A construção de prédios e edifícios nos grandes centros urbanos estabeleceu normas da arquitetura moderna que transformaram a paisagem de muitas cidades.
O emprego de vidro, ferro, concreto é visível e deixou muitas estruturas imobiliárias funcionarem como projetos padronizados.
A alteração na legislação através do tempo tem exigido que a engenharia civil e a arquitetura sejam revistas, empregando maior aproveitamento de espaço e com foco na sustentabilidade.
Dessa forma, muitos empreendimentos estabelecidos passam por reformas que afetam até mesmo a finalidade proposta do edifício, de uma casa ou estabelecimento comercial.
A presença da tecnologia também é responsável pelas alterações estruturais que a vida moderna exige.
Por isso, os profissionais do setor da construção civil buscam aplicar soluções que interferem na passagem de cabos e fios elétricos, aplicando eletrocalhas visíveis ou invisíveis, desde que estejam à disposição de moradores e usuários.
Alteração na arquitetura respeita projeto inicial de obra
Em muitos casos, o tombamento patrimonial de edifícios por meio de órgãos públicos promove uma série de exigências quando a estrutura imobiliária precisa passar desde uma reforma de fachada predial até a alteração interna de cômodos.
Arquitetos e engenheiros precisam manter as aparências originais de uma obra imobiliária, conservando a aparência junto com a preservação da memória de uma cidade ou mesmo um bairro municipal.
Dependendo caso a caso, muitas casas residenciais passaram por intervenções construtivas ao longo do tempo, descaracterizando parte do imóvel.
Cabe aos profissionais da área da construção civil aproveitar a oportunidade criando soluções criativas, promovendo melhor ventilação, aumentando o grau de iluminação solar durante o dia e adaptar os espaços internos e externos.
Nesse momento entra a técnica de retrofit arquitetura, que estabelece a preservação da memória com a adaptação de toda a edificação construída.
Para isso, são apresentadas soluções que envolvem diferentes setores, entre eles:
- Revitalização da fachada predial;
- Modernização de instalações hidráulicas e elétricas;
- Aproveitamento da circulação de ar;
- Instalação de equipamentos de combate a incêndio.
A interferência respeitosa com o histórico da estrutura imobiliária, muitas vezes abandonada e esquecida pelo poder público ou mesmo por herdeiros, ganha uma revitalização por meio de processos jurídicos e arquitetônicos.
Sendo assim, é possível aproveitar os espaços presentes em pontos estratégicos das cidades, reavivando a localidade e ao mesmo tempo, preservando patrimônios que outrora tiveram grande importância histórica para o município.
Recorte de paredes requer atenção redobrada
A construção civil moderna exige uma série de documentos que precisam ser oficializados em órgãos públicos, para garantir a presença de uma estrutura fortificada e de acordo com a urbanização local.
Antigamente esse cuidado não era tomado, o que exige que os trabalhos sejam realizados de maneira cautelosa. Muitos terrenos que recebem um prédio com diversos andares precisam ser preparados, com estudos e máquinas adequadas.
O uso de compactador de solo tipo sapo para a estabilização da área de construção é necessário em situações recorrentes de adaptação do espaço.
A presença de areia, terra ou pedregulhos pode determinar qual o tipo de projeto arquitetônico que a zona urbana receberá.
Por isso, a máquina de compactação está presente em aterros, espaços dedicados para a implementação de estacionamentos, garagens subterrâneas e para a própria fundação.
O imóvel que passa por um processo de tombamento de bem material pode receber adaptações estruturais, com reformas que interferem na abertura de portas e janelas e fechamentos de outras esquadrias.
Conforme o material utilizado na construção da obra, as paredes ou mesmo o piso podem receber a atuação de um operador com martelete 15kg de impacto, o que é pesado e satisfatório para um trabalho ágil e de qualidade.
Canteiro de obras organizado evita interferências
A estruturas imobiliárias antigas que recebem uma reforma e modernização podem ter que sofrer ajustes para contar com a presença de diversos profissionais, máquinas e ferramentas dentro de um canteiro de obras.
Para garantir a organização e segurança de todos os envolvidos, empresas especializadas desenvolvem projetos exclusivos com a locação de container para obra, estabelecendo espaços apropriados para o setor administrativo, área de descanso para os trabalhadores braçais e depósito para os materiais da construção e maquinários utilizados no dia a dia.
A disposição de uma área externa para o estacionamento de caminhões e guindastes, por exemplo, deve ser proposta dentro do planejamento de construção e apresentação em órgãos fiscalizadores.
O uso de material como cimento, areia, água e pedra transformando em concreto com a ajuda de uma betoneira 120l é necessário em diversos aspectos.
Seguindo todas as normas regulamentadoras que envolvem a construção civil, é possível garantir um imóvel renovado, com beleza retrô e toda modernidade tecnológica que a sociedade exige nos dias atuais.