Entender como a água chega nas casas é importante para saber como fazer o uso consciente deste bem tão precioso para a vida de todos e do planeta.
Primeiro, a água é captada no meio hídrico. Esta água é levada até uma Estação de Tratamento de Água, onde é feito o tratamento da água.
Então, a água passa por um procedimento coagulante, que faz com que as partículas sólidas, como a argila, iniciem um processo de aglomeração em tanques de concreto e se transformam em grandes flocos pesados.
Além do processo coagulante, um outro elemento, o carvão ativo também entra em ação nessa fase para retirar as substâncias que podem provocar gosto ou odor na água.
Após feito isso, a água passa por um processo de floculação: uma mistura lenta que formará os flocos com as partículas.
Então, chega o processo de decantação, em que o líquido segue para grandes tanques que permanecem para a separação dos flocos de sujeira.
Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios de distribuição para ser levada aos reservatórios dos bairros, estrategicamente localizados.
Então, a água segue por tubulações adutoras e, depois, entra nas redes de distribuição para que possa chegar até as casas.
Após isso, a água segue para tanques que contêm areia e carvão antracioso para filtração e retenção de alguma sujeira que tenha passado dos outros processos anteriores.
Então, é feita a desinfecção e fluoretação, adicionando cloro na água filtrada para eliminar germes nocivos à saúde e garantir que a qualidade da mesma seja mantida até a chegada nas casas.
Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, também se adiciona flúor.
Para fazer a água chegar até as residências, a água é aduzida por gravidade aos reservatórios e distribuída por toda cidade por meio da rede de distribuição.
Ao chegar nas residências, a água é geralmente armazenada em caixa dagua.
É responsabilidade dos órgãos públicos e privados levar a água até as residências, onde ficam o cavalete e o hidrômetro (relógio que registra o consumo de água).
A partir desse momento, é dever dos moradores cuidar das instalações internas e limpeza para a conservação do reservatório de água.
A recomendação é que as caixas d’água sejam limpas a cada seis meses e fique devidamente fechada, evitando que haja sujeira e contaminação por insetos ou animais a água armazenada.
E quando falta água?
Este é um problema já vivido por muitas pessoas, ainda mais nas situações em que há crise hídrica, por exemplo. A falta de chuvas e o consumo exagerado provoca a falta de água.
Nestes casos, em muitos locais há a entrega de água por meio do caminhão tanque pipa, caminhões específicos para transporte de líquidos.
Estes caminhões chegam nas cidades ou bairros que necessitam da entrega ou ainda locais específicos.
Essa água já é potável e pronta para uso, não necessitando de nenhum tratamento adicional.
Os caminhões pipa, geralmente, fornecem água para:
- Abastecimento de caixa d’água, reservatório, piscina e tanque;
- Lavagem de pisos, ruas, pátios, galpões;
- Irrigação de jardim, terraplenagem;
- Transporte de água potável;
- Locação de tanque para manutenção de reservatório.
Meios alternativos de abastecimento
Há ainda outro modo de abastecimento nas casas dos brasileiros: os poços freáticos.
Esses poços captam a água dos lençóis freáticos (reserva de água subterrânea mais próxima da superfície).
São mais comuns em zonas rurais ou em áreas de acesso restrito aos equipamentos.
Para captar essa água, o poço artesiano não precisa de bomba, pois a água jorra naturalmente.
É revestido com tubos de aço e requer um filtro especial. Este tipo de poço possui de 100 a 1.500 metros de profundidade.
Este tipo de abastecimento é mais econômico, pois a residência terá a sua própria fonte de água, desvinculando-se parcialmente das companhias de abastecimento locais.
Se o poço suprir totalmente as necessidades, paga-se à companhia apenas a taxa de esgoto.
O custo de perfuração do poço é um pouco caro, mas a longo prazo não se compara à economia que será feita.
E existe a possibilidade da empresa não encontrar a água. Ainda assim, os custos da perfuração deverão ser pagos.
Pode-se pesquisar também por poço semi artesiano preço, que não possui força suficiente para jorrar a água, por não ser tão profundo quanto o outro, e precisa da instalação da bomba d’água.
Também é um modo mais econômico, mas a residência terá os gastos com essa bomba: produto, manutenção e energia elétrica.
De qualquer forma, a água é o bem mais precioso que se tem no planeta.
Existem diversos tipos de abastecimento para residências, mas os moradores devem fazer suas partes: ter a consciência e economizar para que não nos falte.