Guia completo para construção de coberturas metálicas

Quando estamos construindo um local, seja qual for a finalidade dele, como comercial, industrial ou residencial, planejamos absolutamente tudo antes para que seja possível ter a edificação desejada desde o começo.

Pensamos em como será sua estruturação, o design e fazemos todos os planejamentos. Um dos processos mais importantes que está nesse meio também é a cobertura, ou seja, o telhado do local.

As pessoas costumavam fazer esse tipo de cobertura em madeira e telhas, porém hoje temos muitas possibilidades que nos levam a ter mais escolhas como a cobertura metálica e tudo o que ela proporciona.

É justamente sobre ela e todos os seus processos e etapas que iremos falar, para que seja possível entender porque a sua escolha é cada vez mais certeira e porque vale tanto a pena ser aplicada em todos os lugares. Leia e saiba mais.

Estrutura

Para que uma cobertura como essa possa ser feita, ela necessita de estruturas que irão condizer com as suas informações. A maioria das vezes, se não todas, a estrutura metalica que já existe na edificação será uma aliada.

A cobertura, assim como toda a estrutura feita nesse material é muito necessária e ainda possui diversas vantagens. Quando pensamos em diversas possibilidades, sempre pensamos que o metal é a melhor opção por sua durabilidade.

Ao utilizar a estrutura é possível ter muitas outras vantagens como:

  • Resistência;
  • Anticorrosão;
  • Antiabrasivo;
  • Vida-útil enorme;
  • Reciclável.

As estruturas e coberturas costumam ser compostas por aço e usadas para serem suportes e revestimentos internos e externos. Eles são aplicáveis para uma variedade de locais e funções e são quase indestrutíveis.

É possível montar desde um mezanino para criar um novo ambiente ou até cobrir todo um ambiente com suas características.

Lembrando também que quando falamos sobre cobertura temos a resistência de um material que não irá degradar, diferentemente da madeira que pode vir a enfraquecer.

O aço em si é totalmente rentável, possui uma enorme qualidade de construção e quase não necessita de manutenção. Não oscila em seu preço e não propaga mofos, bolores, pós e outros tipos de problemas. Além disso ainda ajuda a minimizar essas e outras adversidades.

Telhas

Após entender sobre as estruturas e saber que é necessário ter elas em bom estado, além de metálicas de preferência, começa a parte da cobertura em si. Uma das telhas mais usadas é a telha de aluminio, que é muito conhecida e cada vez mais encontrada em diversas aplicações.

Essa telha teve seu uso e procura aumentados, pois é muito mais resistente a todos os impactos externos, não degrada por meio de chuvas ou animais. Assim, o trabalho ou a moradia no local se tornam menos limitados.

Alguns dos pontos a serem aplicados na escolha da telha são:

  • Qualidade e tipo;
  • Ligações entre telhas;
  • Acabamentos possíveis;
  • Segurança.

Com todas essas informações sendo procuradas corretamente você logo encontrará uma telha que concilie com seus desejos com as necessidades.

Forros

Claro que entre toda a vedação e a cobertura para a parte interna há um tipo de forro, como os de pvc e outros tipos. Porém, é possível aplicar forros metálicos, para que combinem com toda a estrutura que está sendo colocada.

Ele pode ser constituído por chapas e placas de aço ou alumínio e também possui medidas padronizadas ou sob medida. Além disso, ainda pode ter aplicações de espumas, lãs minerais que ajudarão com o aspecto termoacústico.

Calhas

Por fim, falaremos das calhas, que são elementos muito importantes para finalizar a montagem de toda a estruturas de cobertura. Elas são revestimentos que fazem o sistema de canalização de águas.

calha de alumínio possui resistência e durabilidade, sem falar que ainda não oxida em contato com a chuva e pode ser utilizada em diversos ambientes, desde os mais comuns até os mais agressivos, como em indústrias.

Assim como todos os materiais metálicos as calhas feitas em alumínio dificilmente oxidam e reagem de forma a resistir e até equilibrar a temperatura, seja ela muito alta ou baixa. Assim, ela é uma aliada nesse sistema e ainda ajuda a melhorar toda a montagem.

Enfim, com todas essas informações do guia, será possível ter uma estrutura toda metalizada perfeita e completa para sua edificação. Assim você não terá dores de cabeça e a manutenção será feita somente quando necessário.