Os Equipamentos de Proteção Individual, também conhecido como EPI, se constitui por um produto ou dispositivo de uso individual que é utilizado pelo trabalhados.
Voltado à proteção contra quaisquer riscos capazes de ameaçar sua saúde e sua segurança.
Modelos de equipamentos de proteção mais conhecidos
O uso deste modelo de equipamento só deve ser feito em casos que não seja possível tomar outras medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que a atividade é desenvolvida.
Ou seja, em qualquer caso onde as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, suficientes ou eficientes para a atenuação dos riscos e acabam não oferecendo completa proteção contra discos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais.
Os tipos de Equipamentos de Proteção Individual podem variar conforme o tipo de risco ou de atividade que podem apresentar ameaças à saúde e segurança do trabalhador e da parte do corpo que seja necessária maior proteção, como:
- Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
- Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
- Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
- oteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
- Proteção respiratória: máscaras e filtro;
- Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
- Proteção da cabeça: capacetes;
- Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
O EPI, seja importado ou de fabricação nacional, poderá ser utilizado ou posto à venda somente com a indicação do CA – Certificado de Aprovação.
Expedido pelo órgão nacional competente em matéria de saúde e segurança no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
Telas galvanizadas
A cerca tela galvanizada é um termo empregado no mercado que se refere aos diversos tipos de tela, tendo em comum o fato de serem produzidas através de arames de aço revestidos com uma camada de zinco.
O zinco, por sua vez, tende a ser utilizado como forma de garantia de uma longa vida útil ao produto, afim de o proteger contra corrosão, até mesmo se exposto às variações climáticas.
A cerca de tela galvanizada pode ser aplicada em diversos processos da construção civil, como no ancoramento entre colunas de concreto, paredes de alvenaria e no reforço de revestimentos de fachadas.
Afim de evitar futuras trincas em paredes e no cercamento de áreas, como em quadras poliesportivas e jardins.
Ao contrário do que muita gente pensa, a tela soldada destinadas à reforços estruturais do concreto acabam não possuindo essa camada de zinco.
Existem três principais tipos desse produto no Brasil: tela galvanizada soldada, telas hexagonais e telas de alambrado, que também são conhecidas como as telas de simples torção por serem fabricadas a partir de malhas quadrangulares.
Suas especificações tendem a variar em relação ao tamanho da malha, a forma de produção da tela e o diâmetro dos arames. Cada modelo possui suas próprias características e finalidades técnicas.
As telas de alambrado, por exemplo, podem ser soldadas ou de simples torção, o que produz uma tela com um visual mais atraente e é mais reforçada.
Enquanto as telas hexagonais são utilizadas no processo de construção propriamente dito, da mesma maneira que um determinado tipo de tela soldada.
Em ambos os casos, telas hexagonais e telas de alambrado, não há como uma substituir a outra em suas funções de maneira eficiente.
A tela de alambrado pode ser utilizada como:
- Enceramento de gado
- Proteção de sacadas e janelas
- Na prevenção de acidentes com crianças e animais de estimação
- Cercamento de área de quadras de esporte
- Cercamento em prédios
E possui vantagens como:
- Maior custo benefício
- Alta durabilidade
- Instalação rápida e prática
- Proteção garantida contra quedas de alturas elevadas
- Proteção contra invasões à propriedade
Muitos ainda acreditam que um muro, por garantir o impedimento de visibilidade do interior do quintal, pode acabar oferecendo segurança o suficiente, mas a verdade é que este, quando aliado à tela de arame fino.
Acaba possuindo a vantagem da visibilidade de quem está do lado de dentro da residência, podendo detectar movimentos de pessoas estranhas que podem vir a ser um risco à sua segurança, e tendo um tempo para tomar providencias preventivas.
Ainda em relação aos muros, estes acabam precisando de pintura constante devido aos efeitos de reparos na alvenaria e do próprio tempo.
Portanto, as telas possuem uma durabilidade muito maior e sua manutenção possui custo baixíssimo, quase zero.