A decoração de um ambiente residencial depende de diferentes detalhes, que podem depender de acabamentos estruturais até a composição de objetos específicos.
Para uma sala de estar aconchegante e personalizada, é preciso garantir uma mobilidade adequada, com móveis posicionadas em pontos estratégicos.
Equipamentos eletrônicos também costumam fazer parte deste cenário, como aparelhos de som e televisores, que proporcionam entretenimento e diversão nas horas de descanso e nos dias de folga.
Diferentes móveis também estão presentes no ambiente, como poltronas, sofás, estantes, mesas de apoio e de centro.
Para o cômodo não ficar abarrotado de elementos desnecessários, há duas soluções: se atentar ao básico e para o que é realmente essencial ou contratar um profissional que trabalha com decoração ambiente, para ajudar na composição e tudo ficar de acordo com as expectativas.
Beleza complementar com mais privacidade
A intimidade é uma coisa que deve ser preservada, para os momentos em família, quando necessário. Para evitar intromissões alheias, a decoração ajuda de maneira complementar, com o uso de equipamentos nas janelas que impedem a visualização do lado externo para o interno.
Para garantir a privacidade residencial, além de amenizar a luz natural durante o dia, o uso de cortina romana sala é bastante valorizado pelos decoradores e moradores.
Em diferentes tamanhos e tecidos, este elemento proporciona beleza e estilo ao cômodo onde está presente.
Também conhecida como persiana romana, este modelo de cortina é composta por estruturas horizontais e largas, que se dobram no sentido vertical, para abertura e fechamento.
A automação residencial é aplicada neste tipo de equipamento, pois é possível encontrar no mercado especializado motores de acionamento por controle remoto, garantindo mais praticidade em seu funcionamento.
Entre as características principais, podemos ainda destacar:
- Efeito blackout, para bloqueio da luz natural;
- Modelo translúcido;
- Tipo teto solar;
- Personalizada com cores e desenhos.
A automatização é uma solução que pode ser disponível até mesmo em aplicativos para celulares e tablets, permitindo a abertura e fechamento remoto, mesmo quando a cortina para sala grande cobre duas paredes.
Iluminação privilegia ambiente residencial
A claridade interna se dá com o uso de lâmpadas apropriadas para uma residência. Se no jardim o uso de um holofote tem como objetivo iluminar os passeios e toda a área externa, dentro da casa a sutileza é mais apropriada.
Até mesmo porque sala com iluminação muito forte pode atrapalhar os momentos de lazer, na hora de assistir a um filme ou programa de TV.
Arquitetos têm utilizado a lâmpada de LED para gesso em ambientes como a sala de estar, determinando pontos estratégicos para uma iluminação adequada. Com isso, é possível evitar o reflexo nos televisores, o que pode incomodar a visão dos espectadores.
Além disso, esse tipo de lâmpada é econômica e já faz parte da composição de muitos ambientes decorativos, dando destaque para detalhes que passam despercebidos sob outros aspectos.
A disposição de móveis também influencia nos pontos iluminados de uma sala de estar. A presença de uma estante de livros, formando uma pequena biblioteca, pode receber uma poltrona confortável e uma luminaria de parede, proporcionando um espaço aconchegante para a leitura em momentos de lazer.
Acabamento valoriza mobília e decoração
A finalização de uma obra deve atender às necessidades dos moradores, conforme o projeto desenvolvido pelo profissional de engenharia e arquitetura.
Dessa forma, o ambiente espacial deve estar adequado à passagem de corrente de ar e entrada de luz natural, para saúde dos moradores e da própria estrutura imobiliária.
Para favorecer a iluminação artificial, a instalação de sanca de gesso no acabamento entre as paredes e o teto emprega um diferencial na decoração.
Ao invés de lâmpadas em lustres, elas ficam fixadas nas laterais, mudando o foco de claridade, dando mais uniformidade e destaque para todo o cômodo.
A utilização de superfícies refletivas emprega um ambiente mais espacial. Por isso, o uso de espelhos na decoração é valorizada em espaços menores. Até mesmo o uso de móveis é válido, como a mesa de centro espelhada dentro da sala de jantar.
O mercado de decoração oferece diversos modelos de móveis e elementos de composição residencial. A utilização vai depender das necessidades e ao gosto dos moradores, com cores, texturas e desenhos diferenciados, seja para o quarto, para a cozinha ou para a sala de estar e jantar.
O mais importante é que os moradores se sintam em um lar, confortáveis e tranquilos, com toda a praticidade e segurança que os ambientes devem transmitir. Com a ajuda de um profissional, esse alcance pode ser mais rápido e com o investimento em produtos corretos.
Dessa forma, evita-se exageros e tudo fica de acordo com a proposta inicial, que é a busca por um ambiente charmoso, elegante e aconchegante.