O uso da energia solar para substituir a energia elétrica em residências tem ganhado bastante destaque, pois os benefícios colhidos com essa prática são vários, sendo o principal deles a economia com as contas mensais.
Isso porque, apesar de ainda não ser presente na grande maioria das residências, a instalação de sistemas de energia solar tem sido muito procurada por muitos proprietários, que buscam alternativas sustentáveis para aplicar em suas casas, desfrutando de algumas vantagens oferecidas pelo sistema.
Além de residências, muitas empresas optam pela instalação do sistema de energia solar justamente pelos benefícios que ela oferece, que são:
- Economia com contas de energia elétrica;
- Sistema silencioso;
- Energia renovável;
- Baixa manutenção;
- Instalação compacta, entre outros.
Por isso, o sistema de placa solar ganhou grande destaque e chama a atenção de muitos proprietários, sendo uma opção considerada por oferecer os benefícios mencionados sem alterar a rotina doméstica.
Como funciona o sistema de energia solar?
O sistema de energia solar é composto por várias partes, que funcionam organicamente e realizam a distribuição da energia para diferentes áreas da casa. As principais etapas são:
- Placas solares;
- Inversor solar;
- Quadro de luz;
- Distribuição interna;
- Conversão em créditos.
A instalação de placa solar ocorre sobre o telhado da residência, pois é o local onde há maior captação dos raios solares. Desse modo, as placas são responsáveis por coletar toda a incidência diária, conduzindo a energia obtida como corrente contínua para o inversor solar.
O inversor é responsável por converter essa corrente contínua em corrente alternada, possibilitando assim o uso da energia por eletrodomésticos, eletrônicos e outros equipamentos domésticos que utilizem energia elétrica para funcionar.
Desse modo, a energia passa para o quadro de luz, onde ela é preferencialmente utilizada dentro de uma residência, diminuindo o consumo da energia elétrica adquirida por meio das concessionárias convencionais.
O excedente de luz solar produzido pode se tornar créditos para uso em outros momentos, como nos períodos noturnos ou acumular para os próximos meses.
Em quais equipamentos a energia solar pode ser utilizada?
A energia solar obtida por meio do uso das placas solares pode ser utilizada em diversos tipos de equipamentos, pois ela é convertida quando entra no inversor e depois é distribuída internamente dentro do imóvel, para suprir a demanda de energia elétrica.
Por isso, ela pode ser utilizada por equipamentos como:
- Geladeira;
- Chuveiro;
- Ar condicionado;
- Televisores;
- Computadores;
- Máquinas de lavar roupa, entre outros.
Esses equipamentos recebem a energia convertida em corrente alternada, diretamente pela rede elétrica disposta na residência. Por isso, não há uma adaptação exclusiva para que somente alguns equipamentos recebam a energia solar.
Muitos proprietários optam por essa solução principalmente quando possuem um número alto de equipamentos eletrônicos, pois eles podem exigir um uso grande de energia.
O aparelho de ar condicionado é um desses casos. Por isso, é importante escolher um modelo mais econômico e realizar a manutenção ou o conserto de ar condicionado, evitando desperdícios de energia desnecessários.
Por isso, é importante escolher a potência adequada das placas para o consumo de uma residência. Sendo assim, é importante consultar uma empresa especializada para entender qual a potência necessária em cada caso específico.
Existem placas com diferentes potências no mercado. Um desses modelos, por exemplo, é o painel solar 300w. Esse é um dos mais potentes e isso significa que ele é capaz de captar maior incidência solar e oferecer ainda mais economia na conta elétrica.
Porém, outras placas com menor potência podem suprir a demanda de um imóvel adequadamente e, por isso, é importante contar com uma avaliação técnica.
O aquecedor solar também é uma boa opção?
O aquecedor solar também é uma ótima opção para economia com energia elétrica. Isso porque por meio do sistema de captação de energia solar, juntamente com um reservatório térmico, fornecem água aquecida para diferentes locais da casa, tanto para o chuveiro quanto para as torneiras do banheiro ou cozinha.
Mesmo para dias onde não há captação de incidência de raios solares, esse sistema conta com dispositivos auxiliares, elétricos ou a gás, que aquecem a água para que o suprimento não seja afetado.
Por isso, o sistema de energia solar é uma opção eficiente para um grande número de residências, fornecendo benefícios internos ao mesmo tempo em que contribui positivamente para o meio ambiente.