Todo o procedimento de construção civil envolve bastante conhecimento técnico, equipe especializada, elementos importantes, assim como a criação de um projeto que seja feito a partir de estudos prévios.
O projeto também tem a função de analisar a segurança do empreendimento, tanto na parte de construção, quanto em garantir que o imóvel esteja seguro para quem irá morar ou trabalhar no local.
Seguido algumas dicas, principalmente no que se refere ao ambiente residencial e predial, acerca dos elementos que podem ajudar a garantir a segurança desses espaços., é possível manter a estética e o bom andamento da obra.
A eletricidade e as instalações
Um assunto bastante interessante nesse processo de construção, é o momento da instalação da parte elétrica. A energia elétrica é um elemento fundamental para a realização de várias atividades, sendo um item indispensável até mesmo para ajudar a garantir a parte da segurança.
Portanto, as construções, principalmente as de grande porte, precisam contar com um projeto de eletrica predial com o objetivo de tornar esse ambiente ainda mais seguro.
A parte elétrica consiste em uma avaliação do local e do projeto, com a instalação de fiação na parede, assim como o uso de um quadro elétrico com alguns elementos de segurança, como a fiação, tomadas e outros equipamentos que podem ser acoplados aos disjuntores.
A função desse equipamento é detectar quando existe uma sobrecarga elétrica, atuando em seu desligamento sistemático, para evitar sobrecargas. Ou seja, por meio do disjuntor é possível evitar acidentes graves e até mesmo, princípios de incêndio.
É importante ressaltar que todo o processo elétrico de uma construção deve seguir um projeto elétrico que foi elaborado por um engenheiro elétrico. O objetivo é garantir que uma equipe especializada esteja atuando nesse espaço para evitar acidentes e garantir um bom andamento da obra.
Inclusive, somente por meio do uso da energia elétrica de confiança, é possível instalar outros equipamentos de melhorias no prédio, como é o caso de um elevador para residência.
Os elevadores, como o elevador predial, atuam no deslocamento mais rápido dos moradores, mas precisam da energia elétrica para o seu funcionamento adequado.
Desse modo, uma equipe especializada no processo da instalação elétrica e seus componentes, é de extrema importância para a construção.
O laudo SPDA
Quando falamos sobre as instalações elétricas e segurança predial, é impossível não citar a importância do Laudo de Spda. Esse laudo segue normas técnicas de segurança e diz respeito à prevenção de descargas elétricas em prédios e construções de grande porte.
Essas descargas elétricas, como os raios, podem causar danos em toda a estrutura predial, assim como graves acidentes. Por isso, esse laudo serve para verificar o aterramento do prédio, assim como a instalação de para-raios no local.
Ou seja, esse laudo verifica se o prédio conta com a proteção necessária para o sistema de descargas elétricas, verificando as instalações e confiabilidade desse processo.
Inclusive, para obter outros laudos, como o auto de vistoria do Corpo de bombeiros, é fundamental estar em dia com o laudo SPDA. Outra ação importante, é estar atento ao prazo de validade do laudo, que no caso dos prédios, é de um ano.
Outros elementos de proteção
Existem várias formas de garantir a segurança de um espaço residencial ou um ambiente predial. No âmbito da construção e manutenção de equipamentos, recomendamos a aplicação de uma Película de proteção solar nos vidros e ambientes externos para o aumento da vida útil desse material.
Essa película é importante e pode ser solicitada em empresas que atuam nesse segmento. Além desse tipo de segurança para a preservação de um patrimônio, é possível pensar também na segurança diante de ações externas, como a de possíveis invasores.
Por isso, existe o controle e monitoramento por parte de empresas de segurança terceirizada do seu condomínio, que podem realizar o controle de acesso biometrico.
Esse controle é fundamental, pois o acesso biométrico é individual para cada morador ou funcionário do local, evitando que pessoas indesejadas adentram ao ambiente.
Além de pensar em um acesso biométrico, ou até mesmo no uso da catraca biometrica, é possível apostar em outros meios de segurança como:
- Uso de QR nos veículos;
- Instalação de câmeras de segurança;
- Uso de cerca elétrica;
- Gerenciamento por aplicativos de segurança.
Colocando todas essas ações em prática, é possível garantir uma obra segura e um projeto finalizado de qualidade, visando o bem-estar dos trabalhadores e dos futuros moradores.