Ao construir uma casa ou qualquer outro imóvel, é preciso se atentar à impermeabilização. Dessa forma, contratar uma empresa de impermeabilização é o mais indicado. É ela quem vai fazer o planejamento e o projeto de como deve ser feita essa ação, além de indicar os melhores materiais e formas para o tipo de estrutura.
Construções que não contam com impermeabilizante desde o início correm o risco de sofrerem, posteriormente, com infiltrações, mofos e bolores. Isso, além de ser algo ruim para a edificação, também afeta à saúde das pessoas que frequentam ou moram no local. Assim, com essa técnica, esses problemas são evitados.
Rachaduras e trincas são outros problemas causados pela falta de impermeabilização. Isso pode comprometer a estrutura como um todo, inclusive podendo causar acidentes graves como desabamentos.
O concreto, as alvenarias e a armadura dos locais podem, também, ser prejudicados.
Outro ponto muito importante que precisa de atenção é a qualidade de vida das pessoas que moram no local.
Com as infiltrações, juntam-se fungos, que podem causar problemas respiratórios. Além disso, pessoas que já têm asma, rinite ou bronquite sofrem ainda mais. Crianças e idosos podem, inclusive, contrair doenças graves.
Para que tudo saia de maneira adequada, é necessário seguir algumas fases:
- Planejamento feito pela empresa;
- Contratação de mão de obra;
- Fiscalização e análise do processo;
- Manutenções, quando necessário;
- Reaplicações de produtos, quando necessário;
Formas de realizar a impermeabilização
Existem diversas formas de se realizar a impermeabilização de um local. Para descobrir qual é a melhor, o ideal é consultar um especialista. Porém, para te ajudar, separamos três opções simples que podem ser utilizadas.
1. Impermeabilização com manta
A impermeabilização com manta é uma das formas mais práticas e eficazes para realizar esse procedimento. Normalmente, são aplicadas em lages e coberturas.
A manta asfáltica contém elastômeros, polímeros ou plastômeros, que são materiais que fortalecem o produto.
Pré-fabricada, a manta pode ser de diversos tamanhos, de acordo com a necessidade do cliente. Se todas as fases de aplicação forem obedecidas, é possível que a durabilidade dessa impermeabilidade chegue à 10 anos.
Após isso, é necessário contratar profissionais para a realização de manutenção ou a reaplicação dos procedimentos.
Além da manta asfáltica, pode-se instalar, também, a manta termica.
A função desse item é aumentar a impermeabilidade e melhorar o frescor dentro do ambiente. Resumidamente, a manta térmica para telhado possui uma de suas faces (ou ambas) feitas de alumínio. É ele quem faz o papel de diminuir o calor e impermeabilizar a cobertura.
2. Impermeabilização com tinta
Outra forma muito prática de realizar a impermeabilização é utilizar a tinta específica para essa função.
Basicamente, elas são feitas especificamente para cada tipo de chão ou parede e são fáceis de aplicar.
Pisos, lages e paredes podem receber esse produto para se protegerem dos perigos da umidade e da água. Antes da aplicação, é necessário preparar o piso.
Além disso, se necessário, é preciso também completar falhas com argamassa e cimento.
3. Argamassa polimérica
Produzida com cimentos e polímeros, a argamassa polimérica pode ser aplicada em todos os tipos de estrutura e é mais utilizada no momento da construção.
É muito comum aplicar esse produto antes de pintar a parede ou o chão. Subsolos, poços e muros também são locais comuns de utilização.
Além de aumentar a impermeabilização, essa argamassa também eleva a vida útil da estrutura. Assim como as outras formas citadas, essa também é de fácil aplicação. Porém, é necessário que seja feita por profissionais especializados e que entendem dos procedimentos.
Locais que necessitam de impermeabilização
O ideal é impermeabilizar todos os locais e estruturas. Mas alguns dos ambientes que mais necessitam são banheiros, cozinhas e lages.
Isso porque são espaços que recebem umidade, vapores e água com mais frequência. Assim, investir primeiramente na impermeabilização de coberturas, banheiros e cozinhas é o mais indicado.
O custo-benefício da impermeabilização
Quando olhamos para a impermeabilização sozinha, enxergamos apenas um gasto. Mas, ao analisarmos o cenário de maneira mais ampla, vemos que essa atividade tem um custo-benefício elevado.
Além disso, investir em impermeabilização inicialmente é garantir que não haja gastos futuros com infiltrações e bolores.
Quando se torna necessário, é preciso realizar a raspagem do local em que há infiltração e bolares para então aplicar o impermeabilizante. Isso significa muito mais gastos do que seria necessário inicialmente. Por isso, apostar na impermeabilização inicial é o mais indicado.