Hoje em dia, o design inteligente aplicado em nossas casas se tornou um sistema ideal para equipar, tecnologicamente, qualquer espaço de forma segura e funcional.
Quando falamos em design inteligente, referimo-nos ao uso da automação residencial para gerar interatividade entre o espaço e o usuário.
É um sistema associado de sensores encarregado de automatizar e monitorar diversos aspectos de uma residência, como consumo e a poupança de energia elétrica, segurança doméstica e prevenção de riscos de acidentes domésticos.
Além da relação entre o usuário e a casa em termos de aquecimento, temperatura, ventilação e tudo o que a pessoa manipula na automação residencial.
O uso da automação residencial se posiciona diariamente no mercado de arquitetura por simplificar e facilitar as atividades diárias do lar.
As grandes vantagens da domótica
A seguir, conheça alguns dos benefícios de realizar a automação residencial.
Segurança
A segurança residencial é um benefício que a automação residencial oferece, pois detecta atempadamente possíveis vazamentos de água ou gás, incêndios e ainda, através do uso de câmeras, esta tecnologia alerta para o caso de algum intruso entrar na propriedade .
Através deste sistema, você pode ver tudo o que aconteceu no entorno de um espaço e simular a presença de pessoas na casa.
Acender ou apagar as luzes e com apenas um clique em um dispositivo móvel inteligente conectado, por exemplo, à rede NOS e de forma remota.
Economia de energia elétrica
Se falamos de poupança de energia em casa, o design inteligente é caracterizado pela redução dos custos dos serviços domésticos tanto em lar, como na empresa.
A automação residencial consegue gerenciar, através de uma base de dados, todos os elementos que contribuem para a poupança de água, luz, gás, ou seja, todos os programas dos aparelhos elétricos para que liguem apenas quando necessário.
Por sua vez, este sistema monitoriza a iluminação e o ar-condicionado, sendo possível economizar até 70% do consumo de energia.
Sem dúvida, a automação residencial garante o estado de “modo poupança”, mesmo que não haja ninguém em casa.
Com os sensores de detecção de presença, nas várias partes da casa, pode ativar outras políticas de economia, influenciando a economia doméstica e promovendo uso de casas ecológicas.
Interação e interconexão
Com a implantação das novas tecnologias, da internet e da fibra óptica, o campo digital evolui para fazer parte do dia a dia dos usuários, como é o caso da automação residencial implantada na arquitetura.
Esse sistema torna-se uma ferramenta prática que facilita, em muitos aspectos, a interação de um espaço com as pessoas por meio de elementos de automação residencial, como mensagens de texto, e-mails e chamadas de voz, entre outros.
A automação residencial inclui o reconhecimento de voz ou movimento corporal como um canal de comunicação entre o usuário e a arquitetura.
Funciona também com o teleassistência, que é um sistema que consiste em um conjunto de sensores que monitoram o estilo de vida do usuário, como o tempo em que passa na cama, no banheiro ou se exercitando, caso tome medicamentos, entre outros hábitos de rotina.
De acordo com os parâmetros obtidos por esses sensores, é configurado um perfil armazenado em um servidor central, supervisionado 24 horas por dia por profissionais de saúde.
Simplicidade e conforto
A automação residencial garante benefícios práticos na sua implementação e é medida pela quantidade de tarefas que o sistema executa, dando ao usuário a comodidade de realizá-las desde o seu celular.
Através da automação residencial, as persianas são fechadas automaticamente, definindo a quantidade de luz solar que entra nos quartos ou a ventilação desejada.
Redução de danos ambientais
A implantação da automação residencial é capaz de mitigar, de forma muito eficiente, os impactos negativos que a arquitetura gera no meio ambiente, pois ajuda a evitar que aparelhos elétricos sejam ligados sem uso.
Além disso, a automação residencial monitora cuidadosamente os vazamentos, sejam de gás ou água, evitando acidentes domésticos.