O trabalho das empresas de obras civis possui muita importância para o desenvolvimento e expansão das cidades. A construção de imóveis para fins comerciais, empresariais ou residenciais são processos que geram novos espaços para as pessoas, ajuda no crescimento econômico, além gerar bons resultados para a engenharia civil.
Antes de iniciar o trabalho das obras, os engenheiros são os responsáveis pela elaboração do planejamento, documento que tem como principal objetivo prever inconformidades e riscos, detalhar os cálculos sobre os gastos e a lucratividade que o serviço irá proporcionar, orçamentos, a viabilidade, além de otimizar tempo e agregar qualidade aos projetos de casas.
Assim, a quantidade de materiais, máquinas e equipamentos, bem como o número de funcionários que participarão do desenvolvimento da obra devem ser mensurados.
Isso porque esses são outros detalhes importantes no planejamento, promovendo o sucesso no desempenho até o momento da entrega do imóvel ao cliente.
Procedimentos que antecedem a construção
As obras só começam depois do serviço de análise de solo, método que consiste em verificar todo o terreno com ferramentas de exploração.
Esse trabalho é muito executado em solos coesivos, granulares e rochas brandas. Isso porque os resultados e subsídios obtidos ajudam os engenheiros a definirem qual a dimensão que as fundações terão.
Na prática, esses itens são utilizados na parte de estruturação do imóvel.
Os equipamentos usados nos serviços são o amostrador, conjunto de perfuração, martelo, torre ou tripé de sondagem, cabeça de bater e hastes.
Além da análise, outro tipo de trabalho que pode ser feito no terreno antes da construção é o levantamento planialtimétrico, processo que ajuda a obter mais conhecimento sobre a superfície do canteiro de obra.
A principal função do levantamento é documentar todos os detalhes sobre o terreno, mostrando as medidas de cada área, ângulos e níveis do terreno.
Com os dados obtidos neste processo, os engenheiros podem elaborar o ART (Anotações e Responsabilidade Técnica), que deve ser levado pelo futuro proprietário do imóvel em um cartório para conseguir a liberação da área e, assim, a construtora pode iniciar a obra.
Basicamente, o levantamento planialtimétrico permite uma excelente descrição das elevações e alturas do terreno, utilização de instrumentos topográficos de excelente precisão, procedimento seguro e eficiência para o serviço de construção.
Serviços importantes, segurança e qualidade
Alguns serviços relacionados as edificações possuem um alto nível de complexidade.
Nesse cenário, para os clientes que já possuem uma residência e desejam reformá-la ou até fazer uma mudança e refazer o imóvel por completo, os engenheiros precisam recorrer ao serviço de demolição casas antigas, técnica de grande complexidade e que exige mão de obra especializada.
O processo só pode ser feito após os responsáveis obterem a autorização da prefeitura da cidade onde será feita a construção.
O documento emitido pelo órgão público pode conceder a demolição parcial ou total do imóvel. Com o aval positivo, as máquinas podem ser levadas para o terreno e os profissionais podem iniciar o serviço.
Dentre os equipamentos e ferramentas que podem ser usadas no processo estão:
- Cortador de concreto;
- Martelo;
- Escavadeiras;
- Robôs de demolição;
- Carregadeiras;
- Explosivos.
As empresas podem executar vários tipos de demolição, como por implosão, manual ou mecânica. O método depende da casa a ser demolida, do terreno e outros fatores importantes para manter a segurança das pessoas no local.
Após a realização desse serviço, a limpeza do terreno deve ser feita.
De um modo geral, os entulhos e resíduos produzidos podem ser colocados em uma caçamba de coleta, caixa metálica específica para armazenar os detritos provenientes das atividades relacionadas a obra.
No mercado, há várias empresas e estabelecimentos que oferecem o serviço de locação de caçamba, de vários tamanhos e com excelente custo-benefício.
A locadora é a responsável pelo içamento e transporte até o local da construção. Depois de encher a caixa, o responsável pelas atividades no terreno entra em contato com a empresa para a retirada da caçamba.
feito isso, os entulhos e resíduos são levados para locais específicos para o descarte, como os aterros sanitários.
Isso porque, contar com locais especializados é o jeito mais seguro e simples de realizar o descarte, além de evitar problemas de impactos ambientais e contaminação.
Por isso, pode ser interessante buscar dicas e informações para obter um licenciamento ambiental de aterro sanitário adequado.
Os órgãos governamentais são os responsáveis por fazer a liberação das licenças prévias, de instalação e operação para que o aterro possa desenvolver as suas atividades sem prejudicar o meio ambiente.
Portanto, realizando estes serviços para os cuidados com o terreno, de forma simples, segura e eficiente, é possível desempenhar uma construção com agilidade, respeitando o prazo de entrega, sem trazer riscos ao local e conseguir agradar o cliente.