A infraestrutura de empresas, condomínios, residências e edificações variadas devem contar com serviços especializados e técnicas resolutivas para que os melhores resultados sejam gerados, garantindo mais satisfação e segurança.
Dessa maneira, é muito importante conhecer os procedimentos necessários para que as pessoas possam usufruir de espaços variados sem se preocupar com questões de segurança e conforto.
No artigo a seguir, acompanhe mais detalhes sobre alguns cuidados na infraestrutura que não podem ser negligenciados, gerando uma experiência muito mais facilitada e otimizadora.
Laudo de vistoria
O Laudo avcb é muito conhecido no setor da construção civil. Isso porque, além de obrigatório, ele permite que seja atestada a segurança de uso de um determinado espaço sem os riscos de incêndio.
Esse documento, portanto, é obtido a partir de uma vistoria que avalia uma série de condições das instalações e busca apontar falhas na infraestrutura que podem prejudicar a segurança das pessoas.
Emitido pelo corpo de bombeiros sp, esse laudo é uma garantia confiável de que determinado local está devidamente protegido e prevenido contra incêndios por meio de uma gama de medida estruturais, organizacionais e técnicas que fornecem um nível seguro de proteção e possibilita que a integridade do imóvel e a vida das pessoas que ali circulam sejam preservadas.
Os casos onde a obtenção desse laudo é obrigatória são:
- Construção ou reforma;
- Alteração na ocupação ou no uso;
- Ampliação da área de construção;
- Regularização de edificações;
- Regularização de áreas de risco;
- Construções temporárias.
Desse modo, é possível solicitar uma visita técnica para que a equipe devidamente habilitada possa avaliar o local e seguir com o procedimento.
Uma série de documentos é necessária para a conclusão do laudo, por isso, em muitos casos, pode valer a pena contar com um serviço de consultoria especializada, economizando tempo e ganhando em eficiência.
Tratamento de água
O tratamento de agua é mais do que necessário: além de garantir a qualidade de vida e a saúde das pessoas, evita uma série de problemas estruturais, que podem ser causados pelo uso de águas contaminadas ou sujas.
Desse modo, esse procedimento é fundamental para que a infraestrutura de uma edificação seja preservada adequadamente.
No tratamento primário, considerado aquele onde os processos físico-químicos são responsáveis pela separação entre a água e os sólidos em suspensão (flutuantes), o gradeamento é um dos métodos mais eficazes e recorrentes.
Muito comum nas estações de Tratamento de água e efluentes, portanto, esse processo tem como objetivo passar a água por grades instaladas estrategicamente, retendo uma série de detritos.
Já a decantação é um método físico, apenas, mas isso não significa que ele seja menos eficaz. A partir da sedimentação dos sólidos, que “descem” para o fundo da água quando ela não está em movimento, é possível recolhê-los e separá-los da parte líquida.
Outras técnicas utilizadas são:
- Flotação;
- Separação do óleo;
- Equalização;
- Neutralização.
Todas elas podem ser empregadas para garantir o fornecimento seguro de água e evitar que as pessoas se contaminem.
O mais importante é que a estação de tratamento utilize a técnica conforme a necessidade da água a ser tratada. Vale lembrar, ainda, que os tratamentos secundários e terciários também fazem partem do procedimento completo.
Chapas
A construção do alambrado, um dos componentes mais comuns quando falamos de edificações e empreendimentos do setor da construção civil, é muito importante para uma série de motivos, dentre eles a demarcação territorial, a contenção de acesso e a proteção contra a passagem de animais, por exemplo.
Para garantir uma estrutura adequada e segura nesse caso, é possível contar com as chapas perfuradas, que podem fornecer o máximo desempenho em todos os quesitos necessários.
Existe uma grande variedade de perfurações diferentes e elas podem mudar de tamanho e formato conforme a demanda do canteiro de obras.
A construção da tela perfurada, portanto, é uma maneira de conferir praticidade e segurança ao local, mas vale a pena levar alguns aspectos em conta antes de escolher o modelo, tais como:
- Exigências com relação à resistência;
- Material de composição;
- Tolerância mínima permissível;
- Dimensões;
- Acabamento;
- Espessura.
O mais importante é assegurar-se de que todos os profissionais envolvidos nas diferentes tarefas que fazem parte do cotidiano da construção civil sejam devidamente habilitados para as suas funções no local e possam, de forma prática e garantida, exercê-las sem o risco de acidentes.
Por isso, é muito importante garantir a estrutura adequada para o trabalho e, claro, fornecer os equipamentos de proteção que são essenciais para evitar trabalhos de má qualidade e acidentes.