O design de interiores e a decoração dos ambientes residenciais, contam com uma ampla variedade de materiais para a composição visual do espaço.
Mármore, granito, porcelanato, vidro e madeira, são algumas das várias opções a quais os profissionais podem recorrer para realizar a decoração.
A escolha dos materiais para o design interior de uma casa, deve levar em consideração não só custo do material, mas sua resistência e adequação ao estilo do ambiente.
Uma das alternativas mais utilizadas em razão desses requisitos, se trata da madeira. É um material resistente, esteticamente agradável e economicamente viável, quando comparado ao mármore e ao granito, por exemplo.
Saiba como cuidar de forma adequada da madeira
Pode auxiliar na composição de um ambiente mais rústico, especialmente quando se utilizam lâmina e taco de madeira, com aspecto envelhecido ou mesmo um ambiente moderno – com superfícies lisas e em móveis planejados.
Sendo um recurso muito abundante e extremamente versátil, a madeira pode ser empregada de diferentes formas em sua casa.
Para que a decoração e a construção da casa, sejam feitas de forma mais sustentável, procure verificar a procedência da madeira utilizada e se possui certificado que regulamenta seu uso.
O ideal é que sejam aplicadas madeiras de áreas de reflorestamento, mas caso não seja possível, você pode optar por empresas que tenham preocupação e tomem medidas em relação à preservação ambiental.
Independentemente do uso dado à madeira em sua casa, só não se esqueça que ela requer manutenção: limpeza periódica, prevenção de impactos e impermeabilização, são essenciais.
A limpeza deve ser, preferencialmente, realizada com produtos de limpeza neutros e a impermeabilização, é recomendada para evitar que a madeira absorva odores e que entre em contato com umidade.
O que levaria a sua deterioração mais rapidamente. Uma outra forma de realizar a manutenção do amadeirado, é por meio da renovação de sua superfície caso esteja com um aspecto envelhecido.
Esta realizada pela utilização de uma raspadora de tacos por profissionais. Caso resida em São Paulo e decida investir na raspagem de assoalho zona leste, conta com diversas prestadoras do serviço a preços competitivos.
Confira agora algumas das formas de utilizar a madeira
Mobiliário
É muito comum que se tenham móveis de madeira em lojas de móveis rústicos.
Dependendo do tipo de madeira utilizado, esse mobiliário pode ser ideal, se você pretende um ambiente nesse estilo.
Ainda, se você busca atribuir um ar de modernidade ao seu lar, os móveis planejados em madeira são ótimas alternativas. Além de serem muito bonitos, são também resistentes e duráveis.
Escadas
No caso de haver mais de um pavimento em sua residência, você pode empregar a madeira na composição dos pisos, corrimãos e guarda corpos das escadas.
Ela é ligeiramente mais difícil de se combinar com vidro, metal ou outros materiais decorativos, então o ideal é que em uma escada de madeira, guarda corpo e corrimão, também sejam do mesmo material.
O guarda corpo e o corrimão, serão obrigatórios caso o desnível seja maior do que um metro, então, diante da obrigatoriedade, não deixe de criar essa combinação.
Vigas
Algumas das vigas de sua casa, podem ser recobertas por madeira. Ao invés de manter sua cobertura em alvenaria ou mesmo sem revestimentos, colunas e vigas, podem receber chapas de madeira e mudar totalmente a identidade do ambiente.
Pisos
Hoje em dia, ficaram no passado os modelos aplicados em madeira que geram ruídos. O mercado disponibiliza atualmente uma imensidão de tipos, cores e modelos de materiais em madeira.
Estes que não geram desconforto sonoro e ainda podem se adequar à identidade de vários ambientes: piso de taco de madeira, assoalhos, carpetes de madeira e pisos laminados, são algumas das opções.
Existe até a opção de recorrer a um piso que imita madeira, feito em porcelanato ou vinil para redução dos custos, o que comprova que em relações a questões estéticas a madeira é tendência.
Jardins
Se sua residência contar com área externa, você pode utilizar a madeira tanto para decoração, quanto para mobiliar o espaço.
Mesas e cadeiras, piso, balanços, cercas, caixotes para plantio e bancos podem ser construídos nesse material para diversas finalidades.
Piscina e churrasqueira
Em ambientes com muita umidade, recomenda-se o emprego de um deck de madeira modular, pelo fato de permitir a passagem de umidade pelos entremeios dos tacos.