O concreto, também conhecido como betão, é um dos materiais mais populares na construção civil. Ele pode ser usado em praticamente todos os tipos de obras, como paredes, revestimentos, estruturas de sustentação, entre outros.
De maneira geral, o concreto é formado pela mistura de água, cimento e agregados (miúdos, como areias naturais e artificiais; ou graúdos, como pedras britadas). Ainda pode-se incluir aditivos na massa, para incrementar e oferecer novas propriedades ao concreto.
Uma das maiores vantagens de se utilizar concreto diz respeito à resistência, pois o material é capaz de suportar atritos, choques mecânicos, variações de temperatura, intempéries e corrosão.
Por esse motivo, a construção civil tem preferência pelo concreto, já que ele não irá prejudicar a obra e, ainda, promoverá uma boa durabilidade às estruturas.
Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico e a introdução de vários tipos de materiais, foi possível construir bloco de concreto ainda mais resistentes, combinados com novos aditivos.
Dessa maneira, tem-se um produto ainda mais forte, com boa liga, que pode ser usado em diferentes etapas da construção.
Concreto armado: especificações e diferenciais do material
O concreto armado tornou-se a técnica mais popular de construção.
Ele surgiu da necessidade de mesclar a resistência com a compressão, em conjunto com a durabilidade da pedra e as características do aço. O resultado é um material de alta dureza, que pode ser aplicado em obras de engenharia com boa capacidade de tensão.
Para adquirir o concreto armando é preciso, em primeiro lugar, fazer a mistura de concreto, com o uso de uma betoneira.
Esse equipamento é usado para adquirir uma massa mais consistente e uma argamassa de qualidade. A betoneira é uma máquina de grande porte e, em seu interior, é possível adicionar todos os compostos do concreto e demais aditivos.
A betoneira também é chamada de misturador de concreto preço, sendo uma das máquinas indispensáveis para qualquer canteiro de obras.
Além das betoneiras, outros equipamentos essenciais para a realização das construções são:
- Furadeiras e esmerilhadeiras;
- Discos de acabamento e lixas;
- Martelos, pregos e demais componentes de fixação;
- Mini escavadeiras ou escavadeiras.
Neste ponto, é importante ressaltar que para a realização de furo em concreto preço diferenciado, especialmente no concreto armado, é necessário realizar a aplicação de ferramentas especiais, como serras, brocas ou até mesmo o fio diamantado.
Normalmente, o procedimento é feito para a execução de pavimentos de concreto, lajes, paredes, pilares e vigas. Ou seja, o furo de concreto é imprescindível para o desenvolvimento de obras e construções.
O concreto também é aplicado nas construções de alvenaria, em conjunto com outros materiais, como o tijolo, cerâmica, pedras e até mesmo vidro.
A alvenaria é bastante resistente e é fácil de reformar, quer dizer que, em necessidades de mudança, é possível fazer modificações de maneira fácil e simples.
Como o concreto pode ser reaproveitado e reciclado
Fora todas as vantagens da construção em concreto, o material ainda é passível de reciclagem e reaproveitamento.
Além disso, entre todos os métodos construtivos, o uso do concreto é o que menos gera resíduos.
A argamassa de concreto é vista como resíduo de duas formas: o lastro, quando o material fica impregnado no interior da betoneira, ou a sobra, que é o volume residual não descarregado na obra.
A reciclagem pode ser feita com concreto fresco, gerando economia significativa para a construção e também colaborando para a preservação ambiental.
Para o reaproveitamento de concreto, pode-se utilizar a esteira transportadora para reciclagem, que irá pegar os materiais duros de argamassa e movimentá-los até o centro de reciclagem. O equipamento é altamente eficiente e, além da construção civil, também é visto em indústrias.
Fora a esteira, a reciclagem do concreto endurecido utiliza um britador, que tritura o material e produz agregados.
A britagem das sobras do concreto endurecido é conhecido como agregado reciclado. Para a produção do material, é necessário seguir corretamente as normas técnicas e demais especificações, principalmente a ABNT NBR 15116, para uso em concretos não estruturais.
Praticamente todos os tipos de concreto podem ser reciclados e a maior vantagem é a sustentabilidade.
Por esse motivo, quem deseja preservar o meio ambiente e contribuir para a natureza, pode optar pelo reaproveitamento do material.
A reciclagem também pode ser feita por meio de aditivos estabilizadores de hidratação, que melhoram as propriedades do concreto.