O setor da construção civil evolui constantemente, com inovações mercadológicas que promovem mais segurança e conforto para os moradores.
Para os trabalhadores que exercem suas funções nos canteiros de obras, desde o ajudante de pedreiro até os responsáveis pelo projeto e acompanhamento, os processos se diversificam e deixam as tarefas menos complicadas.
Visando melhor aproveitamento de material, agilidade da mão de obra e atendimento à demanda de moradia por parte da sociedade, o planejamento da construção separa todo o projeto por etapas.
Seguindo à parte toda a documentação e serviços burocráticos, o desenvolvimento das obras de imóveis dependem de profissionais das mais diferentes áreas de atuação, com trabalhos significativos para a moradia devidamente apropriada.
São etapas distintas, com instalações que podem ser observadas a olho nu, como:
- Preparação do solo e base de sustentação;
- Levantamento de paredes e esquadrias;
- Instalação de elementos e telhado;
- Acabamento fino interno e externo.
Até a entrega das chaves ao novo proprietário, muitos processos de instalação e adaptação são tomados. As escolhas técnicas ficam sob a responsabilidade de engenheiros e arquitetos, enquanto detalhes como pisos e azulejos são dos moradores.
Planta arquitetônica como guia de água e energia
O projeto de um imóvel precisa detalhar todos os aspectos técnicos, como as sapatas sob o solo, para melhor sustentação do prédio, os tijolos e blocos que formam as paredes e o concreto armado das vigas e colunas em pontos estratégicos.
Duas instalações principais são parte constante de todos os processos. Trata-se das instalações hidráulicas prediais e pontos de energia, como tomadas, interruptores e bocais de lâmpadas. Esses elementos são essenciais para uma construção moderna e de acordo com o conforto merecido.
O uso da água em uma residência ocorre em áreas específicas, como a cozinha, o banheiro, a área de serviço e o ambiente externo. Tudo está relacionado à higienização e limpeza que as torneiras e equipamentos proporcionam, desde que devidamente instalados.
O chuveiro do banheiro precisa ter uma corrente de água constante, principalmente, para manter a temperatura apropriada no momento do banho.
A descarga da privada deve ser potente e todos os pontos podem ser ligados a um reservatório instalado em um ponto estratégico.
O sistema de distribuição de energia elétrica segue o padrão oferecido pelas concessionárias públicas e privadas que atendem os municípios e por consequência, os moradores.
Ainda assim, muitos projetos imobiliários contam com o abastecimento de gás encanado, principalmente, condomínios e conjuntos residenciais.
Com o foco voltado para a sustentabilidade, algumas obras recebem placas de energia solar, aproveitando uma tecnologia que está crescendo e se espalhando nas mais diversas regiões, em todo o território nacional.
Conforto e proteção com projetos personalizados
De acordo com o projeto de distribuição de energia, os tubos para instalação eletrica externa devem ser adaptados sob o piso, na passagem em paredes e muros e na parte aérea, desde que protegida de maneira devida.
Assim é possível empregar uma iluminação no portão de entrada, no quintal e área de lazer residencial. A presença de um motor elétrico para a abertura do portão da garagem é uma vantagem que reforça a segurança dos motoristas e moradores.
Para a abertura e fechamento é possível disponibilizar um controle PPA para dentro do veículo e um para a casa. Esse equipamento facilita o acesso, permitindo a visualização ao redor da residência.
O reforço é ainda maior com a presença de câmeras de vigilância em pontos estratégicos para observação.
Segurança residencial está nos detalhes da construção
O portão social deve permanecer fechado a maior parte do tempo, e isso é possível com a presença de uma mola que se retrai automaticamente.
A instalação de fechadura eletronica é uma forma de garantir que o equipamento só pode ser aberto a partir de um controle exclusivo dos moradores, por meio de uma botoeira interna ou de chave personalizada.
São detalhes que passam despercebidos e que fazem a diferença para que os moradores tenham mais conforto dentro de seus lares e segurança no momento que trancam as portas e portões residenciais.
Mesmo contra pragas e insetos, a presença de uma tela de proteção nas janelas pode ser um diferencial que protege os moradores contra doenças como dengue e febre amarela transmitida por mosquitos.
Por isso, é importante dar atenção a todos os processos dentro de um canteiro de obras, desde o básico, como as instalações hidráulicas e elétricas.
A passagem de fios e cabos em pontos estratégicos fazem a diferença na composição final dos equipamentos aplicados nos mais diversos ambientes, assim como nas portas e janelas.