Atualmente, os serviços de streaming e aplicativos oferecidos por televisões inteligentes (as SmartTVs), atrai muitas pessoas e é pesado como requisito na hora de comprar uma televisão.
Porém, ainda há pessoas que possuem equipamentos de televisão em suas casas que ainda não contam com recursos que uma SmartTV tem, como loja de aplicativos, aplicativos de streaming, navegador de acesso à internet, dentre outros.
Quando isto ocorre, fica impossibilitado assistir com sua televisão serviços de mídias como a Netflix ou Amazon Vídeo, ou utilizar um navegador de internet para acessar um site diretamente de sua televisão.
Por isso, as SmartTVs já vêm com estes recursos instalados – de fábrica – para que o usuário tenha todo o conforto que lhe é devido. Porém, se a sua televisão não é uma SmartTV, existe uma solução chamada TV Box.
O que é o TV Box?
O TV Box é um aparelho que ajuda na conversão de uma televisão que não é SmartTV para um equipamento que contenha os recursos já citados acima, através da instalação de um sistema operacional (que, em geral, é o Android – o mesmo dos celulares).
Uma opção de TV Box no mercado bastante eficaz é o Gooffy Box. Este equipamento é um chromecast que transforma uma TV normal em uma Smart TV, com um preço bastante acessível e com recursos modernos.
O Gooffy Box disponibiliza canais da TV aberta, além de muitos seriados, filmes, noticiários e documentários, sem mensalidade alguma. Uma vez adquirido, o equipamento é seu para sempre!
Como o TV Box (a exemplo do Gooffy Box) é um dispositivo que auxilia na conversão da sua TV normal em uma SmartTV, é totalmente seguro comprar e ter em casa um equipamento deste, não sendo considerado pirataria como serviços de IPTV que sejam ilegais, por exemplo.
Recursos de hardware
Antes de comprar um equipamento TV Box, é preciso se atentar aos detalhes técnicos do aparelho para evitar problemas no futuro.
A questão do hardware, ou seja, dos componentes eletrônicos do aparelho, que dão todo o seu poder de funcionar da maneira correta em conjunto, tem que ser considerada.
Nesta parte, analisa se o aparelho apresenta boas configurações, tais como bom volume de armazenamento, já que o objetivo é instalar aplicativos e mantê-los guardados no equipamento, funcionando.
Outro detalhe a ser analisado é a questão do processador. Se o equipamento apresentar um processador mais fraco, de linhas e séries básicas, o desempenho do TV Box será consideravelmente ruim (apresentará congelamentos).
Não só o processador será responsável pela eficácia do funcionamento do aparelho, mas também, sua quantidade de memória RAM. Se o aparelho apresentar pouca memória RAM, por exemplo, 2 gigas, o desempenho poderá ser ruim.
Se o aparelho a ser comprado apresentar de oito a dezesseis gigas de memória RAM para cima, este é uma boa característica de equipamento com recursos de hardware avançados.
Benefícios das SmartTVs
A pergunta é: vale a pena transformar minha TV normal numa SmartTV utilizando TV Box? A resposta é: depende do cenário.
Se você tem um poder aquisitivo mais elevado e já pode comprar diretamente uma SmartTV, compre este aparelho, pois, de fábrica, ele já vem com as configurações adequadas para rodar aplicativos, acesso à internet via wi-fi e vários outros benefícios.
Mas, se você não pode comprar uma SmartTV e quer ter em sua televisão canais, filmes e séries atuais passando, o investimento em uma TV Box pode ser vantajoso, pois, geralmente, os preços são bem acessíveis, ficando abaixo da casa dos mil reais.
Se este é o seu cenário, um aparelho de TV Box poderá resolver os seus problemas facilmente e por um preço acessível, resultando num bom custo-benefício.
Este artigo foi produzido pelos redatores da Conpass e Dr Rosinha