Ao reformar ou construir um imóvel, é necessário ter atenção aos mínimos detalhes, pois todos os elementos são importantes para a constituição da estrutura.
Ademais, deve-se considerar as especificações de cada construção, a fim de ter um ambiente singular e que atenda os desejos do proprietário, bem como as finalidades do local.
No caso de imóveis comerciais, por exemplo, é preciso levar em conta qual o tipo de comércio; ou no caso de indústria, privilegiar o uso de materiais mais resistentes.
Sendo assim, o planejamento é o ponto de partida de qualquer ação em construção civil. Além dos elementos estruturantes, como pisos, revestimentos, forros e paredes, é recomendável, também, incluir em todo o projeto detalhes sobre a decoração dos interiores, já que os materiais e ornamentos usados influenciarão diretamente na sofisticação, estilo e estética do local.
Dicas de materiais para a construção de imóveis
Na descrição do projeto de construção civil, deve-se ressaltar o tipo de revestimento inferior utilizado na estrutura.
Conforme abordado anteriormente, é extremamente necessário levar em consideração as características do imóvel, para que o piso escolhido corresponda às necessidades de cada edificação.
Sendo assim, o piso vinílico em placa aparece como uma das alternativas mais vantajosas para as residências.
Isso ocorre, principalmente, devido ao preço acessível de investimento. Além disso, o revestimento é ecológico, pois pode ser fabricado a partir de materiais recicláveis, contribuindo significativamente para a preservação ambiental.
Entre outras vantagens do piso vinílico, destacam-se:
- A facilidade de instalação;
- A pouca necessidade de manutenção;
- A variedade de modelos e cores;
- A possibilidade de instalação em diferentes espaços.
No entanto, se o imóvel for uma indústria ou um local com grande fluxo de pessoas, recomenda-se optar por um piso mais resistente e reforçado, ou até mesmo, investir na pintura epoxica para pisos.
Dessa forma, com a aplicação de uma resina durável, é possível suportar melhor os impactos mecânicos, intempéries e ação do tempo.
Além disso, a aplicação da pintura epóxi é recomendável para locais em que há possibilidade de derramamento de produtos químicos.
Finalmente, após escolher o melhor revestimento para cada tipo de imóvel, deve-se verificar qual é o forro adequado. Uma das preferências tem sido o forro de madeira, especialmente em casas mais antigas, onde o material já está instalado.
Nesses casos, apenas alguns procedimentos de manutenção são capazes de devolver o brilho e o aspecto de novo à madeira, sem a necessidade de reformar a estrutura.
No entanto, se a intenção é modificar o tipo de forro ou revestimento, os projetos modernos têm se voltado para opções mais simples, bem como mais baratas em relação à madeira, como é o caso da placa de gesso.
Esse material é versátil e, além de ser aplicado em forros, pode ser usado em outros elementos, como paredes e decorações.
Como decorar estabelecimentos comerciais ou escritórios?
Entre as construções que precisam de especial atenção destacam-se os comércios e os escritórios.
Voltados para trabalhos empresariais, esses ambientes precisam ser confortáveis e transmitir credibilidade, além de oferecer condições adequadas aos seus clientes e potenciais consumidores.
Dessa forma, as divisorias aparecem como uma das principais estruturas presentes em projetos de construção de imóveis comerciais.
Elas têm como principal objetivo dividir uma área ou local, possibilitando a racionalização do espaço e melhor aproveitamento do ambiente.
Além disso, as divisórias possibilitam que os colaboradores trabalhem junto, respeitando cada setor e, ao mesmo tempo, mantenham a sua individualidade no trabalho.
As divisórias podem ser fabricadas em diversos materiais, como em placas de gesso, madeira e MDF. Além disso, elas podem ser decoradas e ornamentadas em estilos variados, em conformidade com a identificação visual da empresa.
Outro elemento bastante comum em escritórios e comércios é a baia de atendimento 2 lugares. Esse móvel pode ser planejado ou adquirido posteriormente à construção do imóvel. Mas, independentemente do tipo de aquisição, a vantagem está em oferecer um local próprio para o atendimento ao cliente, seja por telefone ou presencialmente.
A baia de atendimento também possibilita que dois colaboradores trabalhem ao mesmo tempo, em um só lugar, e possam dividir espaço de modo mais eficiente.
Sendo assim, mantém-se uma comunicação efetiva entre os atendentes. Esse tipo de móvel também é muito comum em clínicas e consultórios médicos, sendo o local em que é possível agendar uma consulta.