Ao se construir, antes de finalizar, existem vários questionamentos no que se refere ao acabamento da obra. Uma das principais dúvidas que surgem nesse processo é sobre qual piso escolher.
O mercado de construção e reforma dispõe de vários materiais, a depender da necessidade do cliente. Esse artigo versará sobre alguns modelos de piso e como você deve escolher. Confira.
Qual piso escolher para minha casa?
Os pisos são muito importantes por trazerem um acabamento ao lar, protegendo a parte do chão. Mas, cada local pode exigir um tipo de revestimento diferente.
Por exemplo, no caso de locais abertos, garagens e até banheiros, é recomendado pisos antiderrapantes, que sejam feitos de forma que, mesmo se molhados, as pessoas teriam mais dificuldades de cair ou se machucar.
Outro exemplo interessante se refere ao piso de porcelanato, que é um material muito elegante, brilhoso e que, ainda, é feito de um material que evita riscos.
Ter esse piso instalado é sinônimo de agregar valor econômico ao seu imóvel, além de trazer muita sofisticação e beleza. Além desses modelos, existem outros, como por exemplo:
- Piso de cerâmica: um dos mais comuns, apresenta variados modelos e desenhos;
- Piso de madeira: apresenta bastante resistência, mas é preciso evitar umidade e impermeabilizar, até para evitar os insetos;
- Piso de granito: altamente resistente;
- Piso de vidro: vidro resistente, agrega beleza e leveza;
- Dentre outros modelos.
Um modelo que merece destaque é o piso de borracha. Esse tipo de piso é muito resistente, inclusive aos fatores climáticos, como chuva e calor intenso. Ou seja, eles são indicados para locais onde existem um grande fluxo de pessoas, como:
- Academias de ginástica;
- Shoppings;
- Supermercados;
- Hospitais;
- Aeroportos;
- Universidades;
- Dentre outros.
Esse piso também pode ser utilizado na indústria, por conta da sua durabilidade. Ele possui resistência, inclusive ao impacto constante que é visto em ambientes industriais, por conta das máquinas.
Para Comprar Piso de borracha, o cliente pode encomendar sob medida em uma loja especializada em pisos.
É importante que se siga a orientação de um arquiteto ou design de interiores, que seja especializado em decoração, para que o melhor piso seja escolhido para sua casa, ambiente de trabalho ou empreendimento.
Outro piso que merece destaque é o piso de concreto. Esse material é muito resistente, sendo a mistura de cimento, areia e outros materiais, o que aumenta sua durabilidade. Ele é amplamente indicado para o ambiente industrial e para áreas internas e externas de um local.
O concreto é tão importante em uma reforma ou construção que um bloco de concreto pode fazer parte da estrutura da casa, de um centro comercial, exatamente pela sua resistência e confiabilidade no uso desse material.
É importante que o profissional que trabalha com o concreto seja especializado, para evitar problemas com a utilização desse item.
Ou seja, o projetista já deve conhecer o tipo de solo ou chão em que o concreto será aplicado, assim como entender de concretagem e se outro piso será aplicado em cima do concreto, como uma base.
Esse tipo de piso pode ser utilizado em obras do setor civil, em indústrias nos mais variados segmentos, empresas, dentre outros exemplos.
O tipo de pavimentação correta
A pavimentação trata-se de um revestimento. Uma que merece destaque é a Pavimentação intertravada preço. Esse tipo de material é feito à base de concreto, podendo ser considerado um paralelepípedo
Ele também pode ser chamado de mini-blocos ou bloquetes. Esses bloquinhos são pré-fabricados e instalados em cima de uma camada de areia. As juntas do material são preenchidas por rejunte.
Esse tipo de piso é muito comum e deve ser feito seguindo as normas e regras, sobre seu manuseio, o uso do concreto e como uma pavimentação deve ser feita.
Esse tipo de pavimentação pode ser utilizado em calçadas, estradas, em ruas, praças, dentre outros locais.
O material apresenta várias vantagens em sua utilizada, como fácil instalação e remoção e facilidade de ser utilizado em vários locais, atuando na infraestrutura das ruas, por exemplo.
Junta de dilatação para cimento queimado
Outro assunto bastante interessante é a Junta de dilatação para cimento queimado. Essa junta é instalada entre pisos.
Quando estes sofrerem dilatação, que acontece por conta do aumento da temperatura e atrito, eles conseguem se expandir.
Por isso, a instalação dessa junta é fundamental para evitar rachaduras no solo, pista ou pisos. Outra vantagem é impedir que o piso receba infiltração, aumentando a qualidade do seu uso.