No momento de construir nossa residência, temos em mente que o ponto central de nosso lar deva ser o conforto. E isso é absurdamente comum e justificável.
Realmente, o conforto é um dos itens que realmente devemos buscar para que venha compor nosso lar, afinal, lá será o local onde construiremos nossas vidas e sendo assim, necessita que seja minimamente prazeroso de se estar.
Uma casa realmente confortável, lhe traz tranquilidade e paz. Faz com que os momentos bons se intensifiquem, estimulando a sua relação com sua família e amigos, além de proporcionar uma vida mais bela em todas as definições do termo.
Bom, para que se possa realmente alcançar esse nível de conforto, é necessário que nos momentos de realização do projeto da casa, se possa estar atento a alguns detalhes que fazem diferença na construção de um ambiente realmente confortável.
Existem alguns elementos que irão compor a casa e esses são fundamentais para que você possa realmente ter um casa com o conforto desejado.
Itens decorativos, como móveis e acessórios, são muito importantes para que se possa formar um bela composição decorativa na residência. A harmonia providenciada pela decoração, pode agir diretamente em sua sensação de conforto no ambiente, sendo decisiva para uma noção positiva ou negativa do local.
Porém, para além da mera decoração, existe um elemento que se mostra de primordial importância, afinal, ele adentra nos meandros decorativos, porém, também é um item altamente funcional, sendo empregado de tal forma que o contato com ele é intenso e constante. Sim, estou falando dos pisos.
Os pisos são itens de total importância para uma casa, e acredito que isso seja uma unanimidade. Pois bem, sendo assim, a decisão de quais pisos utilizar se mostra de fundamental relevância para a composição de uma casa que esteja comprometida com a ideia de conforto.
Um piso considerado “ruim” pode estragar toda a experiência de estadia em uma casa, sendo ele esteticamente desagradável, barulhento ou muito escorregadio.
No aspecto dos pisos, a madeira é uma aliada muito antiga. Um do primeiros materiais a serem utilizados para a composição de pisos, a madeira traz diversas vantagens a quem a utiliza, sendo ela pura e genuína, ou mesmo produtos similares, como o piso laminado, por exemplo.
Desse modo, se perguntar “qual a melhor madeira para piso?” é um questionamento altamente válido e pode significar um grande ganho para sua casa.
Para lhe ajudar, abaixo veremos um pouco mais sobre dois tipos específicos de madeira e alguns detalhes que as envolvem.
Tacos de madeira
O chamado taco de madeira, foi um tipo de piso muito utilizado nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil, muito visto hoje nas casas de avós. Porém, o piso de madeira vem voltando com força máxima e hoje já uma tendência no espectro da arquitetura e do design de interiores.
Essa repentina volta se dá pelo fato de que o tacos de madeira possuem uma alta versatilidade em sua aplicação, trazendo uma série de vantagens ao ambiente, sendo elas técnicas ou funcionais.
Sendo assim, poderíamos resumi-las em:
Regularidade do piso;
Diversas tonalidades de cor como opções;
Espécies variadas de madeira;
Sentidos variados para a aplicação das tábuas;
Conforto térmico e acústico.
Vale frisar aqui, e isso é para aqueles que já possuem algum tempo o piso, a necessidade da realização da Raspagem de tacos. Este processo é um dos principais quando o assunto é revitalizar pisos, trazendo de volta toda a qualidade estética que eles possuíam quando novos.
Piso laminado
Este tipo de piso é constituído de lâminas de madeiras com larguras e comprimentos variados, compostos por aglomerados de hdf.
Sendo assim, sua camada superior exibe uma espécie de estampa decorativa artificial, e está vem protegida de uma resina de melamina, chama de overlay.
O Piso laminado instalado traz à casa, um alto conforto térmico e principalmente acústico, pois o material no qual ele é composto, possui as propriedades ideais para absorver os ruídos e equilibrar o clima do ambiente.
Em termos de conservação ou restauração de pisos de madeira, um produto comum e muito utilizado é o chamado Sinteco. Sendo uma espécie de resina/verniz, composta por água, formol e acrílica, a Aplicação de Sinteco, traz novamente ao piso, aquela sensação de brilho e novidade.
Trata-se de uma opção prática, rápida e econômica, perfeita para a manutenção de seu piso. Enfim, a madeira é e sempre será o material que mais auxilia em nossas vidas. Indo mais além, pode-se dizer que o carpete de madeira é uma grande e benéfica alternativa.