Construir ou reformar é um processo que demanda variadas etapas, e todas devem ser bem planejadas para que a execução seja a mais correta possível. A falta de algum elemento que seja principal pode acarretar atraso na obra e deficiência na qualidade.
Assim, é muito importante conhecer todos os elementos que uma construção deve ter, que vão desde a contratação de profissionais para cada etapa da obra, que sejam bem qualificados e treinados, como o uso de ferramentas diversas e de alta potência, da betoneira pequena para construir o concreto até as parafusadeiras.
Neste artigo, mediante a todos os desafios que a construção civil apresenta, falaremos sobre os elementos que são indispensáveis durante a execução, passando pela mão de obra, alguns procedimentos técnicos como os laudos e as vantagens da locação de equipamentos.
Os laudos técnicos na construção civil
Quando pensamos em construção civil nos vem a mente um canteiro de obras grande e cheio de componentes e ferramentas e esquecemos que por trás de tudo aquilo há procedimentos burocráticos que são feitos e seguidos.
Da escolha da escada andaime até a instalação de um quadro elétrico, tudo segue uma regra, um regime burocrático.
Um deles é conhecido como laudo técnico ou chamado laudo pericial. Esse documento é uma forma de assistência, em que é feito uma análise técnica por perito oficial, que usa métodos e dados científicos para constatar um fato, sendo emitido um parecer técnico ou não.
O laudo técnico serve para vários fins além da construção como:
- Desapropriação;
- Inventário;
- Aspecto de renovação do aluguel;
- Avaliação de imóvel.
É muito importante, portanto esse documento para garantir que problemas sejam visto antes de acontecer, e apontar uma solução, seja indicando uma nova metodologia de construção ou um novo disco de corte para furadeira.
Abaixo falaremos sobre dois tipos de laudos principais:
1. Laudo de reforma
Esse laudo tem o objetivo de indicar se a obra é inviável ou se há a necessidade da reforma em algumas construções.
De modo mais geral, possui uma série de laudos mais específicos, sempre de acordo onde pretende fazer a intervenção. É muito comum em reformas em edificações de alvenaria estrutural.
2. Laudo elétrico
São laudos que focam nos sistemas elétricos, tanto quanto a alimentação, quanto a sua distribuição elétrica. Assim, verifica o que deve ser feito, como deve ser feito para que o sistema fique seguro e adequado.
Existem outros laudos dependendo da situação de reforma, em áreas rurais é comum laudo técnico para abertura de poços artesianos por exemplo. Abaixo falaremos sobre os profissionais necessários para a construção.
A mão de obra para as construções
Os profissionais dentro de uma obra são essenciais para o sucesso da execução do projeto. E vai muito além dos profissionais da arquitetura e do engenheiro.
Abaixo falaremos sobre a mão de obra que são encontrados na construção civil.
1. Arquiteto
É o profissional que desenvolve o projeto que será construído. O arquiteto consegue traduzir as ideias do cliente em um projeto executivo, além de organizar os documentos feitos na prefeitura, como as plantas da prefeitura.
2. Engenheiro
Este coloca em prático o serviço do arquiteto, desenvolvendo soluções para executar o que foi projetado, indicando estruturas com escoras metálicas, além de todo o projeto do sistema elétrico e hidráulico da obra.
O engenheiro trabalha em conjunto com o mestre de obras para que todas as questões técnicas sejam feitos da melhor maneira possível.
3. Mestre de obras
Este tipo de profissional é responsável pela supervisão da obra, mais especificamente das etapas, que vão desde a realização dos alicerces até a conclusão.
Também ajudam a fazer o controle dos materiais, além da distribuição de tarefas, manter a ordem do canteiro, e faz uma ponte entre o engenheiro e os trabalhadores.
Também apontam os melhores equipamentos, como o uso dos discos diamantado, entre outros.
Além dos profissionais as ferramentas são muito importantes para a execução das tarefas, e uma das formas de garantir este uso é recorrer ao uso das locações de máquinas, pois trazem qualidade, segurança e muita eficiência as etapas.
Com todos esses pontos que tratamos aqui é possível desenvolver um projeto de alta qualidade e que agrega variadas metodologias. Enfim, o que podemos concluir é que para uma construção firme e objetiva é preciso planejamento.