Trânsito, pressões no trabalho e conflitos familiares. Praticamente todas as pessoas têm que lidar com esses fatores ao longo da vida e a área de lazer planejada, o que, por sua vez, pode tornar seu cotidiano extremamente estressante.
Por conta disso, não é raro que a casa seja vista como uma espécie de santuário ou refúgio, como se ela fosse um abrigo de todas essas fontes de tensão.
Porém, nem todos consideram que podem criar um cômodo dedicado especialmente ao lazer e ao relaxamento em casa: Afinal, os lançamentos imobiliários têm metragens cada vez menores.
Ainda assim, quase sempre é possível criar um espaço, por menor que seja, que seja inteiramente dedicado ao relaxamento.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para decorar sua área de lazer:
Invista em materiais duráveis
Como o seu próprio nome diz, uma área de lazer e de relaxamento jamais deve ser uma fonte de stress.
Uma das maneiras de garantir que isso não aconteça é empregar materiais resistentes em sua decoração, que não precisarão ser reparados ou substituídos em um período muito curto. Algumas boas opções são:
Calha metálica galvanizada;
Madeira de lei;
Objetos de aço inox;
Acabamentos e móveis em PVC.
Essa medida ajudar a fazer com que o ambiente ficará funcional por mais tempo, evitando o stress proveniente de reformas e outros tipos de reparos.
Assim, por mais que algumas delas façam com que o valor necessário para completar a decoração seja mais alto, o investimento extra compensa:
A calha galvanizada preço, por exemplo, é mais elevado que o dos modelos que não passam pela galvanização, mas tem uma vida útil muito mais longa.
Transforme o local em um espaço social
Está cientificamente comprovado que a convivência com amigos e familiares faz bem à saúde, tanto física quanto mental.
Deste modo, uma medida interessante para melhorar a sua qualidade de vida é transformar seu espaço de lazer em uma zona social e apropriada para reunir pessoas.
Uma das melhores maneiras de se fazer isso é projetar o local de modo que ele se transforme em um cômodo para refeições, como uma area de churrasqueira.
Para tal, é preciso contar com itens como uma bancada para a manipulação de alimentos, uma pia para higienização e um conjunto de mesas e cadeiras onde todos possam comer.
Caso seja possível, também é interessante que haja uma geladeira e um fogão, tornando o local mais completo e facilitando o preparo de refeições.
Caso o espaço disponível seja escasso, também há maneiras de convertê-lo em um cômodo com esses traços.
Uma solução interessante para eles é contar com uma churrasqueira eletrica: além de ela dispensar o uso de carvão, é pequena, leve e portátil.
Use e abuse das plantas
Outro fato já constatado por cientistas é que plantas fazem bem à nossa saúde. Além de purificar o ar e deixar o ambiente mais fresco, elas ajudam a criatividade a fluir melhor e têm até mesmo o poder de reduzir a pressão arterial, ajudando a diminuir o stress.
Essas vantagens tornam plantas de todos os tipos recursos perfeitos para se criar uma área de relaxamento e lazer em casa.
Seja o cômodo uma churrasqueira gourmet ou um quintal com piscina, elas são sempre bem-vindas.
Móveis confortáveis são imprescindíveis
Todos os cômodos da casa contam com objetos que são meramente funcionais.
É preciso, por exemplo, que o telhado conte com uma estrutura que facilite o escoamento de água da chuva, evitando que ela deteriore a estrutura. Para tal, usa-se a calha de aluminio.
Porém, no caso de uma área de lazer, o conforto deve ser a prioridade durante a elaboração do projeto decorativo.
Assim, por mais que tais objetos funcionais também tenham que estar presentes, é fundamental contar com itens de conforto, como cadeiras, sofás e almofadas macias.
No caso de lugares frios, também é interessante inserir um tapete no ambiente.
Invista em iluminação e ventilação
Ao elaborar um projeto, todo e qualquer arquiteto se preocupa com dois fatores fundamentais:
A iluminação e a ventilação. Isso pois um ambiente escuro e/ou abafado tem seu conforto comprometido, fazendo com que ele não seja devidamente aproveitado.
No caso de espaços de lazer, isso é ainda mais importante. Lembre-se: a ideia é que ele te faça relaxar, e que jamais gere stress ou qualquer tipo de desconforto.