Na reforma ou modificação de um imóvel, todos os detalhes são importantes: desde o material na obra, até a disposição de móveis, utensílios e outros artigos no espaço.
Isso porque, para ter um ambiente sofisticado, é necessário muito planejamento e programação, para que a reforma seja feita de uma maneira eficiente e completa.
Nesse sentido, um dos principais aspectos que se deve levar em consideração refere-se aos revestimentos.
Pisos e acabamentos de paredes, por exemplo, são estruturas essenciais para qualquer ambiente e, por esse motivo, merecem uma atenção maior.
A escolha dos tipo de piso é um dos pontos de maior destaque, visto que existem diferentes tipos de materiais para cada tipo de piso. Assim, o proprietário do imóvel poderá escolher o que mais se adéqua às suas necessidades e anseios.
Em estruturas que já possuem pisos, especialmente de madeira, muitas pessoas decidem por manter o revestimento original.
Nesses casos, recomenda-se a restauração de tacos, que é um procedimento relativamente simples, se comparado com a retirada e colocação de novos pisos, mas que devolve o efeito de novo ao revestimento.
É importante que o serviço seja feio por uma empresa especializada, já que demanda ações de raspagem e aplicação de resinas, para melhor durabilidade e resistência dos tacos.
Como escolher os melhores materiais para reforma
Se os revestimentos do imóvel precisam ser substituídos de qualquer forma, uma dica é começar com a escolha dos melhores materiais tanto para as paredes quanto para os pisos.
Durante a reforma, a troca e a modificação dessas estruturas podem ser feitas concomitantemente, o que economiza tempo de reforma e, muitas vezes, investimento.
A parede de drywall ganhou destaque no mercado de construção, sendo uma das preferidas.
Composta por gesso acartonado, a estrutura pode ser usada em muitos ambientes e, além disso, tem um preço acessível – com redução de até 60% do orçamento da obra.
O drywall também pode ser combinado com revestimento papel de parede, para compor uma decoração criativa, moderna ou requintada.
Ou seja, a parede permite a personalização com outros materiais, incluindo cerâmicas, pastilhas, texturas e, até mesmo, madeiras.
No caso do revestimento inferior, os pisos laminados têm evidência.
Com infinitas possibilidades de decoração, essas estruturas podem imitar madeira, sendo uma ótima opção para quem deseja a beleza dos tacos, mas não quer investir muito.
Já que o preço dos laminados é mais econômico, se comparado com os revestimentos em madeira maciça.
Além das residências, os pisos laminados também são uma excelente alternativa para outros estabelecimentos, incluindo comércios, escritórios e consultórios médicos.
Muito por conta disso, é comum encontrar pisos para clinicas do tipo laminado. Entre outras vantagens desse revestimento, encontram-se:
- A durabilidade e a resistência do material;
- A facilidade de instalação e montagem;
- A praticidade de manutenção e limpeza;
- A capacidade de isolação térmica.
Além disso, é importante ressaltar que no planejamento da reforma, o proprietário deve não somente levar em conta o preço dos materiais e revestimentos, mas também a qualidade.
Com itens de alto padrão, mas sem perder o custo-benefício, é possível ter um espaço completo e esteticamente agradável.
Após a reforma, outros detalhes para o ambiente
Depois de escolher os pisos, revestimentos e os melhores materiais para compor o imóvel, também é importante decidir a disposição dos móveis e a decoração interna do ambiente.
Não somente as residências, mas quaisquer estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços são beneficiados com um planejamento organizado, propiciando um local agradável e confortável.
Nesse sentido, os moveis planejados aparecem como uma solução viável. Feitos exatamente na medida para cada ambiente, as mobílias planejadas também são ótimas para quem precisa de uma boa organização e racionalizar espaço.
Áreas pequenas ou imóveis menores, como apartamentos e salas compartilhadas, por exemplo, podem usufruir de todos os benefícios dos móveis planejados, pois eles também contribuem para a percepção de um ambiente maior.
Nas residências, os móveis planejados são muito comuns na cozinha, mas também podem ser encontrados nos quartos, salas e banheiros. Tudo irá depender dos desejos do proprietário.
Além disso, não somente o espaço é racionalizado, mas também o gasto com materiais.
Uma vez que o proprietário do imóvel também pode escolher quais serão os revestimentos, matéria-prima e, inclusive, os detalhes ornamentais dos móveis planejados.