Tipos de piso e as aplicações na construção

Um dos processos essenciais para uma construção ou reforma são os seus elementos de base e estrutura, como as paredes, telhados, lajes, forros, assoalhos e pisos.

Estes sempre precisam ser considerados e priorizados, pois são os responsáveis por todo o restante da construção que está sendo elaborada.

Independentemente se são prédios, casas ou empreendimentos comerciais, esses elementos são de extrema importância e relevância.

Assim, é comum que o mercado de construção e reforma apresente uma infinidade de modelos e opções que podem ser adquiridas e instaladas.

Por isso, o processo de pesquisa é essencial e serve com norteador nas escolhas. Pois esse processo permite que sejam consultadas as características, vantagens e desvantagens de cada modelo.

Assoalho de madeira

Os pisos e assoalhos de madeira são uma das principais escolhas das pessoas que estão construindo ou reformando, isso porque são:

  • Resistentes;
  • Duráveis;
  • Elegantes;
  • Termoacústicos.

Assim, tornam o ambiente mais belo e aconchegante. Somado a isso também são versáteis, disponíveis em diversas cores, modelos e tamanhos, além de serem fáceis de limpar e conservar.

Basta aplicar produtos que não são acrecidos de elementos químicos, como o álcool, solventes e detergente, utilize apenas um pano pouco umedecido ou até mesmo produtos específicos que contribuem com a manutenção e brilho do piso.

Além disso, não é permitido o contato direto do produto com a madeira e nem a utilização de muita água, pois esses elementos podem danificar o piso.

Com o tempo, os pisos vão ficando desgastados e sofrem com as ações do tempo, o de madeira não é diferente, porém na maioria das vezes é possível realizar a sua recuperação por meio de seu processo de manutenção.

Que de forma resumida, consiste na raspagem de assoalho de madeira e depois a aplicação do verniz sob a superficie.

Pode ser que em algumas vezes seja necessário mais de uma mão de verniz para prolongar o brilho e seu estado de conservação.

Laminados

Os laminados são pisos que consistem em uma grande variedade de modelos e tamanhos, as principais vantagens estão em seu valor, instalação, limpeza e manutenção.

Diferentemente dos de madeira, os seus ajustes e manutenções podem ocorrer de forma pontuais com a remoção e substituição das lâminas quando as mesmas são danificadas.

Pois elas são inseridas por meio de encaixes,facilitando assim o processo de substituição.

O piso laminado apresenta ainda o benefício de imitar com precisão as texturas de outros pisos ou materiais, como a madeira.

Também são duráveis e fáceis de manter, por isso é alojado em ambientes internos mais frequentemente. As suas lâminas permitem ainda a sua acoplação em revestimentos de paredes.

Pisos intertravados

Comumente aplicados em locais externos, como pátios, estacionamentos, garagens e calçadas a pavimentação intertravada de blocos de concreto tem sido uma tendência, pois os seus processos de produção e instalação são mais simples.

A sua produção é realizada em série e os blocos precisam apresentar o mesmo padrão para o que o encaixe ocorra da forma correta, mas a sua selagem é realizada por meio de areia selante.

E sua manutenção consiste na remoção e inserção de novos blocos de concreto quando os mesmo são removidos.

O piso intertravado recebe esse denominação, pois a sua inserção ocorre por meio do travamento ou encaixe dos pisos, que atualmente já estão disponíveis no mercado em diversos formatos e tamanhos.

A sua disseminação ocorreu pelo seu baixo custo de produção e instalação, mas também porque o piso drenante intertravado e suas demais variações são bem resistentes a impactos e cargas pesadas e constantes.

Ou seja, ideias para locais externos onde não é possível mensurar a quantidade de pessoas circulando.

Decks

Os decks também são, em sua maioria, instalados em ambientes externos e ao entrono de piscinas.

Eles promovem elegância, leveza, conforto e segurança e estão disponíveis em diversos materiais, sendo que o mais comum entre eles é o deck de maderia.

Nesse cenário as madeiras recebem um tratamento diferenciado a fim de se tornarem mais resistentes a água e ao ambiente mais úmido que normalmente danifica a madeira.

Para isso, é realizada a sua impermeabilização e ainda sobre ela é aplicado o verniz, que só precisa ser reaplicado, ou seja, a manutenção é realizada após um ano de utilização.

Se for constante, esse processo pode ocorrer em um tempo menor. Para aplicar o verniz é necessário realizar antes a sua raspagem, assim como os assoalhos de madeira.