Quando falamos de questões de segurança, tratamos de conquistar a maior quantidade possível que seja, para que nada nos aconteça ou ocorra com amigos, familiares e ente queridos.
E, para o momento de trabalho, devemos esperar o mesmo da empresa para nós.
E, após tantos acidentes e problemas causados anteriormente quando não se havia regras ou inspeções.
As empresas de gestão de pessoas e segurança do trabalho foram criadas, dando proteção aos funcionários mais vulneráveis e que mais necessitam deste serviço.
Conheça o método para deixar seus funcionários mais seguros
Mas, como isso foi possível? O que a empresa pode fazer para que seja capaz evitar acidente de trabalho, tombos e quedas e em alguns casos, momento fatais?
Hoje há diversas maneiras, mas neste artigo abordaremos uma que em especial, proporciona materiais de trabalho e segurança.
Para os empregados que possuem alto risco em seu trabalho, seja ele com produtos químicos e tóxicos, em locais altos ou outros.
Conhecendo o sistema EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)
O EPI’s hoje é definido por uma norma que regulamenta esse serviço e é analisado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Esse sistema consiste que todo o trabalhador deve fazer uso de dispositivos, produtos e maquinários em locais que sejam suscetíveis a acidentes e outros problemas que colocam sua vida em risco.
Esses equipamentos não só necessários como obrigatórios protegem a integridade física e mental de todos os colaboradores e minimizam todos os riscos possíveis para que seu trabalho seja feito com mais tranquilidade e confiança no local de trabalho.
Eles costumam ser usados para alpinismo industrial, locais em que produtos tóxicos necessitam de contato humano para continuar com seus processamentos e construções civis, entre outros.
Seu uso costuma ser feito quando não for mais viável tomar medidas para tirar os riscos que contém o ambiente e em que as suas atividades deverão ser desenvolvidas.
Ou seja, a empresa deve retirar o máximo de elementos que causarão danos e quando não puder mais, protegerão você com o EPI’s.
A partir do momento em que as medidas coletivas não forem eficientes e suficientes para o trabalho do funcionário, o EPI’s entrará em ação com todos os equipamentos e treinamentos possíveis antes de seu uso.
Após a compra do terreno, análise de solo preço sp e todo o planejamento de construção que o local receberá.
independente da edificação que será estruturada, principalmente quando for muito alta, receberá os serviços de uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual.
Ela irá instruir tanto o dono da empresa quanto os funcionários.
O dono deverá saber como lidar com situações e circunstâncias tanto de segurança do trabalho quando do EPI’s e o funcionário receberá treinamentos para saberem usar tecnicamente cada tipo de material obrigatório que deverá utilizar e sempre.
De toda a forma, usar o que foi lhe dado pelos superiores para que não haja problemas futuros.
E processo do EPI’s deve ser seguido e cada equipamento que você deverá usar está em um regulamento. Os equipamentos por completo são:
- Capacete
- Abafadores de ruídos e tampões de ouvido
- Máscaras respiratórias que podem ser faciais completas, semifaciais ou descartáveis
- Óculos e viseiras para proteção ocular
- Máscaras para proteção facial
- Luva malha de aço preço com diversos tamanhos
- Avental e macacões
- Linha da vida, sistemas anti-queda, cinturão, mosquetão, entre outros
- Bota de borracha antiderrapante e bota de bico de aço
Para que esse materiais estejam em sua perfeita qualidade, e que a Instalação de linha de vida funcione lembre-se que a compra só é válida em locais especializados e indicados pelo Certificado de Aprovação, documento que é expedido pelo órgão nacional MTE.
No entanto, como podemos ver é dever da empresa contratar treinamentos e equipamentos que irão dar segurança ao trabalhador, assim como é obrigação do funcionário se atentar a todos os riscos.
Aprender os treinamentos e estar sempre disposto a usar os materiais, pois é somente para o bem de quem tem trabalhos de risco.
Para que nada dê errado, esteja sempre certo de todos os passos do EPI’s estão sendo seguidos e também os materiais estão em dia.
Lembrando que só serão usados os equipamentos daquela lista que forem necessário para seu trabalho.
Ou seja, se tem algum item que não será nada útil para você, fique tranquilo que não será esse que irá utilizar.