Montar uma área de lazer completa é o desejo de qualquer proprietário de uma casa com bom espaço externo. A instalação de uma piscina é item primordial para a montagem de uma boa área de lazer.
Existem pequenos detalhes na área que devem ser observados para ter a melhor estrutura possível.
Como montar uma área de piscina ideal?
A primeira coisa a se fazer é escolher o tipo de piscina que será instalada no espaço. Existem opções como:
Fibra de vidro;
Alvenaria;
Vinil;
Plástico;
Vidro.
O tipo escolhido dependerá de questões como o espaço e o orçamento disponível.
De acordo com o modelo escolhido é possível fazer projetos mais ou menos personalizados.
A partir da escolha do modelo de piscina, também é preciso escolher o modelo de deck que fará a composição da área molhada da sua área de lazer.
Existem opções em madeira, porcelanato e pedras naturais.
A proteção da piscina não pode ser ignorada.
A Barra de inox para piscina garante um acesso mais seguro à piscina, impedindo escorregões e quedas por conta desse apoio.
O inox é o material mais adequado para esse projeto por conta da alta resistência a corrosões, adequado para áreas molhadas como a piscina.
A limpeza desses itens deve ser cuidadosa para remover as impurezas sem danificar o aço.
Tanto a escada quanto o Corrimão de inox para piscina podem ser limpos com uma leve escovação.
Se o aparato apresentar alguma mancha mais profunda, ou ferrugem será necessário fazer limpeza com uma solução de amônia.
Depois, é só passar um pano seco para remover o produto e enxaguar com água corrente.
Iluminação de piscina
A iluminação deixa a área muito mais moderna e perfeita para uma ambientação noturna. Isso valorizará qualquer evento social na área e lazer.
A utilização do Refletor para piscina é uma das soluções possíveis para o projeto de iluminação, que idealmente deve ser feito antes da instalação, lá no momento da escolha do melhor tipo.
Se a sua piscina já está pronta e você só agora se atentou à necessidade de iluminação.
Não se preocupe, ainda é possível fazer um trabalho, a única desvantagem é que as opções diminuem, pois é preciso fazer a adaptação ao projeto que está pronto.
As opções para fazer a iluminação passam por refletores, fibra ótica e Led para piscina. Esta última é a opção mais econômica para iluminação.
O ponto para o uso do led é que o investimento é mais alto na instalação, mas é compensado depois, porque o material dispensa manutenção e tem uma vida utilitária muito longa.
As luzes escolhidas podem ter cores, o que deixa o ambiente despojado, alegre e é ideal para famílias que gostam de dar festas.
Tons quentes como o vermelho deixam o ambiente aconchegante, já o azul e o verde deixam o ar mais aberto.
O Kit led para piscina pode ser facilmente encontrado em lojas do ramo.
A quantidade de luz na área também é um fator a ser considerado. Pouca luz, por exemplo, deixa o ambiente mais intimista.
A luz não deve ser colocada apenas na piscina, mas estar presente em todas as áreas da varanda, como os degraus, deck e plantas.
Para iluminação externa, pode ser feito o uso de um Refletor externo para piscina.
Para uso dentro d’água existem os refletores flutuantes, que são uma excelente opção para quem já está com a piscina instalada e só agora percebeu a necessidade de iluminação.
Eles são alimentados por baterias, com duração de até 12 horas.
Outra opção que tem despontado no mercado de iluminação para piscina é a fibra ótica. Ela permite a iluminação com pequenos pontos de luz.
Com ela é possível adotar diversos tipos de cores que mudam periodicamente, o que garante maior versatilidade ao projeto.
A fibra ótica também é uma boa opção para piscinas com cascatas.
A questão da iluminação em piscinas suscita a preocupação mais que natural com a segurança, afinal, água e eletricidade não são conhecidas boas aliadas.
É importante ressaltar que as luzes utilizadas nestas instalações passam por testes que garantem a sua segurança.
Tanto o led, quanto os refletores são opções seguras, mas a fibra ótica se destaca entre as três opções como a melhor nesse quesito, pois os pontos de luz são isolados pelo cabeamento.