O design está relacionado não apenas com o quão atrativo os itens e o ambiente em si podem ser, como também na forma como as pessoas podem se sentir diante a operação.
O layout apropriado é capaz de promover um melhor fluxo de trabalho, o que é fundamental para a produtividade de qualquer área e não seria diferente ao se tratar da indústria.
O que é empilhadeira elétrica?
Basicamente, uma empilhadeira é um veículo industrial responsável pelo transporte de volumes de carga com peso elevado.
Ela é composta por mastro, sistema hidráulico, chassi, teto de cabina, compartimento motor, forquilha, plataforma de carregamento, correia de elevação, polia e alavanca de controle de mastro.
Há dois tipos de empilhadeiras disponibilizadas, a elétrica e a manual.
É interessante observar que a empilhadeira eletrica é alimentada a base de baterias e é muito usada em supermercados e fábricas, apresentando grande eficiência justamente devido a estrutura que apresenta.
Além da praticidade que apresentam para diversos tipos de aplicações, também é interessante citar outras vantagens que essas máquinas apresentam, tais como:
- Devido ao porte, são mais fáceis de manobrar;
- Possuem apenas um pedal de freio e um acelerador, tornando a operação prática;
- Custos de manutenção relativamente baixos;
- Operação silenciosa;
- Não há emissão de fumaça durante o uso.
Ao procurar por empilhadeira elétrica para alugar, é possível encontrar dois tipos de baterias, sendo eles: as estacionárias, para equipamentos menores e as tracionárias, que devido ao potencial que apresentam, são mais direcionadas para temperaturas maiores.
Além dessas opções, também existe a empilhadeira semi elétrica, na qual o deslocamento é realizado de forma manual pelo operador, porém, a elevação dos garfos é efetuada por um mecanismo elétrico.
A importância de um ambiente organizado e seguro
Para um fluxo operacional favorável, a segurança e organização são dois fatores fortemente presentes.
É preciso analisar o ambiente para identificar quais são as principais necessidades a serem atendidas em torno dessas questões.
Primeiramente, para a divisão de espaço em prol da organização e proteção, usualmente são instaladas divisórias industriais, que normalmente são de PVC, um material que apresenta excelentes resultados quanto a durabilidade e resistência.
Já no que diz respeito a estante de aço industrial, trata-se e um produto amplamente utilizado para a armazenagem em estoques e galpões.
É possível encontrar opções sob medida, que são capazes atender a diferentes especificações do ambiente.
Por esse motivo, a capacidade de carga pode ser adaptada de acordo com cada necessidade dos itens que serão armazenados.
É indispensável que as estantes sejam fabricadas com aço de grande resistência para promover a solução de armazenagem eficaz que os consumidores buscam.
Alguns dos setores que visam esse tipo de produto são mercados, lojas, galpões, estabelecimentos de material de construção, escritórios, entre outros.
Neste cenário, a grade de proteção industrial também possui um papel indispensável, pois é um produto muito aplicado em maquinários, entre outros locais com o acesso mais restrito.
É uma forma de promover mais segurança para os profissionais do local.
Sem dúvidas, é preciso que as áreas que apresentam qualquer tipo de risco para os funcionários sejam adequadamente equipadas com itens preventivos e de proteção.
Tais grades, comumente são modulares e ergonômicas, sendo encontradas em diversos tamanhos e dimensões de módulos justamente para atender necessidades distintas.
As grades devem atender a norma NR 12, que é relacionada a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
Neste caso, trata-se de uma proteção fixa, que não cobre complemente a área, mas ainda assim, tem grande importância para reduzir ou impedir o acesso em zonas de perigo.
O papel da engenharia de produção
Um profissional do segmento de engenharia de produção é muito importante em todo o contexto apresentado.
Sendo requisitado em diferentes tipos de setores em prol de gerenciar recursos financeiros, humanos e materiais para aprimorar as condições de rentabilidade e da produtividade.
Por esse motivo, o planejamento e análise realizada por esse setor abrange os sistemas de abastecimento, linha de produção, custos envolvidos no processo produtivo, qualidade dos produtos, entre outros elementos imprescindíveis para vários empreendimentos.
Dessa forma, é possível perceber o quão a produtividade é importante, não apenas no ramo industrial.
É justamente um fator que influencia as decisões, lucros e aspectos distintos das empresas. Sendo assim, cada componente deve ser escolhido e implementado com cautela.