Os condomínios residenciais são projetos elaborados pelas construtoras, que realizam a compra de terrenos que não são utilizados e assim realizam a construção de várias torres de apartamentos.
Sendo assim necessária a criação de um projeto, ou seja, a planta com as especificações, medidas e tamanho que o imóvel terá.
O planejamento de obra é um documento muito importante que consiste em otimizar tempo e evitar problemas que possam atrasar o andamento da construção e consequentemente a entrega do imóvel.
No documento é necessário ter:
- Análise do terreno;
- Cálculos e orçamentos;
- Lista de materiais e máquinas;
- Documentação para regularização do imóvel.
Após a organização dos documentos, os engenheiros com a sua equipe de trabalho podem iniciar os processos de construção. No canteiro de obra são realizadas diversas etapas que resultam na criação de uma edificação.
Os procedimentos se resume em:
- Serviços preliminares;
- Infraestrutura com a elaboração das fundações;
- Lajes;
- Vedação com pilares,
- Paredes;
- Torre d’água;
- Telhado;
- Revestimentos e pisos;
- Colocação das esquadrias;
- Instalações hidrossanitárias e elétricas;
- Pintura na área interna e externa.
A execução destas tarefas resultam a criação de várias torres de apartamentos, dando forma ao condomínio. As empresas realizam a venda dos espaços para as pessoas que desejam ter um imóvel e assim o espaço vai tendo os seus primeiros moradores.
O processo de vender todas as unidades podem levar um tempo, pois depende da procura das pessoas pelos apartamentos.
Organização do condomínio
Com diversas pessoas diferentes morando no local, é necessário ter um responsável por cuidar das questões condominiais.
O síndico é o profissional mais indicado para esta situação, representando ativa e passivamente o condomínio, respondendo pelos atos que estejam relacionados aos interesses comuns dos moradores.
Existem duas modalidades de síndico, sendo o morador que se candidata para o cargo e o profissional de empresas especializadas em gestão de condomínio.
Para atuar neste segmento é bom investir em um curso de síndico profissional com certificado para ser habilitado para as funções este cargo exige. Ter um conhecimento específico no assunto possibilita trabalhar na administração de prédios residenciais e comerciais.
Pesquisar instituições que possuem este tipo de curso e os valores são formas de conseguir estudar para trabalhar como síndico de forma profissional.
A contratação de empresas de condominios são uma forma do síndico ter uma ajuda especial com os assuntos e questões de cunho administrativo, jurídico, financeiro e relacionamento com os moradores.
O trabalho das administradoras proporciona vantagens com uma gestão condominial de qualidade, o síndico consegue ganhar tempo para outras atividades.
O papel da segurança nos condomínios
A utilização de equipamentos para proteção dos moradores são fundamentais para evitar problemas. Instalar equipamentos de proteção contra incêndio, por exemplo, são formas de impedir que focos de fumaças e chamas se propague no local.
Pesquisar informações sobre estabelecimentos para fazer a compra extintor é uma forma de conseguir fazer a aquisição em grande quantidade é o modo de assegurar que todas as áreas terão um equipamento de combate a incêndio.
Os extintores são divididos em classes:
- Água pressurizada;
- Pó químico seco;
- Para incêndio de classe B;
- Pó multiuso ou ABC;
- De água;
- Gás carbônico (CO2).
Ter ajuda de um profissional do Corpo de Bombeiros para ajudar síndico no tipo de extintor que deve ser comprado.
O extintor preço pode variar conforme a classe, por isso, a pesquisa é tão importante para encontrar um excelente custo-benefício, que esteja dentro do orçamento das contas do prédio.
Fachada do imóvel
O uso de esquadrias de qualidade é uma forma de aumentar a segurança do prédio e impedir a invasão de desconhecidos. A instalação de portas automáticas para lojas no condomínio é uma ótima solução para proteção das essas e funcionários.
São fabricadas com material resistente e variedade de cores, fator que permite a instalação deste modelo de porta em um condomínio residencial.
Os benefícios desta esquadria são:
- Funcionamento simples e automático;
- Valoriza a edificação;
- Facilita a acessibilidade;
- Resistência e durabilidade;
- Redução dos custos operacionais;
- Diminui o índice de acidentes;
- É mais segura.
Com benefícios que agregam conforto no condomínio, investir neste modelo de porta é algo que pode deixar os moradores satisfeitos.
Em caso de problema, o trabalho de uma assistência técnica de portão eletrônico pode solucionar rapidamente a questão é essencial para que garantir o funcionamento 24 horas por dia.
Sendo assim, a construção de um condomínio em uma localização privilegiada, ter equipamentos de qualidade é o segredo para que as pessoas possam viver bem e em segurança em sua residência.