Quando se fala de construção civil, muitas pessoas logo confundem este assunto com engenharia civil. Entretanto, estes dois conceitos são bem diferentes uns dos outros.
Isso porque, enquanto a construção civil consiste em qualquer tipo de atividade exercida relacionada com a produção de obras físicas.
A engenharia civil abrange todas as funções básicas cujo objetivo é garantir o bem-estar, o desenvolvimento da sociedade e a proteção ambiental.
Dessa maneira, por meio de atuações científicas, administrativas e tecnológicas, um engenheiro civil consegue trabalhar em serviços e obras como:
- Barragens;
- Prédios;
- Pontes;
- Estradas;
- Sistemas de água e esgoto;
- Aeroportos;
- Entre outro.
Todo esse trabalho é feito observando parâmetros de segurança, qualidade, economia e funcionalidade. Assim, a seguir, serão mostradas algumas responsabilidades de um engenheiro.
Observação de normas de segurança
As normas de segurança são itens necessários para praticamente qualquer tipo de espaço em que há uma grande concentração de pessoas.
Esse trabalho deve ser pensado por um engenheiro civil, já que ele deve ser capaz de fazer o planejamento de um espaço levando em consideração a NR 23 (Norma Reguladora) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Por sua vez, estabelece uma série de regras a serem seguidas para a prevenção de incêndios em diversos tipos de edificações.
Dessa forma, algumas das determinações impostas por tal norma estabelecem que todo e qualquer local de trabalho precisa ter:
- Saídas suficiente para a retirada em casa de incêndios;
- Proteção contra incêndios;
- Equipamentos adequados e suficiente para o combate ao fogo;
- Pessoas treinadas para usar tais equipamentos.
Ainda pensando no caso das saídas de emergência, o engenheiro precisa ser capaz de levar em conta as normas estabelecidas, algo que, necessariamente, implica na estrutura do projeto de construção.
Dentre os equipamentos utilizados para o combate de incêndios, existem os sprinklers, os quais nada mais são do que uma espécie de chuveiro.
No seu interior, existe uma substância capaz de identificar quando um espaço está muito quente.
No caso dos incêndios, o bulbo onde se encontra tal líquido se expande até se rompedor, liberando a água contida no equipamento.
Trata-se de um dos itens mais eficientes para o combate a incêndios, além de se mostrar como uma alternativa bastante econômica para reduzir os prejuízos que o fogo pode causar a uma edificação.
Nessa situação, o engenheiro civil precisa projetar o prédio pensando no funcionamento de tais chuveiros e a tubulação que irá alimentá-los.
Além disso, é importante que os engenheiros tenham em mente a necessidade de se sinalizar os equipamentos de segurança no caso de incêndio.
A sinalização faz parte de outra norma da ABNT, a NBR 13434, a qual precisa fazer parte do conhecimento do engenheiro civil.
Este, por sua vez, ao pensar na placa de sinalização de extintor dentro de um espaço, por exemplo, precisa ter em mente o posicionamento dela e a sua coloração.
Como também o seu tamanho, o material com o qual foi confeccionada, entre outros aspectos criados para oferecer uma sinalização adequada e eficiente para o combate a incêndios.
A decoração
Este é um dos grandes questionamentos que as pessoas fazem a respeito da engenharia civil.
O motivo disso é que a decoração não é exatamente uma tarefa de um engenheiro, e sim algo mais voltado para arquitetos e designers de interiores.
Portanto, são estes profissionais com o conhecimento técnico necessário para saber quais itens ficarão esteticamente melhores dentro de um espaço.
Assim, um arquiteto é capaz de planejar uma cozinha feita em aço, por exemplo. algo muito buscado por diversas pessoas na atualidade.
Um armário de aço cozinha, além de ser um item com um preço bastante acessível, possui uma grande durabilidade proveniente do aço inoxidável, o qual protege não só este mas todos os móveis feitos de aço contra o enferrujamento.
Outro trabalho desempenhado pelos arquitetos e designers é a instalação de carpetes em uma casa. Este item é bastante interessante para quem deseja obter um piso agradável sem precisar, necessariamente, fazer uma troca de pisos.
Contudo, os carpetes possuem um problema constante, que é a sujeira. Por isso, é necessário sempre contratar um serviço de higienização de carpete.
Este trabalho é feito por empresas especializadas por meio de diversas técnicas, garantindo o máximo de limpeza sem provocar nenhum tipo de dano ao carpete.