A sociedade está cada vez mais preocupada com a utilização dos recursos naturais não-renováveis em subsídios para a vida urbana, como é o caso das produções industriais e geração de determinados tipos de energia, como energia solar.
Por isso, têm-se investido cada vez mais em geradores de energia por fontes renováveis, como é o caso da geração de energia solar.
De modo bastante prático, o gerador de energia solar consiste em um sistema capaz de captar luz solar e transformar em energia elétrica ou térmica.
Características e vantagens da energia solar
A principal característica da energia solar é que consiste em um recurso, praticamente, inesgotável, atendendo às demandas urbanas sem danificar o meio ambiente.
Para se ter uma noção de todo recurso que temos ao nosso dispor, de acordo com o site Portal Energia, o sol produz, anualmente, 4 milhões de vezes mais energia do que o consumido pela população mundial. Ou seja, é uma opção energética quase infinita.
Outra vantagem da energia solar é o fato de ser um recurso totalmente limpo, não causando nenhum impacto na natureza.
Além disso, o recurso solar é capaz de atender regiões e locais que não possuem outra opção de energia, contribuindo para a expansão do crescimento socioeconômico do país.
Uma das vantagens, que mais têm levado pessoas a recorrerem ao recurso, é o fato de que esse tipo de energia pode ser instalada em casas, diminuindo assim os gastos com conta de luz através da geração de energia solar residencial.
Outros benefícios que podem se citados são:
- Menor necessidade de manutenção;
- Painéis solares mais potentes, atendendo a uma gama de pessoas;
- Pelo clima tropical, a energia solar pode ser utilizada em qualquer parte do território nacional;
- Valores cada vez menores.
Como ter um projeto de energia solar?
O primeiro passo para um projeto e kit completo de aquecedor solar em sua residência consiste em optar por uma empresa qualificada, garantindo uma ótima relação de custo-benefício para instalação.
Depois, é essencial entender qual o melhor modelo de painel solar de acordo com sua necessidade, e esse cálculo é realizado à partir da sua conta de luz.
Ou seja, de acordo com o consumo da sua família. Então, é realizado o projeto e por fim, a instalação do painel solar.
Uma outra opção bastante benéfica é a instalação de Aquecedor solar para piscina, que por sua vez, funciona através de tubos que movimentam a água da piscina até o aquecedor, geralmente, posicionado no telhado da casa, e depois retorna pelo caminho inverso, quentinha.
Esse tipo de projeto é bastante assertivo para manutenção da temperatura de uma piscina, garantindo a diversão e bem-estar dos convidados presentes.
Além disso, o Aquecedor solar completo preço é acessível, de acordo com o tipo de estrutura e serviço realizado.
Valor do projeto de energia solar
O projeto de energia solar consiste em um recurso acessível, cujo preço varia de acordo com uma série de necessidades, tipo de kit e potência.
Para informações mais assertivas, é de suma importância procurar uma empresa qualificada e solicitar um orçamento personalizado.
Outros tipos de energias renováveis
Não é apenas a geração de energia solar fotovoltaica que faz sucesso no universo das energias renováveis. Pelo contrário, o mercado conta com opções benéficas e tecnológicas. Confira abaixo.
1. Energia eólica
Basicamente, a eólica consiste em um tipo de energia gerada através do vento, já utilizada por meio dos moinhos.
Atualmente, essa energia é captada através de cata-ventos e turbinas mecânicas, entretanto, é necessário que seja utilizada em uma região que possua condições favoráveis para a geração de energia.
Sendo um recurso totalmente limpo e renovável, já é considerado um bom substituto de geradores que utilizam gás e petróleo, isso porque não apresenta riscos de acabar.
2. Energia hídrica
Já a energia hídrica é formada através da força da água, geralmente impulsionada por rios, que por sua vez, é convertida em energia elétrica.
Atualmente, há grandes indústrias que produzem esse tipo de energia e já atendem às necessidades da vida urbana.
Assim como a energia solar e eólica, a hídrica não prejudica ao meio ambiente, garantindo assim a manutenção do planeta e natureza.
Além disso, possui um baixo custo operacional, contribuindo para melhor adaptação econômica, não havendo grandes alterações no valor para o consumidor final.