Todo mundo tem vidro em casa, seja em uma porta, janela, espelho ou em outros tipos de materiais de decoração e de arquitetura do ambiente. Esse elemento é muito importante e está presente em, praticamente, todos os lugares, residências, lojas, consultórios e escritórios.
Na sua casa ou apartamento você pode usar o vidro em diversas opções e estilos. Há, por exemplo, o vidro para varanda que é uma opção linda para se usar nesse tipo de espaço, fica bem moderno, combina com vários padrões e pode ter um custo bem baixo para quem coloca.
Nos próximos tópicos, você vai ter ideia de como usar o vidro em casa. Além de saber um pouco mais sobre a blindagem residencial e outros aspectos que envolvem esse objeto tão valoroso para a decoração e a arquitetura.
Como usar o vidro em casa?
A vidraçaria é uma arte, já que com esse elemento é possível criar um monte de outros objetos. Pode ser um porta-retrato, um espelho desenhado, uma grande porta só de vidro ou outros elementos variados.
O ideal é que você pense no estilo da sua casa e como o vidro pode fazer parte dela. Se for um ambiente mais futurista, esse elemento é essencial, já que ele tem muito a ver com o padrão moderno, inovador.
O vidro pode ser transformado em várias coisas, ter formatos diferentes, tudo isso faz dele um elemento de futuro na arquitetura.
Porém, não é apenas aí que se pode usar esse importante objeto. Uma cortina de vidro, por exemplo, fica ótima em qualquer estilo. Na sala de estar ou na varanda do quarto são boas opções para usar essa peça. Na lista a seguir, você vai ter algumas outras dicas de como utilizar o vidro em casa.
- Porta de vidro;
- Box para banheiro;
- Lustre;
- Teto de vidro;
- Escada;
- Bancada;
- Espelhos;
- Entre outros.
Se fosse para descrever tudo que se pode usar vidro, essa lista seria interminável. O objetivo é que você tire boas ideias deste texto para poder usar no ambiente que deseja decorar.
Quais tipos de vidro existem?
Atualmente, vários brasileiros têm investido em um tipo de vidro blindado na decoração da casa, já que isso alia estilo e segurança. Muitas casas espalhadas pelo país são quase que completamente de vidro, sem parede de concreto, sem madeira, apenas uns elementos em metal, aço, para dar esse ar moderno ao padrão estético do lugar.
O blindado é uma ótima opção, visto que, hoje, ele pode ter várias texturas, cores, sombras e diferenciações que antes não eram possíveis e faz com que a decoração fique mais fácil de ser feita.
Outra opção que é muito utilizado são os vidros temperados, que já fazem parte da realidade da vida dos brasileiros e brasileiras. Basicamente, quase todo vidro usado em casas mais tradicionais, antigas e de boa estrutura, é o temperado.
Ele é forte, aguenta altas temperaturas, a água, a maresia e o atrito. Por conta disso tudo, ele é preferência nacional, ainda mais quando o assunto é box para banheiro.
Além desses tipos, existem outros que também vêm sendo bastante utilizados no país. É o caso do vidro laminado, o acústico, o float, o impresso e alguns outros estilos que começam a surgir nas casas e apartamentos e mostram o seu valor enquanto objeto de decoração.
É caro de se colocar?
O vidro é um dos objetos mais simples e, ao mesmo tempo, mais sofisticados que existem na decoração. Você consegue fazer uma boa arquitetura do imóvel com esse elemento sem gastar quase nada de dinheiro.
Ao mesmo tempo, se quiser algo mais luxuoso, também consegue fazer ao adquirir outros tipos de vidro que possuem um valor de mercado maior, como é o caso dos blindados.
Tudo vai depender do que você quer, mas independentemente do valor que tenha para construir, reformar, decorar sua residência, o vidro pode e deve estar em determinados locais e ambientes. Ele é um objeto essencial, sem ele a organização da casa fica incompleta.
Agora que você já sabe tudo sobre vidro e blindagem residencial, é hora de fazer aquela pesquisa pelas vidraçarias da sua cidade e região, para descobrir quais empresas oferecem o melhor serviço, com o elemento de melhor qualidade e peço preço mais justo.