Industrial, retrô e minimalista. Atualmente, quem pretende mudar a inspiração decorativa de sua casa ou negócio tem uma série de estilos à sua disposição.
Isso, porém, nem sempre é benéfico: por mais que algumas pessoas se identifiquem com um deles logo de cara, em outros casos é comum que haja muita dúvida a respeito de qual é o melhor para determinado local.
Da mesma forma, sempre há o risco de que a inspiração escolhida saia de moda.
A boa notícia é que ainda há um estilo decorativo que é, ao mesmo tempo, atemporal, versátil e mais fácil de se seguir: o clássico.
Nele, monta-se a decoração de uma maneira que, apesar de ser clássica, está longe de ser retrógrada ou mesmo conservadora: na verdade, o objetivo é fazer com que o ambiente se mantenha relevante frente às inovações constantes no mercado de decoração.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas importantes para colocar a decoração clássica em prática para o seu imóvel:
Invista na madeira e no mármore
O primeiro passo para se assegurar de que a decoração de um ambiente seja atemporal é empregar materiais que também o sejam.
Na prática, isso significa investir pesadamente em taco de madeira piso e em móveis feitos do mesmo material. De acordo com especialistas, as melhores madeiras para tal são:
Cerejeira;
Mogno;
Palissandro;
Nogueira.
No entanto, é preciso levar em conta que, como um dos objetivos da decoração clássica é deixar o cômodo com um ar mais nobre, é fundamental que tanto o piso quanto a mobília sejam de madeira de lei.
Apesar de mais barato e leve, o compensado, como o MDF, raramente entrega o mesmo nível de refino que o material puro. Por conta disso, ele deve ser evitado a todo custo.
Outra excelente opção para que a decoração seja clássica e elegante é usar o mármore.
Atemporal, resistente e nobre, ele é capaz de gerar um efeito muito refinado em todo e qualquer ambiente.
Em móveis, por exemplo, ele pode ser usado para confeccionar o tampo, enquanto seu corpo é feito com uma tábua de madeira.
Prefira tons sóbrios
Em inspirações decorativas populares na atualidade, como o retrô, os tons vivos são mais que bem-vindos.
Isso pois tais cores têm o poder de transportar qualquer pessoa às décadas de 60 e 70, que servem como inspiração para esse estilo.
A decoração clássica, por outro lado, exige o uso de tons mais sóbrios. Lembre-se: a ideia é que o projeto se mantenha relevante por vários anos, e o uso de cores vivas pode fazer com que ela se torne obsoleta em pouco tempo.
No caso dos móveis, indica-se o uso de tons escuros, evitando madeiras em tons claros, como a tábua de pinus.
Já no caso de tintas, papéis de parede e outros elementos decorativos, cores como o vinho, o azul marinho, o verde escuro, o creme e, até mesmo, o dourado são os mais recomendados por especialistas.
Ao construir, prefira um pé direito alto
Caso você esteja construindo seu próprio imóvel e já esteja decidido a usar a decoração clássica em seu interior, há alguns recursos que podem ser usados nesse sentido já na elaboração do projeto.
O mais importante deles é a elaboração de um pé direito alto – ou seja, uma distância maior entre o assoalho e as telhas.
Da mesma maneira, é interessante optar por itens de acabamento que sejam trabalhados e tenham muitos ornamentos.
Isso se aplica a objetos como rodapés, portas e janelas: esse detalhe, apesar de discreto, cria um toque de elegância que é importante para qualquer ambiente clássico.
Cortinas são fundamentais
É preciso assinalar que nenhum cômodo de inspiração clássica está completo sem um conjunto de cortinas.
Elas, por sua vez, podem ser usadas tanto em janelas e em portas de vidro quanto em camas, no caso dos quartos.
Além de barrar a entrada de luz e gerar privacidade, elas aprimoram o nível de elegância do ambiente.
Porém, também é fundamental saber que nem todas as cortinas são adequadas para esses locais.
Especialistas recomendam valorizar as mais pesadas e trabalhadas, que remetem a cômodos mais clássicos.
A boa notícia é que elas estão à venda em praticamente qualquer loja do ramo, e que o valor dos elementos que as acompanham, como a corda de sisal preço, costumam ser acessíveis.