As empilhadeiras são caracterizadas como um veículo industrial que é responsável pelo transporte de grandes volumes de cargas.
Para operar um equipamento desse, é necessário fazer um curso de empilhadeira.
Existe diversos modelos de empilhadeira, podendo elas serem manuais ou elétricas, tracionarias, retráteis, entre outras.
A torre de elevação, um item normalmente sempre presente nas empilhadeiras serve para aumentar a capacidade de armazenar e estocar em prateleiras altas.
Elas são compactas e podem ser usadas em corredores e locais estreitos de ambientes internos.
A empilhadeira elétrica é alimentada por meio de baterias elétricas. Já a manual tem sua operação com base na força matriz humana, ou seja, depende de um operador.
Em relação ao tipo de combustão, existe a empilhadeira a gás e a empilhadeira movida a diesel.
A primeira tem a capacidade de suportar uma carga maior do que os equipamentos elétricos e as que são movidas a diesel. Dessa forma, sua capacidade operacional também é maior do que a deles.
O que é uma paleteira?
Um dos tipos de empilhadeira manual é a paleteira manual, ou seja, sua principal função é deslocar os materiais em uma organização, principalmente na área do estoque.
A paleteira pode ser conhecida como paleteira hidráulica, transpaleteira ou carro hidráulico.
Independentemente do seu modelo, elas são de fácil manutenção e por isso fazem parte da logística de empresas e indústrias.
A paleteira manual apresenta algumas vantagens em relação à empilhadeira elétrica, sendo elas:
- manuseio mais fácil;
- mais barata;
- transporta a mesma quantidade de carga de forma mais simples;
- economia em treinamentos;
- ganho de tempo para execução de trabalho operacional.
As paleteiras também são usadas para fazer o transporte de cargas em paletes, carregando seus pesos ao nível de solo.
Sendo assim, o objetivo principal não é carregar em uma grande altura, mas sim fazer o transporte de um local para outro.
Um item fundamental que influencia no desempenho da paleteira é o seu garfo que tem a função de carregar as mercadorias em seus braços.
Dessa forma, o palete se torna fundamental. Os paletes podem ser paletes de madeira.
O que são os paletes?
Os paletes são aqueles estrados que fornecem a estrutura ao material. São formados por estacas unidas onde os produtos são colocados.
É nessa estrutura que os garfos da paleteira se encaixam visando transportar o produto de um lado para outro no ambiente industrial.
As rodas da paleteira também merecem atenção, pois é a velocidade e cautela que a transposição que estes itens possuem que fazem com que a eficiência máxima da paleteira seja alcançada.
Dessa forma, as rodas da paleteira precisam ter um rolamento bastante fácil e prático, para que ela se movimente com facilidade.
Normalmente, as rodas são compostas por nylon, sendo mais resistentes para transportar todo o peso necessário.
Os pallets de plástico possuem algumas vantagens em relação a outros materiais, como os de madeira, por exemplo.
Os pallets de madeira são fabricados de maneira mais rudimentar e se degradam mais rapidamente, precisando de manutenção com mais frequência.
Além disso, eles não são muito higiênicos, facilitando a proliferação de fungos, bactérias, pragas e outras doenças que podem ser transportadas pela madeira.
O manuseio de um pallet de madeira é mais difícil do que o de um pallet de plastico preço, porque ele é um produto pesado e composto por pregos, lascas e cantos vivos, que podem machucar o operador.
Já os pallets de plástico não precisam de manutenção e podem durar até dez anos, o que gera uma economia de até 75%.
Por serem mais fáceis de manusear, esse tipo de pallet economiza na questão do transporte.
Além do mais, eles são bastante resistentes a diversos agentes e às intempéries. Uma outra vantagem é a facilidade de serem higienizados.
O pallet de plástico é reciclável, o que é um fator que contribui com a sustentabilidade e meio ambiente. Já para fazer a cada cinco pallets de madeira, é necessária, pelo menos, uma árvore.
Enquanto isso, para confeccionar cinco pallets de plástico, 135 kg de resíduos plásticos são removidos do meio ambiente.
O uso dos pallets de madeira está cada vez sendo mais discutido, já que a sua fabricação impacta, de forma direta, no meio ambiente, em relação ao desmatamento.