A realização de projetos de construções e reformas é uma atividade comum no âmbito da construção civil.
Profissionais especializados em obras elaboram uma proposta aos seus clientes, de acordo com as necessidades e desejos deles, mostrando as melhores opções e estruturas que podem ser feitas.
Em trabalhos de construção e reforma de edifícios residenciais ou comerciais, além da estrutura e detalhes de acabamento, que podem ser decididos com um arquiteto.
Os encarregados da obra precisam atentar-se às questões e procedimentos de segurança para os funcionários que estão trabalhando e para o projeto.
Aplicar os conhecimentos de gerenciamento de projetos é muito importante para conseguir executar todas as atividades necessárias, de forma simples, rápida e eficiente cumprindo os requisitos.
Existem alguns passos que podem ser implementados na equipe para ajudar no andamento da obra.
Comunicar as meta e objetos do projeto para toda a equipe, por exemplo, é a forma mais simples de conseguir unir todos em prol do grande objetivo que é entregar a obra com qualidade ao cliente.
Criar uma equipe para resolução de problemas e riscos, elaborar um plano de trabalho detalhado.
Definindo todas as fases do projeto, documentar os acontecimentos na obra, realizar reuniões para conseguir boas ideias e agilidade no serviço é muito importante e pode ajudar a evitar problemas na execução e o aparecimento de fatores que prejudiquem o resultado final.
Medidas de segurança
Nos edifícios e prédios, a instalação de sistemas de alarme de incêndio é extremamente necessário para a segurança das pessoas.
Os sistemas e detectores de incêndio são de uso obrigatório no ambiente comercial, industrial e nos prédios públicos e condomínios residenciais.
É através desses equipamentos que as pessoas são avisadas de situações de riscos e acidentes.
A instalação desses equipamentos devem ser feitas, considerando as necessidades do local, por isso, ter uma equipe especializada em engenharia de incêndio, é uma maneira de conseguir bons resultados no serviço. O sistema precisa ter:
- Acionadores manuais;
- Central de alarme;
- Detectores;
- Sinalizadores.
Esses são alguns dos itens que o sistema de alarme de incêndio deve ter para a proteção das pessoas.
Outro ponto essencial é a manutenção sistema de alarme de incêndio, que deve ser feita periodicamente para preservar a segurança do estabelecimento e dos indivíduos.
A manutenção em sistemas de incêndio é obrigatória, prevista em lei, e possui algumas normas técnicas que precisam ser cumpridas para obter o funcionamento adequado dos equipamentos.
A NBR 17240 exige a que a manutenção seja executada por profissionais preparados, treinados e habilitado para esse serviço.
Após a verificação e cuidados com os sistemas, o responsável emite um documento (laudo de funcionamento), alegando a condições de uso.
Outra modalidade de manutenção é de elevadores, que precisam de cuidados constantes para fazer o transporte de pessoas ou carga. Esse procedimento deve ser feito em ambientes residenciais, empresariais e industriais.
Uma manutenção preventiva e corretiva de elevadores, consiste em: limpeza, lubrificação de componentes e peças do sistema mecânico.
Esse serviço ajuda a verificar possíveis falhas e evitar paradas e problemas no elevador. Já o corretivo é feito em situações de emergência.
A empresa de manutenção faz a avaliação do problema e interdita o local para que a troca de peças aconteça, e assim o elevador volte a funcionar.
Documentação de segurança
Todo imóvel, antes de ser ocupado, precisa ter um laudo AVCB. Esse documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros, através de uma vistoria feita para verificar se a edificação possui condições de segurança contra o incêndio.
Nesta visita ao local, os profissionais verificam: saídas de emergência, porta corta-fogo, luz de emergencia, extintores, placas de sinalização e outros equipamentos de segurança.
O imóvel que atende as medidas técnicas, estruturais e organizacionais com qualidade, consegue obter o laudo AVCB SP.
Esse documento é obrigatório em: reformas e construções, ampliação de área construída, construções provisórias, mudança de ocupação e outras situações.
O prazo de validade deste documento é de 1 a 5 anos. Quando ocorre o vencimento desse laudo, o responsável pelo espaço deve fazer a renovação de laudo AVCB.
É muito importante seguir esses processos de segurança durante a construção ou reforma de estabelecimentos para evitar problemas de acidentes as pessoas, questões burocráticas as empresas.
Portanto, procurar empresas de equipamentos de segurança, produtos e serviços de manutenção é a melhor forma de conseguir proteger o local e as pessoas.