O Toldo Articulado Manual é o mais usado em lojas comerciais, restaurantes, bares e outros comércios, mas também é utilizado em residencias.
A fabricação desse tipo de toldo tem estruturas de alumínio de alta durabilidade, no qual ajuda a suportar o peso da cobertura durante sua vida útil. Não apresenta nenhum risco aos usuários do ambiente.
Tem coberturas feitas com lonas sintéticas e lona acrílica (tecidos náuticos), esse material possui resistência e é ideal para locais abertos, pois proporciona conforto térmico, agregando sofisticação.
Sua abertura e fechamento possui um sistema de simples manuseio, no qual evita grandes esforços para estendê-lo e retraí-lo. Seus benefícios são:
- Instalação simples e rápida;
- Proteção ao local e seus usuários;
- Evita desconforto causado por intempéries;
- Custo-benefício.
O Toldo com braço articulado é indicado para quem quer um ambiente novo e que queira proteger do sol, pois esse modelo de toldo é preso apenas por dois pontos.
Existem outros modelos de toldos que trazem ao local versatilidade, resistência e praticidade na instalação, com revestimentos de fácil manuseio e com bastante qualidade, esse é o caso do toldo curvo retratil.
Ele é fabricado em lona ou polímero de alto desempenho e, assim como o toldo articulado, apresenta custo baixo e não tem muita necessidade de manutenção.
Pode ser encontrado em diferentes dimensões, tamanhos, cores e acabamentos. Para sua instalação não requer grandes reformas estruturais.
Há vários tipos de toldos disponíveis no mercado, no entanto, o mais recomendável é contratar profissionais especializados para realizar sua instalação e manutenção.
Essa manutenção é a garantia de uma vida longa ao toldo e, para isso, é necessário limpá-lo periodicamente, mas essa limpeza dependerá da sua frequência de uso, também se certifique de manter as ferragens limpas e lubrificadas, principalmente se for em regiões litorâneas onde têm mais desgaste por causa da maresia e da areia.
Conheça a diferença entre toldo fixo e toldo móvel
Como foi citado em linhas acima, os toldos são eficientes e garantem abrigo, proteção, conforto e modelos diversos. Entretanto, você conhece a diferença entre o Toldo fixo do toldo móvel? O toldo fixo é usado em áreas em que não é necessário retirá-lo, geralmente é empregado em comércios como lojas de automóveis e residências.
O seu material deve ser bem pesado, pois é um item que ficará constantemente ao ar livre e exposto às variações climáticas. O toldo fixo com uma cobertura de alumínio é o mais comum em fachadas comerciais, pois protege contra chuvas e, ainda, oferece sombra em dias ensolarados.
Também são resistentes e não oxidam com o passar do tempo. O toldo móvel é indicado para locais com grande circulação de pessoas, como bares e restaurante, por exemplo.
O recomendável é toldo com cobertura em rolo, pois é possível controlá-lo sem que exista a necessidade de realizar a abertura por completo. Eles são bons para lugares que visam promover mais iluminação e ventilação.
Vale lembrar que para adquirir um toldo de qualquer tipo, é necessário analisar as reais necessidades do seu estabelecimento ou residencia. Nesse caso, o mais indicado é consultar um especialista para dar um auxílio melhor sobre essa peça.
Policarbonato: mais material útil para coberturas
O material denominado policarbonato é um plástico de engenharia e pode ser usado em vária áreas como: automobilística, arquitetura, indústrias e, inclusive, como toldo de policarbonato.
Conhecido pela transparência, este modelo também apresenta excelentes resultados aos mais diversos impactos.
O policarbonato serve para coberturas e fechamentos que necessitam de muita luz natural, sua transparência atinge 89%. Já a sua resistência contra impactos é cerca de 250 vezes superior aos de vidro e 30 vezes superior ao que envolvem acrílico.
Pode ser uma ótima cobertura para gazebos, jardins, varandas, garagens, entre outros. Sua vida útil é maior que as telhas de vidro ou de PVC.
Não amarelam e não perdem sua transparência, resultado da reação entre derivados do ácido carbônico e o bis-fenol. No mercado, existem três tipos de chapas de policarbonato: as compactas, as alveolares e as reflexivas, esta última possui mais eficiência térmica.
Na hora de decidir por uma cobertura ou toldo de policarbonato, escolha pela por aquela que tenha os melhores fatores de luminosidade, conforto térmico e preço. No geral, elas são disponibilizadas nas cores: cristal, bronze, branco leitoso, fumê, verde e azul.
É importante ressaltar que as cores escuras, como o bronze e o fumê, possuem menor índice de luminosidade e transmitem menos calor. Em caso de dúvida, recorra a uma fábrica de toldos, pois eles são uma loja especializadas em toldos.