são os aspectos mais analisados por quem opta por esse tipo de porta, seja para uso em residências, comércios, indústrias e em lojas de shopping.
São portas produzidas a partir do aço inox, alumínio e aço galvanizado e tem sua preferência de mercado por serem materiais resistentes e de comprovada longevidade.
Elas resistem bastante às variáveis climáticas, mas por serem utilizadas como barreiras protetoras externas, a corrosão é sempre uma preocupação.
Assim como todo equipamento e material, manter a manutenção preventiva em dia contribui para um funcionamento melhor e aumento de sua vida útil.
Como manter a durabilidade da porta de enrolar?
A porta de enrolar manual, com o tempo de uso, tende a apresentar alguns problemas em relação ao esforço que as molas e fitas laterais sofrem.
Apesar de não se notar a necessidade, manter uma vistoria regular pode evitar maiores dores de cabeça.
Já, as portas automáticas dificilmente apresentam problemas estruturais, por não receber esforço desregular ao abrir e fechar, o cuidado e atenção aqui é totalmente voltado à manutenção.
Profissionais com pouca capacitação podem desregular o acionamento e assim se perde de forma drástica as qualidades quanto a sua utilização – o serviço de manutenção para esse tipo de utensílio é recomendado que aconteça ao menos uma vez ao ano.
Seja sua porta manual ou automática, os cuidados devem ser mantidos e são básicos como:
- Manter uma lubrificação – em uma média de seis em seis meses, essa prática auxilia em seu funcionamento;
- Notar ruídos diferentes do que seria considerado normal e buscar ajuda de profissionais especializados assim que possível para uma avaliação;
- As coberturas galvanizadas devem seguir com limpeza indicada, apenas água e pano;
- Seguir o manual de utilização – portas automáticas devem ser acionadas por controle e unicamente por eles. Portas de acionamento manual – a manipulação de abertura e fechamento devem seguir conforme o fabricante indicar. Uma má utilização exige um custo maior com cuidados e correções.
São muitas as variedades de qualidades e especificações para que atendam aos clientes mais exigentes, mas, adquirir uma porta de enrolar preço baixo deve ser colocado como item final entre os requisitos analisados.
Fazer o levantamento de suas reais necessidades antes de ir à procura, pode evitar trabalho desnecessário e gastos extras.
Conferir o espaço disponível para o rolo no vão e, caso a escolha seja pelo automático, o cálculo de espaço deve incluir o conjunto de automação, o grau de segurança que o local pede, as medidas específicas do local, e as condições climáticas do ambiente – sol, chuva e ventos.
Você sabe como funciona uma porta de enrolar em aço?
Analisar as condições do local e efetuar levantamento de necessidades reais são fatores que contribuem muito na tomada de decisão na hora da compra e escolha de itens do projeto.
Com toda a demanda que o mercado, principalmente o de grandes cidades, têm exigido, empresas que produzem porta de aço de enrolar buscam desenvolver sistemas que apresentem a maior facilidade possível em puxar ou baixar as portas.
Os valores de oferta variam com o tamanho e necessidades estruturais e funcionais especificadas.
Contudo, a diferença de materiais que a automática utiliza em relação à de uso manual possui um peso grande na obtenção desses valores.
A porta de aço de enrolar preço considerado muitas vezes nada acessível deve sofrer ponderação na escolha pela segurança e facilidade que oferece.
Portas de uso manual são constituídas de eixo, mola, guias laterais, fita lateral, soleira, etiqueta, cavalete, fechadura lateral e as lâminas podem ser fechadas ou com entrada de ventilação.
Já a de uso automático é constituída de eixo, guias laterais, soleira e kit automação, e as lâminas desse sistema também variam de acordo com a ventilação.
A grande diferença na obtenção dos dois sistemas está no eixo das portas automáticas não exercerem o uso de molas, tornando-os muito resistentes, se bem adequados e instalados.
Apesar da porta de aço de enrolar automática preço encontrado ser maior do que as de uso manual, oferecem como contrapartida eficiência quanto ao aproveitamento dos espaços, é segura, ergonômica e o item manutenção se encaixa muito bem nas facilidades de sua obtenção.