O banheiro não costuma ser um dos cômodos com os quais os donos de um imóvel se preocupam muito. Via de regra, desde que ele cumpra sua função sem causar contratempos aos moradores, não há a necessidade de se realizar intervenções neles.
Porém, nem todos sabem que, com os avanços no setor de decoração de interiores, há cada vez mais artigos para deixar o cômodo digno de capa de revista.
Da mesma maneira, os avanços no setor da hidraulica permitiram a criação de aparatos mais econômicos e eficientes, o que ajuda tanto a reduzir a conta de água quanto a tornar o banheiro um local mais agradável.
Pretende reformar o seu cômodo, mas não sabe por onde começar? Então confira a seguir alguns detalhes importantes para se levar em consideração durante este processo:
Invista em tubulações de qualidade
As conexões sanitárias são fundamentais para que um banheiro seja higiênico, econômico e eficiente. Elas são nada mais nada menos do que os sistemas de tubos e válvulas responsáveis por transportar tanto a água quanto os dejetos produzidos no cômodo.
Por conta disso, é fundamental que elas sejam de qualidade, e que sua instalação seja realizada por alguém que entenda do assunto. Atualmente, os modelos mais indicados para tal são os de PVC, pois além de leves e econômicos, este polímero plástico não contamina a água que passa por eles.
Vale ressaltar que, no caso de imóveis mais antigos, a conexão usada costuma ser a feita de cobre. Ele, porém, tende a se desgastar com o tempo, fazendo com que as instalações fiquem mais vulneráveis a entupimentos, o que também aumenta as chances de que a água que passe por ele seja contaminada.
Assim, sua substituição é recomendada, quando for viável. Por fim, é preciso considerar que economizar nas tubulações pode trazer uma série de problemas no futuro.
Dependendo do estado da estrutura, os vazamentos e infiltrações causados por estes defeitos podem chegar a comprometer os componentes metálicos da estrutura do imóvel. Em casos mais sérios, toda a edificação pode ficar comprometida.
Escolha a válvula de descarga com cuidado
A válvula de descarga é o que permite que os dejetos do vaso sanitário sejam eliminados de maneira segura e higiênica, sem o risco de contaminação da água tratada que chega para ser usada no imóvel.
Por mais simples que esse equipamento pareça, ele tem uma influência significativa sobre um dos principais gastos envolvidos com a manutenção da casa: a conta de água.
Em apenas uma descarga, o consumo para livrar-se dos dejetos pode chegar à casa das dezenas de litros – o que, além de aumentar a conta, prejudica o meio ambiente.
A boa notícia é que os fabricantes desta peça já desenvolveram aparatos mais econômicos, que conseguem manter o procedimento higiênico, mas com um gasto muito inferior de água.
Da mesma forma, há versões nas quais é possível acionar uma descarga mais econômica para resíduos líquidos, reduzindo o desperdício.
Por fim, vale ressaltar que, assim como no caso da tubulação, o modelo tem que ser de qualidade, e instalado por um profissional qualificado para tal.
Cuidado com os revestimentos escolhidos
O banheiro é, junto com a cozinha, um dos “cômodos úmidos” da casa. Ambos recebem este apelido devido ao fato de que o uso de água em seu interior é muito comum.
Por conta disso, é fundamental que os materiais de revestimento de piso e das paredes do banheiro sejam escolhidos com cuidado. Afinal, materiais que são pouco resistentes à água tendem a se degradar rapidamente em um ambiente com essas características.
As melhores opções são:
Cerâmica (azulejos);
Pintura acrílica;
Piso vinílico;
Mármores e granitos.
Outros materiais, como a madeira e tintas não impermeáveis não são boas opções. Em pouco tempo, o contato com a água fará com que sua aparência fique envelhecida, prejudicando o projeto decorativo do espaço.
Tenha o contato de um desentupidor de confiança
Por melhores que as tubulações e as válvulas do banheiro sejam, sempre há a possibilidade de que ocorra um entupimento. E, neste momento, não há alternativa, pois é preciso contar com um equipamento para desentupir – de preferência manejado por um profissional qualificado para tal, ou seja, um desentupidor.
A boa notícia é que há diversas ações que os moradores da residência podem tomar para evitar tais incidentes, como descartar resíduos sólidos no local correto (jamais na pia ou no vaso sanitário), instalar tubos e conexões de qualidade e trocá-los quando estiverem velhos.
Ainda assim, vale a pena ter o contato de uma desentupidora de confiança para possíveis imprevistos.