Depois que um imóvel é construído e que as pessoas vivem nele durante um tempo, é necessário realizar algumas ações de reforma, assim como de modernização nos ambiente.
Modernizar é fundamental tanto para valorizar o imóvel para o mercado imobiliário, mas também com a intenção de tornar esse ambiente mais confortável para as pessoas que vivem no local.
As reformas podem ocorrer em casas, mas também em apartamentos e prédios comerciais. Para quem vive em apartamento, as mudanças são ideais para renovar os ambientes, mas é preciso seguir as normas do condomínio antes de iniciar a reforma.
A reforma dos prédios: mudança da pintura
Com o uso constante e intenso de um prédio, é comum que ocorra um desgaste de pintura, assim como da fachada do prédio. Isso pode proporcionar um aspecto de prédio velho, assim como comprometer a estrutura do local, provocando infiltrações e afetando o sistema de impermeabilização.
Por isso, a pintura de prédios é fundamental para a renovação da parte frontal do prédio, assim como para uma renovação do ambiente e uma valorização financeira do condomínio.
É importante ressaltar que, no processo de reforma, a escolha das tintas é fundamental pois elas precisam ser resistentes e duráveis para resistir às variações climáticas, como a exposição sol intenso e chuva. Por isso, a tinta também precisa ser resistente a umidade.
A fachada é a parte inicial do prédio e serve como entrada. Com o passar dos anos ela sofre desgaste e necessita de manutenção. A pintura de fachada é a ação ideal para renovar e valorizar a porta de entrada. Além da pintura, para inovar e modernizar ainda mais a fachada, é possível inserir elementos como pastilhas e espelhos de vidro.
Inclusive, é fundamental ressaltar a importância da limpeza de fachada como uma ação de manutenção preventiva e aumento da durabilidade da pintura. A fachada deve ser limpa por uma equipe técnica especializada, com produtos de limpeza adequados e com os equipamentos de proteção individual.
Novos acessórios
Apostar em novos acessórios para o ambiente predial vale tanto para a área externa externa, ou seja, as áreas comuns aos moradores, como também para as áreas internas de cada apartamento.
A troca dos móveis, por exemplo, é importante para proporcionar uma renovação e modernização do ambiente. Em um escritório, sala de jantar, salão de festa do condomínio ou em uma varanda gourmet pode ser inserida uma mesa de reuniao para eventos, encontros e momentos de discussão entre o síndico e os condôminos.
As áreas da piscina, do jardim ou de lazer também podem receber melhorias, como é o caso da inserção de um banco jardim plastico para os momentos de interação dos moradores. Dessa forma, além de decorar o ambiente, também contribui para a otimização dos espaços.
Pontos de atenção
Em um prédio, que é um ambiente complexo e com a presença de vários moradores, é importante verificar e realizar a manutenção de vários elementos de forma preventiva.
O principal objetivo ao realizar essa manutenção é evitar acidentes e garantir maior qualidade de vida aos moradores. Diante disso, entre os elementos que podem ser verificados, podemos destacar:
- Avaliação da parte elétrica;
- Verificação do sistema de aterramento;
- Análise dos laudos e suas validades;
- Verificação das instalações de segurança, como extintores e saídas de emergência.
Além da verificação desses elementos que são fundamentais em um ambiente predial, é importante se atentar também com as instalações hidráulicas e pneumáticas, responsáveis pelo deslocamento de líquidos e gases.
Um condomínio geralmente é abastecido por gás natural. Para que esse gás chegue até as pessoas, ele percorre uma tubulação, mas também pode ser usado o botijão de gás 13kg.
Seja no caso do uso do botijão, ou até mesmo no deslocamento dos gases pela tubulação, é importante verificar se não existe nenhum tipo de vazamento de gás.
É importante que as tubulações e conexões estejam bem fixadas para evitar vazamentos e consequentemente, o risco de intoxicação e até mesmo de explosão.
Para isso, é fundamental contratar uma equipe técnica especializada para realizar essa verificação, com o objetivo de manter as tubulações funcionando de forma correta, e para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores.
Portanto, os investimentos em materiais de qualidade, profissionais de confiança e manutenções preventivas são essenciais para as reformas prediais.