Além de um projeto de construção bem feito, materiais com qualidade e profissionais capacitados, a qualidade das máquinas e ferramentas importa muito para construção civil.
Se no meio de uma obra grande, a retroescavadeira quebra, por exemplo, o trabalho fica mais árduo, difícil e possivelmente a obra atrasará até que a manutenção do maquinário seja feita da forma correta.
É comum que imprevistos aconteçam no meio do caminho. No entanto, quando a empresa é dona das máquinas, também fica responsável por encontrar uma parceria para a manutenção e nem sempre dá sorte de ter as máquinas em tempo hábil.
Por isso, o Aluguel de maquinas para construção se torna uma opção cada vez mais procurada. Entenda mais sobre esse tipo de serviço e como ele pode ajudar na qualidade dos maquinários para construção no artigo a seguir.
Aluguel de maquinas para construção: como funciona?
Toda obra é feita de fases. Para isso existe um planejamento que, em um cenário ideal, vai da planta até a listagem das melhores técnicas de acabamento.
Como muitas construtoras já estão há anos no mercado, é comum que elas tenham um maquinário completo e pronto para construir. Mas com o tempo, é natural que as ferramentas se desgastem, estraguem ou precisem de um reparo. E, às vezes, a manutenção tem valor equiparado ao comprar uma máquina nova.
Dependendo do fluxo de caixa da empresa, essa opção pode ser totalmente inviável.
Mas, com os prazos de obra correndo, é preciso agir e o Aluguel de maquinas para construção civil é uma solução de emergência (nesse caso) mas que pode ser adotada na rotina.
Geralmente, há empresas bem específicas e que alugam só determinados materiais, porém, outras já dispõem de equipamentos mais completos para qualquer tipo de projeto.
Para empresas que precisam renovar o maquinário ou farão alguma obra diferente, essa opção traz várias vantagens como:
Controle de qualidade dos equipamentos feito pela empresa contratada;
Manutenção paga pela contratada;
Responsabilização pelos ajustes, troca ou reparos;
Substituição do equipamento em tempo hábil.
Quais ferramentas pode-se alugar?
Quando se pensa no aluguel de itens para construção civil, é natural que as pessoas pensem que o aluguel valha apenas para grandes máquinas.
No entanto, é possível alugar desde objetos básicos para a obra como o andaime, até soluções maiores como betoneiras, escavadoras, tratores, caminhões e outros materiais.
Vale colocar na balança a frequência que você usa cada um dos equipamentos e também a especificidade da obra.
Os tijolos, por exemplo, são materiais usados em quase todos os projetos da construção civil.
No entanto, há alguns processos específicos só de grandes obras como a construção de estradas que precisa de terraplanagem (preparo do solo de forma homogênea) e que exigem o uso de tratores grandes como a retroescavadeira.
Se um aparelho desse dá defeito, como a equipe faz?
Por ser um maquinário pesado, obviamente terá uma manutenção muito mais detalhada e isso exige a experiência de uma empresa qualificada para fazer os reparos necessários.
Com a rotina agitada, o cronograma da obra correndo e outras preocupações, a incorporadora nem sempre consegue fazer isso no tempo ideal e o Aluguel de Escavadeira é uma solução
Locadora de equipamentos para construção civil: como escolher?
Se você acha que o aluguel de equipamentos é uma boa para sua empresa e as facilidades agradam, é hora de pensar em uma empresa para fazer a locação.
Alguns detalhes como a simples observação do portfólio, especialidade e experiência da empresa vai refletir na qualidade do produto, por isso é preciso tomar alguns cuidados antes de escolher a Locadora de equipamentos para construção civil que mais condiz com suas necessidades.
Para isso, é preciso prestar atenção a algumas dicas:
1. Observe o histórico da empresa
Muita gente tem receio de optar pelo aluguel e terceirizar a responsabilidade e isso resultar na perda de qualidade dos equipamentos.
É um medo natural e que realmente pode acontecer se a empresa não tem um histórico bom na praça. Por isso, pesquise sobre a empresa, verifique o portfólio, as condições de aluguel e outros detalhes que podem passar credibilidade.
Essa é uma boa forma da sua construtora se precaver de possíveis problemas ou insatisfação com o serviço
2. Verifique a qualidade dos equipamentos
Uma empresa séria de aluguel de equipamentos, vai oferecer sempre os maquinários mais modernos para o cliente.
Verifique se a empresa contratada se disponibiliza a substituir os equipamentos em caso de um novo lançamento no mercado ou uma atualização. É uma forma de mostrar zelo e deixar sua construtora à frente nos projetos.