Um cômodo projetado e fabricado do zero, de modo a aproveitar as características do espaço, otimizar o seu uso e, claro, condizer com o gosto de quem o frequenta.
Sonho? Não, realidade.
Quem opta por contar com ambiente planejado usufrui de todos esses benefícios, independente do cômodo.
O problema é que, em muitos casos, os proprietários de imóveis pensam que essa é uma solução muito cara, logo, fora de seu alcance.
Entretanto, não tem que ser assim, pois é possível contar com um espaço projetado sob medida de maneiras mais econômica.
Confira, a seguir, alguns dos itens que devem estar presentes no projeto de um quarto.
Móveis planejados
Poucas coisas valorizam tanto um imóvel quanto móveis planejados.
Ao contrário das que são vendidas pré prontas, tais peças são desenhadas e fabricadas especialmente para o espaço que ocuparão, fazendo com que ele seja usado de forma inteligente e otimizada.
Outra vantagem de se contar com essa mobília é que, normalmente, os estabelecimentos que trabalham com a sua confecção têm uma orientação de mercado mais premium.
Por conta disso, eles usam materiais mais nobres, desde a madeira até os puxadores.
Isso, por outro lado, também pode puxar o custo do trabalho para cima, tornando-o proibitivo para muitos. Felizmente, há uma alternativa, como será visto a seguir.
Móveis modulados
Como os móveis planejados podem ser muito caros, o mercado desenvolveu uma solução para quem quer uma alternativa customizável, mas não pode arcar com seu custo: os móveis modulados.
Como o seu próprio nome diz, trata-se de peças que são vendidos em módulos, que, por sua vez, podem ser unidos e combinados de infinitas maneiras, criando uma espécie de mobília personalizada.
No caso de um guarda roupa modulado, por exemplo, pode-se combinar nichos de:
Pendurar roupas;
Prateleiras para guardar sapatos;
Prateleiras para guardar roupas;
Nichos que servem de maleiros.
Além do alto grau de personalização, as peças moduladas têm a vantagem de terem um custo substancialmente mais baixo que o dos móveis planejados.
Isto porque eles não são feitos sob medida, mas são adquiridos pré prontos, em estabelecimentos que vendem mobílias regulares.
Consequentemente, eles são mais em conta e a sua entrega é mais rápida.
Guarda-roupa bem projetado
Além de servir como espaço de sono e relaxamento, o quarto também é o cômodo onde se costuma armazenar diversos itens de uso pessoal, como roupas, malas e outros objetos.
Consequentemente, é essencial que ele tenha um guarda roupa bem projetado, que acomode tais objetos sem maiores problemas.
A boa notícia é que há diversas opções desta peça, para todos os gostos, bolsos e tipos de espaço.
Por exemplo: caso se trate de um quarto muito apertado, é interessante que, ao invés de uma porta pivotante, o móvel conte com uma porta de correr de vidro temperado, ou mesmo de madeira.
Assim, ela não consumirá espaço quando aberta, além de oferecer uma atmosfera muito mais moderna.
Assoalho adequado
Apesar de os móveis serem um elemento muito importante em ambientes planejados, eles, por si só, não conseguem tornar um ambiente perfeito para os seus ocupantes, pois há outros elementos envolvidos.
No caso do quarto, o assoalho é um deles.
Além de influenciar consideravelmente na estética do ambiente, no caso deste cômodo ele também tem outra função primordial, a de reduzir o ruído ao mínimo possível.
Afinal, trata-se de um local de descanso.
A boa notícia é que há uma série de revestimentos para o chão que têm esta característica.
O taco de madeira piso é um deles. Trata-se de um material com excelente desempenho termoacústico.
Isso, entretanto, não se aplica ao piso laminado, que, por ser mais fino, colabora com a reverberação dos ruídos.
Formas de aproveitar a luz natural
Independentemente do cômodo, arquitetos afirmam que aproveitar a luz natural do sol é algo primordial para o conforto ambiental.
Para que isso aconteça, é interessante adotar medidas como pintar as paredes de cores claras, que refletem mais luz, e instalar estruturas de vidro, que permitam a passagem da radiação solar.
No caso do quarto, por exemplo, é possível instalar uma porta de vidro, caso exista uma varanda.
Caso os usuários do cômodo queiram privacidade ou queiram reduzir a luz para dormir, basta instalar cortinas que blindem a luz.
Na hora de limpar, a tarefa também é simples, basta um pano úmido para execução.