Uma das coisas mais importantes em uma empresa, é o bem estar dos funcionários. Sem eles, nada funciona. Porém, as pessoas possuem necessidades especiais, necessitando assim de acessibilidade.
Essas pessoas, mais do que quaisquer outras, merecem muita atenção e cuidado, pois elas precisam de condições físicas de trabalho mais específicas.
Para que possam desempenhar sua função com toda plenitude e se locomover de forma cômoda e segura. É sobre isso que vamos tratar a seguir.
Condições de mobilidade são essenciais
Os funcionários que possuem essa condição de serem portadores de necessidades especiais, possuem restrições de locomoção específicas, dependendo de cada caso.
Por exemplo, a logística para que um deficiente visual possa se movimentar dentro de um ambiente fechado, é diferente da necessidade de uma pessoa cadeirante.
Ou seja, cada tipo de necessidade tem a sua dificuldade e logística própria. Para os cegos, criou-se um mecanismo muito útil e barato; o piso tatil preço a partir de R$4,00 a unidade.
Através das leves e indicativas elevações no chão, os portadores de deficiência visual sabem onde estão e para onde ir.
Já um cadeirante, vai precisar de uma estrutura completamente diferente para poder se mover, por exemplo, rampas ou elevadores especiais, que comportem cadeiras de rodas.
Portanto, é muito importante ficar atento para essas condições de mobilidade, que são vitais para a boa rotina de alguém que as necessite.
Além da mobilidade, existem outras questões cotidianas centrais
É muito complexo para alguém que não tem nenhuma necessidade especial, imaginar todos os detalhes que afetam diariamente e dificultam a acessibilidade daqueles que têm algum tipo de necessidade especial.
Mas, esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no mundo de quem vai utilizá-las, para exercer sua função dentro da empresa. Portanto, vamos enumerar alguns deles aqui:
A dificuldade do uso do banheiro comum
Os cadeirantes possuem dificuldades para usar o banheiro comum, pois precisam se apoiar para poder sair de sua cadeira e sentar no vaso sanitário.
Portanto, é necessária uma barra de apoio para deficiente em um banheiro especial. Já os cegos, por exemplo, precisam se locomover até o banheiro e dentro do banheiro também.
E para isso, novamente é requisitada a solução do piso tátil preço bem em conta considerando o benefício que ele trará.
A dificuldade de se obter ajuda caso aconteça algum acidente
Essa é uma situação que precisa ser bem pensada, pois um portador de necessidades especiais, pode encontrar dificuldades enormes se sofrer algum acidente enquanto está sozinho.
Para buscar encontrar uma solução para esse problema, foi criado o alarme PNE, que consiste em um botão que se fixa em todos os ambientes.
Para que qualquer pessoa possa apertá-lo e disparar um aviso, que comunica aos supervisores de que é necessário socorro.
A dificuldade da comunicação para cegos, surdos, mudos
Uma das partes fundamentais da vida é a comunicação e na empresa, não pode ser diferente. Porém, cada tipo de deficiência, exige uma comunicação diferenciada.
Então, é muito importante ter funcionários que possam se comunicar através de LIBRAS e Braille. Dessa forma, evita-se que qualquer pessoa seja excluída do bom convívio empresarial e possibilita o intercâmbio entre as pessoas.
A necessidade da cota de espaços reservados para deficientes
Os deficientes necessitam de uma cota de reservas de vagas, para que tenham a garantia de aproveitar plenamente dos espaços sem dificuldades.
São necessárias vagas de estacionamento reservadas para deficientes, em locais apropriados para facilitar sua locomoção. E para impedir que todas as vagas sejam ocupadas, elas são sinalizadas com um símbolo.
O mesmo raciocínio se aplica a vagas no refeitório, pois a mobilidade está presente em todos os lugares.
E para facilitar que eles encontrem um lugar adequado, os refeitórios também receberam sinalização adaptada e quando há rampas para acessá-los, deve-se implantar uma barra de apoio para deficiente.
A inclusão social vai além da mobilidade
Através desses cuidados, você já estará provendo aos portadores de necessidades especiais, melhoras nas condições de trabalho deles e possibilitando uma convivência plena empresarial.
O advento de novas tecnologias, como o alarme PNE, atrelado à consciência coletiva, acerca das dificuldades que essas pessoas sofrem, constantemente pode produzir aperfeiçoamentos muito positivos na vida empresarial de todos.
É de suma importância, que a empresa assuma a responsabilidade de atender a necessidade da realidade de todos os funcionários.