A construção de varandas é muito comum no Brasil, principalmente por vivermos em um país tropical, no qual o tempo é um tanto “instável” e em um único dia é possível vivenciar todas as estações do ano.
A varanda é, basicamente, a transição entre espaços internos e externos do ambiente, fazendo com que a saída ou entrada na casa seja mais confortável.
Com a popularização dos ornamentos que envolvem a varanda, o mercado começou a inovar e criar diversos materiais e estruturas para decorar, melhorar, ampliar e renovar todas as partes da varanda. Como essa evolução tem sido gradual, esse artigo tem como objetivo ressaltar os pontos mais importantes para se atentar na hora da construção da sua varanda.
O uso do vidro em varandas
O uso do vidro para realizar o fechamento de sacada tem sido uma grande tendência no meio da construção civil. Isso porque o item proporciona uma visão ampla dos arredores sem interferir na privacidade do morador.
Além disso, ele é um material muito elegante, não alterando muito a estética do imóvel, apesar de valorizá-lo.
No entanto, é possível usar diversos tipos de material na sua varanda, como:
Madeiras;
Pedras;
Alumínios;
Porcelanatos.
Contudo, um dos que trazem maior elegância é, sem dúvidas, o vidro. De certo tempo pra cá esse material tem se destacado no mercado por vários fatores, o primordial é que entrega a transição entre ambiente interno e externo com uma leveza única.
Isso proporciona também com que qualquer parte da casa tenha uma sensação de profundidade maior, fazendo com que os ambientes pareçam maiores e mais espaçosos.
Por existirem muitos modelos no mercado vamos abordar os principais que são utilizados em varandas.
1. Vidro temperado
A varanda é uma parte que fica exposta, ou seja, é sempre possível que ela seja alvo de algum estilhaço, pedra ou até mesmo de fortes chuvas com granizo. Sendo assim, precisa ser altamente resistente a risco, danos, fissuras e pressões.
Esse material no seu formato temperado é perfeito para atender a todas essas necessidades. O seu processo de fabricação consiste basicamente na exposição do material a temperaturas muito altas (geralmente em 600°C+) e após dar o formato desejado o material é resfriado de uma só vez. Esse choque entrega para o produto uma resistência extremamente alta.
2. Vidro reflexivo
Como abordado no tópico anterior, a varanda é uma área exposta, por conta disso os moradores podem ter uma perda da sua privacidade.
No entanto, essa preocupação foi sanada com a criação de vidros reflexivos que tem a função de retomar a privacidade. Isso porque o material reflexivo tem uma função dupla, na qual quem está dentro consegue enxergar com clareza tudo do lado de fora, porém, o contrário é impossível.
Sendo que, quem olha de fora tem um efeito de reflexo, sem conseguir distinguir o que tem do lado de dentro. Por conta dessa função os vidros reflexivos têm ganhado muita popularidade em varandas.
Esse é um material que pode ser moldado conforme o desejo e necessidade do ambiente, assim como pelo gosto do proprietário.
Sendo assim, é possível encontrar alguma vidraçaria em Guarulhos, ou outra região, que faça uma peça adequada para cada área da sua casa, seguindo os padrões estabelecidos pelo proprietário, com um material adequado para a necessidade do ambiente.
Finalizações com vidro
Além do uso desse material para a criação de modelos em varandas, é possível utilizar com certa liberdade para finalizações em varandas e sacadas.
É possível, por exemplo, fazer uma cobertura de vidro para varanda que fique agradável em todos os sentidos e que pode trazer benefícios e, inclusive, influenciar o custo-benefício da sua obra.
Nesse sentido, é possível destacar a entrada de luz natural em toda a varanda e também na área interna da residência, o que gera uma economia na conta de energia e deixa um ambiente muito mais agradável durante o dia e muito mais sofisticado durante a noite.
Por este motivo, muitas pessoas optam por fazer todo o fechamento de sacada com vidro, além de toda a segurança que o material proporciona.
Acabamentos decorativos
Uma das principais tendências do mercado atual é realizar a decoração com aparelhos derivados de material transparentes e/ou espelhados.
Isso porque o material torna o local muito mais agradável para qualquer olhar. Um exemplo bom para citar referente a isso é a sacada de apartamentos e casas que contam com diversos itens de vidros, como os espelhos, para decoração e acabamento do ambiente.
Algumas pessoas optam por peças suspensas, presas por alguma haste metálica ou por cordas. A ideia de suspender o item é muito viável pois garante que ninguém esbarre e quebre, a mesma recomendação é feito no uso de espelho decorativo.