demolição

A importância dos processos de demolição na construção civil

O serviço de construção e reforma de imóveis são atividades específicas do segmento de engenharia civil. As construtoras podem atender as diversas demandas de projetos para diversas finalidades (comercial, empresarial, industrial e residencial), graças aos seus profissionais e insumos de qualidade.

As atividades destas empresas possuem uma relação direta com o crescimento econômico, geração de empregos, expansão e desenvolvimento das cidades, processos de compra e venda de imóveis, entre outros fatores.

As empreiteiras têm como objetivo atuar em todas as fases do projeto, desde a elaboração da planta da edificação até o acabamento e entrega para o cliente.

Diversas empreiteiras possuem mão de obra especializada, atende a todos os critérios e normas de segurança estabelecidas pelos órgãos reguladores e pode realizar com eficiência as demandas dos contratantes.

Os responsáveis pela obra, antes de iniciar a criação do projeto, visitam o terreno para ver o tamanho, condições em que está e se haverá ou não a necessidade de processos de demolição.

Com as informações, os arquitetos e engenheiros criam a planta com o tamanho, número de cômodos e outros detalhes importantes. O planejamento é outro documento relevante, pois ajuda a agilizar as atividades, poupar tempo e garantir o sucesso da obra.

Procedimentos de demolição

Em alguns terrenos, os engenheiros podem encontrar uma casa. Há projetos em que o cliente deseja reconstruir a edificação e tê-la de forma personalizada, fator que exige o serviço de demolição de casas se torna necessário.

Este procedimento é muito complexo e perigoso, por isso, é preciso contratar mão de obra especializada neste trabalho.

O primeiro passo para realizar uma demolição é ir à prefeitura da cidade onde acontecerá a obra para solicitar uma autorização para demolir o imóvel existente no terreno.

O órgão público pode emitir um documento que concede uma demolição parcial ou total, dependendo do caso.

Somente depois de ter o aval positivo é que os profissionais e todo o maquinário podem ser levados para o terreno e assim iniciar a demolição. Os insumos utilizados neste serviço são:

  • Carregadeiras;
  • Cortador de concreto;
  • Explosivos;
  • Escavadeiras;
  • Martelo;
  • Marreta;
  • Robôs de demolição.

As companhias especializadas podem realizar demolições por implosão, de forma manual e mecânica. O método escolhido pode variar conforme o espaço, tamanho da casa e outros fatores que estão relacionados a segurança das pessoas.

Para demolir parede, por exemplo, os funcionários usam o martelo demolidor, pois, trata-se de uma ferramenta muito eficiente na tarefa de derrubar tijolos e concreto.

No trabalho de demolir paredes precisa ser considerado alguns fatores como:

  • Grossura da parede;
  • O que será encontrado;
  • Fios e cabos;
  • Cuidado com o espaço físico;
  • Recipientes e sacos para o descarte de entulho.

Isto posto, pesquisar o preço m2 demolição paredes em empresas especializadas nesta atividade são formas de conseguir um excelente custo-benefício e executar esta tarefa com segurança.

Demolições mais específicas

O processo de execução de uma obra envolve a preparação do terreno. Nos canteiros de obra que possuem uma edificação, os engenheiros devem providenciar uma derrubada do imóvel para conseguir iniciar uma nova construção.

A demolição e terraplanagem são métodos muito importantes nos trabalhos de construir e reformar. Estes procedimentos realizados antes da obra ser iniciada, com a atividade de demolir e retirar as estruturas que não possuem mais utilidade.

Depois é feita a terraplanagem, processo que consiste em remover os entulhos gerados, além da execução de algumas técnicas como:

  • Aterramento;
  • Compactação;
  • Drenagem;
  • Destocamento;
  • Nivelamento;
  • Escavação;
  • Preparação do solo.

Com estas etapas o terreno ficará pronto rapidamente e assim a obra pode acontecer com qualidade e segurança.

No canteiro é muito comum a construção de um galpão para o armazenamento de todos os materiais, ferramentas e equipamentos durante o período de pausa ou encerramento do expediente de trabalho.

Após a finalização da obra é necessário remover a estrutura do local.

Este processo pode ser feito com uma demolição de galpões, escolha inteligente para conseguir desinstalar a parte estrutural e assim poder utilizá-la em outro momento, na realização de novos projetos.

As empresas nomeadas demolidoras, usam algumas ferramentas específicas para desmontar o galpão sem danificar as peças e perfis metálicos.

Deste modo, os investimentos no trabalho das construtoras e empresas especializadas na demolição de paredes são formas de ter uma edificação conforme as suas necessidades e assim ter um resultado surpreendente, graças a experiência dos profissionais.