Existe uma imensa variedade de técnicas e produtos que são diariamente aplicados na construção civil para a geração de resultados mais práticos e seguros dentro do setor.
Por isso, é muito importante que todos os profissionais da área possuam conhecimentos sobre as atividades realizadas, criando mais estabilidade e produtividade no canteiro de obras.
Você sabe como são feitas as construções em estruturas metálicas? E quais são as diferentes formas de utilizar o concreto para a obtenção de estruturas mais precisas?
No artigo que você acompanha a seguir, reunimos algumas dicas importantes e informações extremamente úteis que podem fazer toda a diferença no cotidiano de diversos segmentos no levantamento de edificações. Confira!
Estruturas metálicas
As estruturas metálicas têm se destacado cada vez mais no setor brasileiro de construção, em especial por ser uma técnica construtiva muito eficiente e que fornece uma série de vantagens para quem quer economizar nos custos, como também no tempo.
Não é por acaso que esse modelo já ganhou um espaço de destaque, mesmo sendo bastante recente na história nacional.
Um dos diferenciais que mais chamam a atenção é a garantia de qualidade, já que os elementos utilizados são industrializados e a mão-de-obra, feita sem improvisações, gera resultados mais eficientes por meio de projetos mais rigorosos.
Em muitos casos, opta-se pela construção da base e das paredes no método tradicional de alvenaria, utilizando apenas a Cobertura metálica.
Isso promove muito mais agilidade e fluidez dentro do ambiente de trabalho sem prejudicar a eficiência e o acabamento, assegurando a proteção conforme as exigências do projeto.
Entre as etapas na utilização das estruturas metálicas em uma obra, podemos destacar:
- Elaboração rigorosa do projeto;
- Fabricação da estrutura conforme demanda;
- Transporte dos materiais;
- Montagem.
Alvenaria facilitada
A alvenaria é o método construtivo mais tradicional no setor, de modo que muitos empreendimentos são feitos a partir da aplicação de vigas, pilares e lajes.
No entanto, com o surgimento cada vez mais frequente de demandas que tornem esse procedimento e essa composição estrutural mais práticos e ágeis, a alvenaria estrutural ganhou o mercado.
Esse tipo de construção se baseia em um sistema em que as paredes são responsáveis pela estruturação da edificação, de modo que as vigas e os pilares podem acabar ficando de fora e, com isso, se torna possível economizar de diversas formas.
A técnica mais tradicional, portanto, chamada de concretagem, tem sido substituída pela alvenaria do tipo estrutural, que aplica blocos de concreto ou os chamados cerâmicos autoportantes.
Uma dica importante é garantir que o fornecedor saiba que você está realizando uma compra para a construção desse tipo de alvenaria, pois assim ele poderá selecionar os blocos que mais se adequam a esse tipo de aplicação (blocos estruturais).
Entre os principais benefícios oferecidos por essa técnica, podemos destacar:
- Redução de consumo;
- Mais rapidez;
- Custo reduzido;
- Facilidade na aplicação;
- Organização do canteiro.
Materiais essenciais
Existem diversos materiais que são empregados diariamente nos canteiros de obras para garantir mais segurança e os resultados eficazes desejados.
Dessa forma, é importante entender precisamente a aplicação mais adequada de cada um desses elementos para garantir o cumprimento às exigências do projeto.
O Concreto projetado é um exemplo, pois ele é especialmente introduzido por meio de jatos promovidos por mangueiras que utilizam o ar comprimido para a geração da energia necessária para o jateamento.
De acordo com o tipo de lançamento, que pode ser com água na pré-mistura ou não, o processo pode ser executado por via seca ou úmida.
Uma das principais vantagens de seu uso é que esse material dispensa o uso de formas e agiliza a entrega da obra, sendo ideal para projetos emergenciais.
Gerenciado a obra
Para assegurar uma série de aspectos com relação à obra, tais como a obediência as normas vigentes e a redução otimizada e consciente de custos, é possível contar com os serviços de uma Gerenciadora de obras sp, que analisa o desempenho de diferentes construtoras e se responsabiliza pelos procedimentos de controle de qualidade.
O mais importante quando se trata de uma obra é garantir que cada etapa realizada tenha como base o emprego de materiais de construção de qualidade assegurada, sem falar que a mão-de-obra qualificada é a melhor forma de gerar resultados mais seguros e duráveis.