A construção civil é uma área que movimenta muito a economia do pais, pois influencia na empregabilidade, bem como no mercado imobiliário e comercial.
Devido ao seu destaque, o desenvolvimento tecnológico aplicado em técnicas e equipamentos de construção ocorre de forma constante.
Assim, as obras e reformas são realizadas em prazos menores e os trabalhadores sofrem menos com o desgaste físico. E as bases e estruturas desses projetos são mais consistentes e apresentam diferentes técnicas e meios de serem produzidas.
Dentre os elementos, há o telhado, que tem como principal objetivo servir de cobertura a uma casa, prédio ou empreendimento. Assim, ele impede a passagem da água da chuva, incidência de sol e também a entrada de animais, como insetos ou aves.
Eles precisam ser resistentes, uma vez que servem para proteger e conservar a estrutura.
Caso sejam mal construídos, podem apresentar rachaduras, que ocasionam infiltrações e podem arruinar todo o restante do projeto, impossibilitando a sua utilização devido aos riscos de desabamentos e afins.
Características dos telhados
Os telhados são compostos por telhas intencionalmente inclinadas para condução da água da chuva para as calhas que as conduzem ao solo.
Nesse cenário, a aplicação de uma calha galvanizada é o mais indicado, visto que, o processo de galvanização faz com que a peça seja mais resistente ao processo de corrosão, que resulta em ferrugem e na inutilização do equipamento.
Assim, a galvanização proporciona uma durabilidade e resistência maior que as calhas convencionais.
A aplicação dessa calha também é indicada para telhados galvanizados, ou seja, telhados com estruturas e telhas metálicas que passaram pelo processo de galvanização. Assim a calha para telhado galvanizado também precisa passar por esse procedimento.
Outra característica dos telhados é que eles podem ser construídos com diferentes tipos de telhas, atendendo às necessidades funcionais e estéticas de cada projeto. Dessa forma, as telhas podem ser construídas a partir de materiais como:
- Madeira;
- Cimento;
- Vidro;
- Pedra;
- Metal;
- Cerâmica.
Pois todos os materiais citados apresentam as condições ideais para sua execução, sendo elas a resistência, a impermeabilidade, a leveza, a fácil manutenção e as inalterações quanto ao seu formato e peso.
Lajes e terraços
As lajes, assim como os telhados, servem para proteger o teto, que é essencial em toda construção. A principal diferença entre ambos é que o telhado tem uma cobertura e a laje não.
Assim, um processo muito importante e presente na maioria das lajes para sua conservação e maior resistência é a impermeabilização, que pode ser realizada de formas diversas, desde as mais simples às mais complexas.
O mesmo ocorre com o impermeabilizante para terraços, que serve para aumentar a qualidade e a resistência desses locais às ações do intemperismo. Por terem uma demanda alta, pois é um processo de segurança e economia, as empresas desenvolveram diversos produtos que podem ser aplicados.
Alguns são mais simples e podem ser aplicados pelo próprio consumidor e outros processos, de impermeabilização de terraços, são mais complexos e envolvem a contratação de empresas e profissionais especializados nessa área para que não haja incidentes e danos às pessoas e nem à construção.
Levantamento de informações
As estruturas citadas servem ainda como meio de suporte e sustentação das caixas d’águas residenciais ou não.
Por isso ao desenvolver o projeto é necessário levar em consideração essa informação que precisa ser detalhadas, pois influencia diretamente nos cálculos escolha de estrutura e materiais aplicados.
Assim, saber se a caixa d água de fibra de vidro ou outro material, seu tamanho e capacidade de armazenamento também é relevante. Além de indicar a quantidade de caixas de água, se será apenas uma ou mais.
Após todas as informações levantadas e analisadas, o profissional responsável pela elaboração e condução consegue, com tranquilidade e segurança, elaborar um bom projeto que leve em consideração todos os aspectos abordados, inclusive o reservatório de fibra (ou outro material), que é essencial para que muitas atividades simples possam ser realizadas, como tomar banho, escovar os dentes e lavar a louça.
Diante de tanta relevância e complexidade, os telhados e coberturas são constantemente beneficiados por novos processos tecnológicos, que impactam diretamente a qualidade e a construção dessas estruturas elementais.
Outro detalhe importante para alcançar os resultados esperados é o investimento em profissionais qualificados, e profissionais que conseguiram desenvolver, dentro do prazo, todo o projeto.
Enfim, esses foram os pontos ressaltados aqui sobre a importância da construção de uma casa e da sua cobertura com qualidade e segurança. Lembre-se dessas dicas na hora de construir ou reformar sua residência.