A construção de um imóvel deve ser planejado observando diversos aspectos. Desde a documentação junto ao poder público, para que a obra esteja dentro do plano municipal de desenvolvimento urbano, até os materiais e ferramentas utilizadas ao longo do processo.
A demanda por profissionais especializados em cada etapa da construção também é imprescindível. As qualificações técnicas de cada um são necessárias desde o reconhecimento do terreno, a aplicação de toda a base de sustentação, até a colocação do último prego, quando é definido a decoração de uma casa.
Entre os profissionais presentes em um canteiro de obras, podemos destacar alguns que são responsáveis por grande parte das tarefas realizadas?
- Engenheiros e arquitetos;
- Ajudantes e pedreiros;
- Eletricistas e encanadores;
- Serviços gerais.
O projeto de uma estrutura imobiliária pode ser desenvolvida por um engenheiro civil ou um arquiteto, dependendo do modelo de obra que será construída.
Na maioria das vezes, os trabalhos se complementam, com atuação específica de cada um, além das responsabilidades profissionais.
Os pedreiros e seus ajudantes fazem boa parte dos trabalhos braçais dentro de um canteiro de obras. A disposição dessa mão de obra é valorizada, principalmente, quando empregam seus conhecimentos técnicos de acordo com o projeto desenvolvido.
Os sistemas elétricos e de encanamento também possuem profissionais em suas áreas específicas. Assim como demais profissionais que passam pela obra em etapas específicas, como vidraceiros, marceneiros, serralheiros e telhadistas.
Parceria com fornecedor de material da construção
Todos os profissionais precisam de um projeto imobiliário, com o desenvolvimento de um planejamento que envolve cronograma, profissionais para cada etapa e a burocracia que envolve a construção de qualquer empreendimento imobiliário.
Para seguir todos os procedimentos à risca, os empreendedores ou proprietários da obra precisam fornecer os materiais que farão parte de toda a construção. Por isso, as parcerias com fornecedores é necessária e facilitam o acesso aos produtos.
Para garantir a estrutura fortificada, o material disponibilizado pela fábrica de concreto usinado pode ser aplicado nas sapatas sob o solo, nas vigas e colunas que fazem parte do imóvel.
As construções de alvenaria precisam ser resistentes contra as variações climáticas, como vento, abalos sísmicos, chuva e incidência solar.
Esse modelo de empresa também pode fornecer o material para a aplicação para a laje, com variações de quantidade quando uma casa é construída no modelo de sobrado.
Como o projeto prevê mais um andar, pelo menos, sobre a estrutura residencial, a espessura muda, para garantir a segurança dos moradores e demais usuários.
As construtoras e incorporadoras imobiliárias que trabalham com projetos mais amplos, como condomínios residenciais, comerciais e industriais, é preciso um acordo para o fornecimento de tudo que é necessário.
Para isso, muitos apostam nas parcerias comerciais com uma loja de materiais de construção, facilitando a programação em acordo com o desenvolvimento da obra. Isso é uma forma de centralizar as compras em um único lugar, refletindo em fácil acesso aos produtos para cada etapa.
Materiais de metal para reforço estrutural
O ferro e o aço são componentes essenciais que se misturam à areia, pedra e cimento para reforçar as estruturas de uma obra da construção civil. Isso é evidente desde a implementação de barras de ferro em vigas e colunas.
Na construção das lajes, o uso de malha pop galvanizada faz parte da composição, pois ela permite que a estrutura fique devidamente nivelada, evitando o aparecimento de “barrigas”, ou seja, que apareçam deformações nos ambiente, facilitando o surgimento de rachaduras e trincas.
Projetos modernos que investem em elementos metálicos na construção civil aproveitam bem as barras de ferro e aço, além de outras composições ferrosas em toda o imóvel.
As entradas de garagem e as esquadrias contam com diversos portões, portas e janelas que são feitas de alumínio ou aço galvanizado.
Até mesmo as garagens e áreas de lazer recebem uma estrutura metálica com cobertura de policarbonato, fugindo dos padrões convencionais e abusando da criatividade possível nesses modelos de instalação.
Veículos apropriados para construção civil
A movimentação de carga é constante dentro do canteiro de obras, sendo proporcionado desde os carrinhos de mão, com areia, pedra e cimento, até os caminhões, tratores, empilhadeiras e escavadeira hidráulica estão presentes em momentos específicos.
A concessionária pública de abastecimento tanto de energia elétrica quanto de água precisa fornecer seus respectivos produtos até um ponto determinado.
A partir da área interna é responsabilidade do proprietário do terreno. Por isso, o projeto de encanamento para captação e direcionamento de água pluvial e esgoto precisa ser apresentado no início das obras.
Um dos veículos que chega nas etapas finais é o caminhão de concreto para laje, que realiza um trabalho de distribuição com equipamentos apropriados, em um curto espaço de tempo.
Isso significa que os profissionais podem ficar atentos a outros pontos da construção, até os trabalhos finais.