Construção de residências e seus materiais básicos

A construção de uma residência é algo muito trabalhoso e cheio de detalhes. Por isso, a construção e todos os seus serviços necessitam de paciência e muito investimento para que seja possível ter um bom trabalho finalizado.

Isso tudo ocorre pois, para que uma edificação seja bem estruturada e de qualidade, que não tenha nenhum risco, ela precisa de variados materiais, estudos e principalmente profissionais qualificados para o trabalho.

Há muitos elementos que são envolvidos em uma construção, desde a areia e pedra, até os mais rebuscados equipamentos que ajudarão a levantar todos os pilares, lajes e afins. Ou seja, é realmente muito detalhe.

Hoje falaremos dos maiores e mais procurados materiais, que estão sempre presentes nas obras. Então, acompanhe este artigo e confira sobre alguns elementos indispensáveis para sua construção!

Tipos de areias e pedras

Primeiramente falaremos de alguns elementos que estão presentes em todos os processos da obra, ou seja no começo, no meio ou em seu fim.

Nesse cenário, tanto a pedra quanto a areia lavada costumam ser utilizadas para variados pontos e momentos nesses locais.

A areia é um agregado miúdo, um dos menores utilizados na construção civil e é produzida a partir da fragmentação de rochas, como o quartzo, a sílica, o calcário e muitos outros.

Ela é composta por pequenos grânulos que passam pelas peneiras e atingem o tamanho máximo de 4,8mm. Após isso, acaba se tornando pedra, ou também brita, que falaremos mais a seguir.

A areia, principalmente lavada, que é a mais usadas nas obras, costuma ser extraída de leitos de rios, por meios de um processo de captação com dragas de sucção, maquinários especializados para retirar dejetos desses locais.

Quando ela é captada, é separada em três tipos, que são a fina, a média e a grossa. A fina possui de 0,05mm a 0,42mm e é muito usada para revestimentos internos, fabricação de argamassas e rebocos.

A areia média já é um pouco maior, medindo entre 0,42mm e 2,00mm. Assim pode ser utilizada para fabricar concreto e argamassas para assentamento de blocos e tijolos.

Por fim, a areia grossa tem entre 2,00mm e 4,00mm e fabrica tanto concreto quanto chapisco.

Mas, após essas numerações, esse elemento se torna uma brita, começando pelo pedrisco preço m3. Conhecido também como brita 0, ele é usado em vigas e vigotas, além de lajes, tubos, concreto e jateamentos.

Há muitos outros tipos além dele. Uma das mais conhecidas e utilizadas em construções é a brita 1. Ela possui até 19mm e está presente em colunas, lajes e vigas.

A pedra brita 1 também pode ser encontrada em concreto e ajuda em toda parte estrutural do local.

Outros tipos de brita são:

  • Brita 2;
  • Brita 3;
  • Brita 4;
  • Brita 5.

Por mais que elas sejam diferentes e possuírem papéis em variados locais de obras, é interessante pensar que essas britas ajudam sempre na estruturação da edificação.

Cobertura

Outro momento muito importante de uma construção é a cobertura. O telhado é um dos elementos principais de uma casa, pois é ele quem basicamente “veda” o local e faz com que ele não sofra alterações climáticas nas partes internas. Mais ainda, ele é o responsável pela durabilidade da estrutura e segurança dos objetos que serão colocados dentro do imóvel.

Uma telha muito utilizada atualmente é a telha de fibra de vidro, também conhecida como fibrocimento. Essa é uma opção econômica, de qualidade e também possui uma ótima estética para o ambiente.

Seu material chegou no mercado para substituir a fibra de amianto, que era muito tóxica para saúde. Então, essa nova alternativa chegou, além de manter as pessoas mais saudáveis e sem riscos, quanto para inovar. Alguns de seus benefícios são:

  • Alta durabilidade;
  • Resistência;
  • Fácil instalação;
  • Podem ser pintadas;
  • O kit já vem completo;
  • Podem até mesmo ser utilizada para fechamento lateral;
  • Anticorrosivos;
  • Conforto termoacústico.

Como podemos ver, a telha de fibrocimento ajuda a trazer uma grande quantidade de bem-estar e segurança, além de possuir uma estética diferenciada, fazendo com que o ambiente fique moderno e único.

Essas foram as nossas dicas de hoje, que podem ser aplicadas em todas as construções, para que seja possível possuir um ambiente muito bom e principalmente resistente, livre de materiais tóxicos.

Aproveite todos esses materiais e faça com que o seu investimento seja totalmente dinâmico e possível.