Oferecer um ambiente de trabalho confortável para seus colaboradores é uma obrigação de qualquer empresário e isso passa por uma boa climatização dos ambientes.
Seja em escritórios, com bons aparelhos de ar condicionados, seja em indústrias, com bons sistemas de ventilação.
Conheça melhor as opções de climatização e ventilação para empresas:
Ventilação industrial
Em fábricas e parques industriais, o Sistema de exaustão industrial é responsável por captar e retirar do ambiente o ar contaminado.
Esse procedimento é essencial para promover melhoria na qualidade do ar, retirando toxinas e aumentando a qualidade do ambiente de trabalho para os funcionários que atuam nessa área.
O sistema de exaustão é composto por diversos equipamentos e deve ser instalado em locais com pouca ou nenhuma ventilação.
O equilíbrio da temperatura também pode ser feito por meio da adoção deste sistema.
Existem dois tipos principais de exaustão: a ventilação local exaustora e a ventilação diluidora. O primeiro tipo faz a remoção do ar poluído e troca por ar limpo captado na área externa.
Já o segundo tipo apenas acrescenta ar limpo ao ambiente, ajudando na diluição da concentração de substâncias tóxicas.
O sistema de exaustão é composto por dutos, coifas e exaustores. Estes podem ser de dois tipos: axiais e centrífugos.
O primeiro tipo é indicado para instalação em ambientes com baixa pressão, como:
Cozinha industrial;
Galpão;
Fornos;
Caldeiras.
Já o segundo tipo pode ser usado em qualquer tipo de ambiente, sendo um equipamento útil também para o transporte pneumático.
A exaustão é uma modalidade de ventilação forçada, pois por meio de equipamentos é feita a troca de ar no ambiente.
A ventilação industrial pode, ainda, ser do tipo natural, o que consiste na abertura de espaços como janelas dentro do ambiente, promovendo a circulação natural do ar.
No entanto, em muitos casos, a estrutura do local não permite essa abordagem, sendo por isso necessária a instalação de um sistema de ventilação artificial, como o de exaustão.
Seja qual for a opção escolhida, os sistemas de exaustão e ventilação industrial são essenciais para garantir a qualidade do ambiente de trabalho.
Climatização de ambientes
O aparelho mais comum no mercado para refrigeração de ambientes é, sem dúvidas, o ar condicionado, que pode ser basicamente de três tipos: de janela, portátil e split.
O ar condicionado de janela é mais indicado para ambientes pequenos, pois tem uma capacidade limitada de refrigeração.
Sua vantagem é que a instalação é instalação é bastante simples e ele tem o menor custo. Empresas que estão começando com uma pequena estrutura podem adotá-lo.
O ar condicionado portátil tem como principal vantagem portabilidade. Seu funcionamento se dá mediante a troca de ar entre o ambiente interno e externo usando uma tubulação.
Assim como o aparelho de janela, esse ar condicionado tem pouca capacidade de refrigeração.
Ele deve ser adotado em ambientes onde não possa haver alterações na estrutura, como escritórios alugados.
Assim como qualquer outro tipo ele precisa de manutenção ar condicionado sp.
O ar condicionado do tipo split é o que oferece maior capacidade de refrigeração, sendo ideal para instalação em ambientes maiores.
Para a adoção deste modelo será necessário fazer alterações estruturais na área em que será instalado para acomodar a tubulação do equipamento.
Para quem não deseja adotar o ar condicionado, é possível substituí-lo por um bom Climatizador industrial de parede.
Aparelhos deste tipo promovem um refresco ao ambiente, não chegando a gelar a sala.
Ele pode ser muito interessante para áreas mais frias do país, onde não há muita necessidade de esfriar o ambiente, somente de promover um local mais agradável.
A adoção deste tipo de aparelho também é vantajosa para quem tem problemas respiratórios, pois ele umidifica o ar, enquanto o ar condicionado retira a umidade, deixando-o mais seco, sendo prejudicial para as vias respiratórias.
O climatizador de parede com agua tem um compartimento para colocação do líquido e de gelo. Isso promove uma refrigeração mais natural.
O climatizador é um recurso intermediário entre o ventilador e o ar condicionado, sendo mais vantajosa que a primeira opção, pois muitas vezes o ventilador joga no ambiente um vento quente.
Para quem está nas regiões mais quentes do país e precisa realmente de um ar condicionado, é preciso estar sempre fazendo manutenção no aparelho para evitar problemas que precisem levar ao conserto de ar condicionado.
São muitas as opções para uma climatização do ambiente, seja ele um escritório ou uma indústria, que demandam diferentes recursos de ventilação.