Cada vez mais as pessoas estão procurando formas de se refrescar em um dia de calor, e muitas delas procuram a engenharia civil para a formação de um projeto de construção de piscina.
A piscina, geralmente, não é apenas um lugar para que a família, amigos ou conhecidos possam nadar, mas ao contrário, estão atreladas a áreas de lazer, com churrasqueiras, mesas de jogos e em outros tipos.
Alguns projetos desenvolvem um pequeno pier flutuante para que o contato com a água seja divertido e muito mais próximo.
Mas o processo de um projeto de piscina não é simples, mas complexo e que precisa seguir alguns princípios essenciais.
Passos para o projeto de construção de piscina
Existem alguns passos para a definição de um projeto de piscina, como, por exemplo:
1. Definição de local, profundidade e formato
Uma das primeiras coisas a serem definidas em um projeto de construção de piscinas é qual será o tamanho dela e se há espaço disponível. Recomenda-se a procura de um lugar com grande incidência de luz solar.
Quanto à profundidade da piscina, deve-se levar em conta nos seus usuários futuros. Isso vai definir que tipo de profundidade e formato será feito.
2. Preparação e planejamento
Tendo em mente a definição do local, profundidade e tamanho, é necessário verificar algumas condições locais, como a condição dos solos.
Se o solo estiver ruim é preciso a utilização de escoras e também de tratamento de solo para que se evite o desmoronamento.
Em alguns casos é preciso fazer um pequeno muro de arrimo para manter a estrutura.
As piscinas que são escavadas no solo por usa vez, deve receber reforços em duas direções, como na parede interna que está em contato com a água, como na exterior, para segurar o peso do solo.
E assim, consegue planejar onde serão instalados os sistemas hidráulicos, como o dreno horizontal profundo e as bombas d’água.
3. Fundação e estruturas
A fundação de uma piscina é muito importante, principalmente com as piscinas de alvenaria, já que grande parte delas são escavadas.
Assim, a fundação e estruturas para essas piscinas são essenciais, pois entram em contato direto com o solo.
Caso as fundações e estruturas não sejam bem feitos ocorrem alguns problemas com o peso d’água, movimentações do terreno, fazendo com que as piscinas tenham fissuras e trincas.
E em alguns casos, é instalado uma viga de fechamento, onde são amarradas as armaduras de paredes.
Para que a piscina tenha uma boa fundação, são formadas com bloco estrutural, onde as estruturas armadas são construídas dentro da piscina e então preenchidas com concreto.
Isso permite que as paredes da piscina resistam aos esforços solicitantes.
4. Impermeabilização
Esse é um dos passos mais importantes na construção de uma piscina, pois permite a estabilidade da estrutura, ou seja, que não tenham pontos de infiltração, e assim a perda d’água não afeta a estrutura do solo em seu interior.
Equipamentos para construção de piscinas
Além de toda essa parte externa, existe uma outra que é muito importante em uma piscina, que é a tubulação hidráulica, como a bomba centrífuga preço que permite o bombeamento da água de forma eficiente.
As bombas d’água são o coração da piscina, isso pelo simples fato de que o bombeamento impulsiona a água tornando sua circulação adequada.
Todo essa circulação faz com que o processo de filtragem seja facilitado, eliminando todas as impurezas de piscinas, como terra, insetos, etc.
A bomba d’água é muito importante para que o tratamento da água contribua para que os produtos químicos, como o cloro, espalhem-se de maneira homogênea. Assim, a bomba de água garante:
- a movimentação da água;
- facilidade no processo de filtragem;
- limpeza da piscina;
- saúde da piscina.
Existem dois tipos de bombas para piscinas muito usadas, que são:
- Centrífuga autoaspirante: são as mais usadas, e estão instaladas mais precisamente em piscinas domésticas. A água é aspirada para o filtro e já voltando a piscina longe de impurezas;
- Velocidade variável: possuem um preço elevado, porém ela adequada a velocidade de aspiração conforme a necessidade exigida. Produzem menos ruídos e economiza energia.
Todos esses elementos são importantíssimos para a construção de uma piscina em uma área de lazer, de modo a garantir a decoração, a segurança e principalmente o divertimento de todos.