Os procedimentos de sondagem de solo, como é profissionalmente denominada uma perfuração no solo, está presente de maneira extraordinária no âmbito de construção civil.
Exercidos por inúmeros engenheiros qualificados neste serviço. Visando, geralmente, a identificação dos aspectos fundamentais e específicos, de um tipo de solo.
Realizado onde uma obra está prestes a se iniciar, este trabalho demanda uma etapa preliminar, que evita eventuais desdobramentos negativos nas etapas posteriores de uma construção civil.
Sobretudo, em contexto de uma sociedade urbana contemporânea: a partir desta finalidade, surge então, a importância de extrema relevância pelo planejamento em relação a alguns métodos de construção utilizados.
A perfuração horizonta
Além do conhecimento das obras de perfuração dependentes de um planejamento, é essencial também a compreensão das definições/finalidades de cada uma delas.
Salientando os motivos das etapas de análise, estudo e planejamento destes serviços, juntamente de sua importância para o conjunto de uma construção civil.
Dentre as inúmeras variações de intervenção no solo, a perfuração horizontal é uma prática recente nas grandes cidades, em decorrência do vasto desenvolvimento de serviços de infraestrutura.
Estes que necessitam de planejamento prévio, desempenhado por um profissional apto. Esta perfuração é, geralmente, destinada à instalação de equipamentos que transitam por um grande território (em especial, o urbano) em solo subterrâneo.
Como dutos de saneamento básico, transporte de energia, água, etc., feitas a partir de uma máquina chamada perfuratriz rotativa.
A análise geotécnica – um dos principais métodos de planejamento na construção civil, acerca do solo – deste local, tem um papel significativo na identificação de grandes estabelecimentos e edificações no trajeto dos dutos.
Além do cuidado com a pavimentação pós-obra, garantindo assim, eficiência dos processos realizados, mais segurança oferecida pelo conjunto de construção urbana, sem possíveis complicações.
O que consiste o dreno horizontal?
Outro importante ofício da engenharia recorrente na contemporaneidade construtiva, que depende primordialmente de um planejamento específico, se dá pelo dreno horizontal profundo – descrito em sigla como DHP.
Recomendados a locais com alto índice de concentração hídrica, consiste resumidamente em um conjunto de pequenos tubos presentes no corpo dos taludes (inclinações de solos e aterros).
Coletando quantidades relativas de água infiltrada ou derivados do lençol freático do local, com o intuito de manter estáveis os componentes dos dutos, atenuar supressões e reduzir/afastar redes de fluxo.
Por que o planejamento é tão importante?
O planejamento cauteloso desempenhado por uma boa empresa de perfuração de solo, carrega consigo um imenso conjunto de vantagens, acerca da presença desta etapa, como:
- Conhecimento prévio dos fatores pertinentes àquele tipo de solo, de modo aos gestores da empreitada se adaptarem – tanto em equipamentos quanto em mão de obra – para o desempenho do serviço desejado, como uma perfuração horizontal em um território destinado a construção de poços;
- Uma relação viável de custo-benefício, uma vez que estes serviços possuem preço de médio alcance geradores de consequências positivas a longo prazo na obra;
- Precisão maior na obra, derivadas da etapa relevante do planejamento. Este método está justaposto à necessidade do controle de qualidade de uma empreitada;
- Tempo menor de execução de um projeto, resultantes de metodologias concretas e preliminarmente delineadas, exemplificado pelo dreno horizontal profundo;
- Garantia do não bloqueio do tráfego, pois todos os trabalhos exercidos nestes conceitos são subterrâneos;
- Desempenho totalmente voltado à visão sustentável recente, determinados preceitos de redução de gastos de recursos naturais ou a destruição dos mesmos;
Entre muitos outros apontamentos delimitados como vantagens.
Portanto, a procura por uma empresa qualificada neste serviço de sondagem, que garanta alta qualidade, bom atendimento.
Além da transparência total nas etapas de planejamento, no que diz respeito à relação cliente-empresa, é um passo importante desempenhado por quem necessita deste procedimento, tornando-se ativo nas etapas de uma obra.
Uma empresa de perfuração de solo munida de caráter sustentável, eficiente e comprometido, traz um perfil corporativo essencial para qualquer âmbito empresarial.
Já que estas práticas condizem com os objetivos principais de todos os estabelecimentos: produtos e serviços inovadores e de qualidade.
As metodologias de sondagem analisadas acima, devem ser constantemente incentivadas, nas quais a etapa de planejamento pode ser considerada o estopim, para o resultado final do procedimento completo da construção.
O desenvolvimento ininterrupto na área de engenharia civil e afins no mundo atual, a partir do surgimento de novas ideias e conceitos, que inovem a noção de produção concedida pela sociedade contemporânea.
É necessário para a continuação de um ciclo produtivo constante, pertinente a quaisquer sistemas industriais, construtivos e/ou sociais.