Um sistema de alarme residencial é composto por peças eletrônicas e elétricas compactados e foram criados para avisar sobre qualquer violação de uma área ou incêndio através da emissão de um som de aviso.
São bastante eficientes e podem ser uma opção barata. Podem ser bem eficazes também, para prevenir a ação de bandidos e invasões. Já que estes delitos costumam ocorrem em casa desprotegidas por este tipo de monitoramento.
Conheça alguns sistemas utilizados para a segurança
Existem diversos modelos disponíveis e para escolher o mais apropriado, é necessário entender melhor sobre eles. Vamos começar sobre sua composição básica e principais funções.
A central de alarme
Funciona como um processador central, que permite a proteção de diversos locais e pode indicar exatamente onde aconteceu o evento pelos seus sensores.
Esta central recebe o sinal pelos sensores, que farão com que o som e até luzes de atenção sejam emitidos. Há modelos que também efetuam ligação para uma central de atendimento.
Sensor
Estes são conectados à central e informam sobre a violação do seu perímetro. É possível encontrar diversos tipos.
Seja um sensor alarme residencial externo, seja ele interno e irão desempenhar diferentes funções como as que mencionaremos a seguir:
- Sensor de fumaça: ideais para a prevenção de incêndios, captam qualquer sinal de fumaça e disparam a sirene. São conhecidos como sensores de teto, com campo de detecção de 360 graus e variam conforme o tamanho do pé, direito do local. Podem detectar calor acima da média do ambiente e até máquinas e aparelhos que esquentam durante a noite, por exemplo;
- Infravermelho ativo: detecta a presença, através do feixe do laser de luz vermelho.
- Seu alcance chega até a média de 50 metros e funciona mesmo em casos de neblina, sol ou chuva. São ideias para substituir a cerca eletrica;
- Sensor de movimento: através de raios ultravermelhos, detectam alterações de temperatura, dentro ou fora da casa;
- Sensor magnético: detecta quando uma porta ou janela é aberta e podem atender os mais diferentes tamanhos de ambientes;
- Sensor de quebra de vidro: capaz de detectar a trinca ou quebra do vidro por meio de ondas sonoras.
Sirene
Som emitido pelo alarme residencial para sinalizar alguma alteração e movimentos no local.
Bateria
Tem a função principal de alimentar a energia do alarme quando faltar energia elétrica.
Discadora
É responsável por telefonar ou enviar mensagem para o usuário quando o alarme for acionado.
Botão do pânico
Pode acionar um telefone de emergência rapidamente, facilitando o papel rastreador ou localizador do usuário.
Saiba quais são outras opções que o mercado disponibiliza
Outro dispositivo importante é a sua comunicação, que pode ser feita por linha telefônica como já vimos e também via GPRS, que supre o contato via transmissão de rede GSM de celular.
Interessante caso a sua rede telefônica seja sabotada ou interrompida por algum motivo técnico. Estes recursos funcionam de maneira remota, mas podem ter o monitoramento 24hs, feito através de uma central de segurança.
Uma Central de Alarme monitorado, pode atender com maior eficácia o seu aparato de segurança, afinal contará com uma equipe pronta 24hs totalmente ao seu dispor.
E que utilizam softwares modernos e apropriados para acionar a polícia. Com o uso de monitoramento feito por cameras de segurança, seu sistema certamente estará completo.
Podem ocorrer também os alarmes falsos, geralmente acionados por animais de estimação, correntes de ar fortes ou ainda por defeitos do equipamento.
Por isso, alguns cuidados devem ser tomados como evitar janelas e portas abertas em dias de muito vento, restringir o acesso de gatos e cachorros nessas áreas e testar algumas vezes antes de ligá-lo.
Este mercado também segue as tendências de inclusão, para atender pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial. Foram criados o chamado alarme audiovisual pne.
Este que tem como objetivo ajudar os usuários com deficiência, para que tenham melhor comunicação quando estiverem dentro do banheiro ou outro ambiente.
Eles sinalizam qualquer situação e podem fazer toda a diferença em casos em que este usuário precisa de socorro ou por algum motivo não consegue abrir a porta.
Um dos pontos essenciais para que possa ter eficácia na segurança da sua casa, é escolher um sistema bom e profissionais capacitados, para executar a instalação de forma adequada.
Mesmo que você compre os materiais mais caros e modernos, um instalador sem a devida experiência pode colocar tudo a perder. Pesquise bem antes de comprar o seu sistema de alarmes, para evitar qualquer problema futuro.