Para atender as diferentes necessidades em trabalhos feitos nas alturas, a plataforma elevatória pode ser uma excelente opção, principalmente para serviços de manutenção, como fachadas de galpões, por exemplo.
E as utilidades vão além do que podemos imaginar, afinal, com edifícios e construções cada vez mais altos, equipamentos cada vez maiores, torna-se inevitável a sua necessidade.
O mercado disponibiliza várias opções que podem ser para compra ou aluguel de plataforma.
Elas também são denominadas de plataformas aéreas e facilitam a execução de funções específicas de forma segura e confortável para quem trabalha e deve operá-la.
Vamos saber quais são os tipos de plataformas que existem e quais são as suas principais características e funcionalidades, informações importantes para quem deseja comprar ou alugar esse tipo de equipamento.
Tipos de plataformas
Podendo chegar a até 43 metros de altura, Plataforma elevatória articulada, é um dos equipamentos que proporcionam mais segurança para quem a opera do que qualquer outro.
Além disso, também garantem mais produtividade, afinal fazem o trabalho que nenhuma outra máquina pode fazer.
Vale ressaltar também a facilidade no sistema que permite o seu fácil manejo e também suas manobras que emitem o mínimo de ruído. Desse modo, poder ser utilizadas tanto na parte externa quanto na parte interna da empresa.
Se você procura um equipamento que ultrapasse os 12 metros de altura comparado ao aluguel empilhadeira preço pode ser o fator a ser considerado e claro, a funcionalidade desejada.
Na dúvida, consulte um profissional que tenha informações mais técnicas e adequadas ao seu tipo de necessidade, até mesmo antes de procurar uma empresa que faz esse tipo de locação de equipamentos.
Plataforma articulada elétrica
São utilizadas dentro e fora dos ambientes das empresas. Porém, os pisos para que se locomovam devem estar bem planos, sem irregularidades para não interferir em seu desempenho.
Elas possuem bateria e carregadores no qual podem ser ligadas em tomadas convencionais.
Plataforma articulada a diesel
Como o próprio nome diz são alimentadas a diesel. Funcionam melhor em pisos mais irregulares e em locais externos, pois emitem gases devido a queima do combustível.
Plataforma tesoura
Este tipo de plataforma leva esse nome pelo fato do seu mecanismo elevatório ter este formado, como se fosse uma tesoura cortando.
Mesmo assim tem vantagens perante uma empilhadeira elétrica por exemplo, chegando até a 12 metros de altura.
São perfeitas para instalações de redes telefônicas, fachadas e letreiros, ar condicionado, manutenção de estoques e galpões, entre outros. Podem aguentar até 150 quilos.
Plataforma telescópica
Possui uma lança telescópica capaz de um acesso direto e rápido a área do trabalhador, ideal para funções que exigem o máximo de altura, tanto na horizontal quanto na vertical.
Não possui as articulações, porém oferecem mais alcance do que os outros tipos.
São perfeitas para trabalhos como manutenções, instalações elétricas ou qualquer outro em alturas que chegam a até 41 metros, comum em aeroportos, portos, construção civil, shoppings, fábricas, armazéns, galpões, etc.
Por serem fáceis de manusear é cada vez maior a quantidade de empresas que buscam as plataformas elevatórias, nas mais diferentes esferas.
Como por exemplo, projetos de arte urbana, no qual as utilizam em murais ou painéis em edifícios altos, dando maior mobilidade aos artistas.
Outro quesito importante é a segurança aos operadores de máquinas nas alturas.
As normas técnicas existentes através do cumprimento da NR35, regulamentam essas regras rígidas de segurança, essenciais para proteger a vida do trabalhador e mante a produtividade alta das empresas.
São todas asseguradas por este tipo de máquina, desde que acompanhadas dos equipamentos básicos de segurança.
Benefícios da plataforma
Vimos o quanto as plataformas aéreas são grandes aliadas em diversas áreas de atuação, além de mais seguras e produtivas.
Vamos destacar também dicas e vantagens para quem necessita deste tipo de serviço a seguir:
Maior alcance em locais mais arriscados
Antes dessas ferramentas o risco aos trabalhadores eram muito maiores, pois não tinham fixação suficiente do corpo. Hoje contam com uma cesta capaz de dar essa segurança.
Fácil deslocamento
Se necessita se descolar às áreas mais extensas e verticalizadas, as plataformas podem atender a sua necessidade.
Do mesmo modo que pode chegar a alturas nunca pensadas antes, o que melhorou muito o processo feito antes desses equipamentos no mercado.
Simples manejo
Mesmo que exija a necessidade de mão de obra especializada e bem treinada, uma plataforma dessas é facilmente manejada. Um treinamento sucinto e direto pode ser suficiente para o operador designado.
Outra vantagem é que mesmo com tantas opções disponíveis no mercado, os comandos de execução são básicos e padrões, facilitando o seu manuseio, mesmo se a locação for feita por máquinas de outras marcas.